Bariloche em outubro

Bariloche em outubro ainda tem neve? Vale a pena viajar nesta época. Leia no Bariloche para Brasileiros o que fazer em Bariloche no mês de outubro, você irá se surpreender!

Outubro é o início da primavera também em Bariloche. Ainda faz frio, mas não tanto como no inverno. As temperaturas máximas muitas vezes superam os 10 graus e há mais tempo de luz solar em um dia, o pôr do sol é por volta ds 20h. As temperaturas mínima ainda podem ser baixas, viaje preparado para amplitudes térmicas. Ainda há neve nos cumes de algumas montanhas, porém, já em processo de derretimento. O clima é bem interessante, faz um friozinho gostoso e até mesmo há possibilidades de cair uma nevadinha em alta montanha. A cidade comeca a se colorir com o desabrochar das flores.

Leia com os próprios olhos e saiba se vale a pena viajar a Bariloche em outubro…

Passeios clássicos

Nesta época há várias opções de passeios que são realizados em qualquer época do ano, para curtir a bela paisagem da regiao. Alguns deles: Circuito Chico, Vulcão Tronador, San Martin de Los Andes pela rota dos 7 lagos e as navegações Isla Victoria e Bosque de Arrayanes ou Puerto Blest e Cascata Los Cantaros.

1017722_567551623291372_470957718_n
Cerro Campanario

Passeios de neve em outubro

E os passeios para ter contato com a neve, ainda tem algum? Sim, em outubro ainda é possível fazer alguns passeios para ter contato com a neve que ainda está acumulada no alto de algumas montanhas. Passeios nos quais é possível ter contato com a neve, fazer trilha e ski bunda.

Um deles é a Caminhada a Lagoa Congelada, uma ótima atividade para quem curte a natureza e gosta de fazer trilha, com direito a ski bunda. Saiba mais sobre este passeio clicando aqui.

valle 1-10
Caminhada a Lagoa Congelada

O Nieve al Limite também é um passeio onde há possibilidades de ter contato com a neve em outubro. Clique aqui para saber mais sobre este passeio, que também tem caminhada e ski bunda.

Nieve al Limite

A grande novidade deste ano é o passeio Snowcat Patagonia, realizado no Cerro Perito Moreno (El Bolson). Este passeio que nos leva a um incrível planalto com muita neve acumulada e que pode acontecer até dezembro, dependendo do volume de neve e das condições climáticas. Durante o passeio é feito um circuito de caminhonete com esteiras e também é possível brincar de ski bunda.

Saiba os detalhes do passeio Snowcat clicando aqui.

Snowcat
Snowcat Patagonia

Cerro Catedral em outubro

A empresa que administra o Cerro Catedral geralmente comunica em meados de setembro até quando estará permitido esquiar. Normalmente é possível até os primeiros dias de outubro, dependendo da quantidade de neve em algumas pistas.

Até o final de outubro ainda é possível realizar algumas atividades nos setores mais altos da montanha como ski bunda, caminhada com raquetes e deslizar com as boias (donas). Tudo isso sempre depende das condições climáticas. É importante estar atento, quando há ventos fortes os meios de elevação fecham por segurança, não sendo possível chegar nos setores mais altos do Cerro Catedral. É importante estar atentos que outubro é considerado baixa temporada, portanto, um dos teleféricos do Cerro Catedral que fica habilitado normalmente fecha nos fins de semana.

Quem deseja aprender a esquiar, o indicado é viajar a  Bariloche no final do inverno no máximo, até o início ou meados de setembro. Normalmente no final de setembro, as opções de pistas são bem reduzidas, ainda mais para quem é principiante.

É possível conhecer o Cerro Catedral fora do inverno e a principal atração neste caso é passear de teleférico para curtir a paisagem e chegar à alta montanha.

Cerro Catedral
Cerro Catedral, outubro de 2018

Como podem ver, opções de passeios para quem viajará em outubro a Bariloche não faltam. Como eu sempre digo aqui no blog, Bariloche não tem só a neve para oferecer, suas maravilhosas e impactantes paisagens valem a viagem!

Abaixo, damos uma opção de roteiro para outubro, para quem viaja uma semana:

Dia 1: Circuito Chico combinado com o Cerro Catedral

Dia 2: Caminhada a Lagoa Congelada

Dia 3: Nieve al Limite e/ ou Snow Cat

Dia 4: Tronador e/ou San Martin de Los Andes

Dia 5: Confeitaria giratória do Cerro Otto

Dia 6: Navegação a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes ou Puerto Blest e Cascata Los Cantaros.

Puerto Blest e Cascata Los Cantaros
Puerto Blest e Cascata Los Cantaros

Outros passeios e atividades interessantes para fazer em outubro: Bariloche Beer Experience (o tour cervejeiro de Bariloche que é o maior sucesso), Cavalgada La Fragua (Uma linda a tividade para conhecer a estepe patagônica), Noche de Vinos (degustação de vinhos na Patagonia Vinos), El Mallin Tango (um espetáculo intimista e diferente ao tradicional).

Para quem viaja em outubro, o ideal é deixar uns dias livres para finalizar o roteiro de acordo à disponbilidade dos passeios mais exclusivos e de menor frequência.

O maior evento gastronômico da Patagônia

No início do mês de outubro acontece em Bariloche o maior evento gastronômico da Patagônia, o Bariloche a La Carta. Durante uma semana há descontos em menus especiais em vários restaurantes,  palestras, degustações e uma grande feira no centro Cívico.

Conclusão

Bariloche é um destino de belas paisagens e oferece várias atracoes em qualquer época do ano. Sabemos que a cidade está muito relacionada à neve, principalmente para o público brasileiro, mas a realidade é que Bariloche não tem como único atrativo a neve. A pergunta se vale a pena visitar Bariloche em outubro cabe a você responder. Se o seu foco é SÓ neve e fazer atividades na mesma, viaje em agosto ou julho (melhor agosto). Se você quer conhecer a Bariloche e o seu foco nao é só a neve, vale a pena viajar em outubro, veja só quantos passeios interessantes é possível realizar na cidade.

Afinal, viajar significa curtir belas paisagens e uma boa gastronomia, não é mesmo? E Bariloche oferece tudo isso, venha comprovar!

Leia o resumo dos passeios e reserve antecipadamente no nosso site da Destino Sul, a agência oficial do Bariloche para Brasileiros.

Onde nos encontrar em Bariloche: Rua Mitre 340, Galeria del Sol, piso superior. 

Horário de outubro da Destino Sul: De segunda a sábado das 9:00 às 13:00 e das 17:00 às 21:00. Domingos: agência fechada.

Contato: atendimento@barilocheparabrasileiros.com.br

Avatar

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. Se formou em Bariloche como guia regional da Patagônia, se tornando a primeira brasileira a ter este título. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há mais de 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração...

10 pensamentos

  1. Oi Sabrina! Adorei as dicas! Dia 8 de outubro estaremos aí e espero curtir todas as suas dicas!

    1. Boa tarde Cris, que bom!

      Espero que você aproveite muito a sua viagem a Bariloche e qualquer coisa é só nos procurar na agência, que está na Rua Villlegas 237.

      Boa viagem!

  2. Oi Sabrina estou planejando passar um final de semana em outubro aí… tem alguma dica para uma viagem relâmpago?

  3. Boa tarde. Vocês já tem alguma ideia de como estará a neve nos cerros na segunda quinzena de outubro deste ano? Sei que não vai estar nevando, mas pelas condições de agora, há possibilidade de ter neve acumulada?

    1. Boa noite Patricia!

      Em setembro deste ano tivemos menos neve que no ano passado, de qualquer maneira em meados de outubro já é primavera, a atemperatura é mais alta e a quantidadde de neve em alguns cumes, coo no Cerro Catedral é pouca. Abs

  4. Oi tudo bem?! Estou pensando em levar meu filho de um ano para Bariloche. É tranquilo para crianças?

    1. Olá, Thaís! Não há atrações específicas para crianças de 1 ano. Há famílias que viajam com bebês, mas devido a isso, existem passeios que não são possíveis de fazer, como todos com snowmobile, e passeios que não são recomendados, como os de dia inteiro, por provavelmente serem muito cansativos para um bebê. Mas não vai encontrar nenhuma dificuldade especial em viajar com um bebê para Bariloche. Apenas limitações, como em qualquer destino. Um abraço!

  5. Boa tarde, Sabrina.
    Vou passar minha lua de mel aí, no período 25 a 30 de Novembro. Poderias me dar algumas dicas de passeios imperdíveis? E como estará a temperatura

    1. Que legal, Gislaine! Dá uma olhada em nosso site destinosul.com.br. Se quiser pode até reservar por lá. Circuito Chico não pode faltar. Te recomendo também uma das navegações de lago. O Bariloche Beer Experience também é fantástico. O clima em novembro tem grande amplitude térmica durante o dia e média de temperatura próxima aos 10°C/15°C, entre a máxima e a mínima. Já não é época para quem quer ter contato com a neve. Mas é possível subir o teleférico do Cerro Catedral e ver um pouco da neve que ficou acumulada no alto da montanha, já em processo de derretimento. Qualquer dúvida, fale com a nossa equipe em atendimento@barilocheparabrasileiros.com.br. Um abraço!

Deixe uma resposta