Atrações no Cerro Otto em Bariloche

O Cerro Otto é um dos lugares mais visitados de Bariloche. Conheça mais sobre esta montanha e suas diferentes atrações no Bariloche para Brasileiros: confeitaria giratória, Piedras Blancas, Winter Park, Centro de Ski Nordico, El Refugio.

Então, vamos por partes conhecer cada um destes lugares do Cerro Otto:

 
 

Teleférico Cerro Otto (Confeitaria Giratória):

 

O Cerro Otto é uma das principais atrações de Bariloche e está bem próximo ao centro. A maior referência desta montanha e a confeitaria giratória onde é possível chegar subindo por um teleférico fechado. Além da confeitaria giratória, é possível desfrutar desta montanha ao ar livre durante todo o ano para curtir a paisagem e realizar atividades. No inverno este complexo oferece ski bunda e caminhadas com raquetes de neve e no verão, caminhadas pelo bosque e deslizamento com bóias.  Durante todo o ano os visitantes poderão encontrar neste setor do Cerro Otto o famoso cachorro São Bernardo. Também no interior, além da confeitaria que gira a 360°, o lugar conta com uma galeria de arte com réplicas das principais obras italianas.

 

Foto: Teleferico Cerro Otto
 
Este passeio pode ser feito de maneira independente usando o ônibus gratuito de ida e volta desde o centro, da mesma empresa que administra o teleférico do Cerro Otto. Os pontos de venda do ticket e do ônibus são dois (no centro): Na esquina da Rua Villegas e Mitre  e no início da Rua San Martin, atrás do jardim do Centro Cívico. A empresa oferece vários horários de transporte durante o dia.

 

Este passeio é uma ótima opção para fazer um passeio mais curto seja de manhã ou de tarde. A base do teleférico se encontra no Km 5 da Av. Los Pioneros.
 
 

Piedras Blancas:

 
Foto: Piedras Blancas
 
Este centro recreativo também se encontra no Cerro Otto, mas em outro setor diferente da onde se encontra a confeitaria giratória, inclusive os acessos são diferentes. Somente é possível chegar neste lugar de carro ou contratando um transporte, não existe linha de ônibus público. O acesso se inicia no Km 1 da Av. Los Pioneros, onde se sobe quase 5 Km por um caminho de terra.

 

A maior atração de Piedras Blancas é o famoso e divertido ski bunda, realizado somente na temporada de inverno e enquanto tem certa quantidade de neve acumulada. Por depender muito do clima e das nevadas, o funcionamento desta atividade oscila durante o inverno, podendo ter habilitada todas as pistas ou parte delas (no total são 5), inclusive, pode o parque pode ser fechado e aberto várias vezes. Em 2014 Piedras Blancas abriu e fechou 4 vezes durante o invernoe em 2015, abriu no início de julho e se manteve aberto até setembro, com um funcionamento parcial das pistas. Vale esclarecer que as pista de ski bunda da confeitaria giratória  é menor  que as pistas de Piedras Blancas, que é considerado o principal lugar onde se realiza esta atividade.

 

Leia mais sobre o Piedras Blancas no inverno aqui

 

Para quem não sabia, na alta temporada de verão o Piedras Blancas oferece outra atividade bem bacana, o Zip Line (também feito no inverno), que é uma tirolesa que permite que você tenha a sensação de estar voando como uma ave! São percorridos 1500 metros em dois trechos, considerado o mais longo da América do Sul. Esta atividade não requer experiência prévia e pode ser contratada na agência, inclusive o traslado de ida e volta. Saídas do transfer a partir das 9 hs ou das 13 hs.

 

 
 
Muitos me perguntam se é possível ir à confeitaria giratória do Cerro Otto e à Piedras Blancas no mesmo dia.  Apesar de que estão no mesmo Cerro Otto, mas os acessos são diferentes, é possível fazer os dois passeios no mesmo dia. Neste caso recomendo ir primeiro a Piedras Blancas, usando o transfer que sai a partir das 9 hs e desce da montanha por volta das 13:30, para depois usar a parte da tarde para ir a confeitaria giratória, usando o ônibus que sai do centro em alguns dos horários disponíveis da tarde.
 
 

Winter Park:

 
Foto: Winter Park
 
Está localizado no mesmo setor de Piedras Blancas, a poucos metros das pistas de ski bunda. Também é possível contratar na agência o transfer  do Winter Park que é feito em van.

 

Esta pequena estação é ideal para quem deseja aprender o ski alpino em um lugar especial para principiantes, onde as pistas possuem leves inclinações. O lugar possui somente 3 pistas com meios que puxam os esquiadores durante a atividade, para que possam subir pelas suaves pendentes e praticar as descidas. É possível optar por passar meio dia ou dia completo neste parque e para quem tem muita disposição, é possível combinar meio dia de Ski alpino no Winter Pak com o ski bunda em Piedras Blancas, usando o transfer que sai a partir das 8:30 e descendo da montanha às 17:30. Lugar indicado para quem quer aprender a esquiar em um lugar mais tranqüilo e chegar a conclusão se realmente gosta da atividade, para depois partir para praticar no Cerro Catedral, a maior estação de ski da América Latina. Claro, ter a primeira aula de ski alpino no Winter Park ou no Cerro Catedral depende da personalidade de cada pessoa e do que esteja buscando. Este centro somente funciona no inverno, do final de junho ou início de julho (dependendo das nevadas) até final de setembro ou início de outubro (dependendo das nevadas). O acesso também é feito de carro, taxi, remis ou transfer de van (contratado na agência).
 

Centro de Ski Nordico:

 
Foto: Centro de Ski Nordico
 
 
Esta estação é outra atração imperdível para realizar no inverno. Também se localiza no Cerro Otto e o acesso é o mesmo de Piedras Blancas (início no Km 1 da Av. Los Pioneros) seguindo 900 metros mais passando por este parque. Ou seja, Piedras Blancas e o Centro de Ski Nordico estão próximos, possuem o mesmo acesso, mas são lugares diferentes, portanto o transfer contratado na agência não passa pelos dois lugares. Para ir de um lugar a outro é necessário contratar um taxi ou remis para transitar os 900 metros de distância entre ambos.

 

Este centro também somente funciona no inverno. O acesso  e os meios de transporte são iguais aos de Piedras  Blancas e Winter Park. Nesta estação é possível aprender o ski nórdico (feito em terreno mais plano), caminhar com raquetes pelo bosque nevado e dirigir quadriciclos especiais para andar na neve, seja durante o dia (só o percurso) ou durante a noite (percurso e jantar dentro do refúgio).

 

Leia mais sobre o Centro de Ski Nordico aqui

 
El Refugio de Arelauquen:
 
Foto: El refugio de Arelauquen
 
Este é um típico passeio noturno realizado somente no inverno, onde se dirige uma moto de neve e depois é servido um jantar em um refugio de montanha, o mesmo se encontra na ladeira sul do Cerro Otto. O ponto de partida é Arelauquen, um grande complexo com lodge onde se pratica golf, que está na Rota 82, em frente ao Lago Gutierrez. Desde o centro são uns 15/20 minutos de carro. Para realizar este passeio é necessário contratar um taxi ou remis de ida e volta para chegar ao ponto de encontro para subir a montanha em jeeps e depois com as motos.
 
Veja mais sobre El Refugio de Arelauquen aqui
 
Como puderam ler, são muitas as atrações no Cerro Otto e estão localizadas em diferentes setores desta montanha, o que dá para confundir na hora de se programar. Espero que esta postagem tenha esclarecido  sobre os diferentes lugares que é possível encontrar nesta emblemática montanha de Bariloche.
 

Em breve estaremos lançando a nossa e-commerce para facilitar as reservas dos passeios em Bariloche. Aguardem, teremos muitas novidades. Se inscreva no link  goo.gl/cd8w74 para ficar por dentro!

Gostaria de reservar os passeios em Bariloche antes da e-commerce ficar pronta? Escreva para reservas@barilocheparabrasileiros.com.br

 

Até mais!

 
 
 
 
 

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. Se formou em Bariloche como guia regional da Patagônia, se tornando a primeira brasileira a ter este título. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há mais de 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração...

4 pensamentos

  1. Sabrina, estou pesquisando sobre passeios a fazer e fiquei na duvida se não ficaria muito repetitivo fazer piedras blancas, winter park e centro sky nórdico. Também tenho duvidas se e viável combinar algum deles no mesmo dia ou um deles com outro roteiro. Irei com minha esposa e nosso filho de 8 anos. Parabens pelo blog, com certeza passarei na agencia em julho.

    1. Boa noite Laudecir, obrigada. O que ficaria repetido seria o caminho que sobe a estes lugares, mas sao três atividades diferentes: o ski alpino, o ski nórdico e o ski bunda. O Winter Park está dentro de Piedras Blancas, ou seja, neste caso poderia combinar meio dia de ski alpino com o ski bunda. Beijos

  2. Boa noite Sabrina, estarei indo em família para Bariloche em Julho de 2018. Um dos passeios será a Confeitaria Giratória no Cerro Otto. Nessa época é possível fazer ski bunda ali mesmo na confeitaria ? Existe alguma pista para isso ? Não gostaríamos de ir até Piedras Blancas, então se tiver alguma pista por ali mesmo, já poderíamos aproveitar.

    1. Bom dia Carla! Em julho o normal é que tenha neve acumulada nas montanhas. No setor onde está a confeitaria giratória tem uma pequena pista de ski bunda.

      Para qualquer outra consulta e para entrar na nossa lista de contatos, é só enviar um email a atendimento@barilocheparabrasileiros.com.br. Será aberta uma nova agência em Bariloche para receber os passageiros do Bariloche para Brasileiros.

      Esperamos por vocês!

Deixe uma resposta