Bariloche Beer Experience – tour cervejeiro artesanal

Circuito guiado por três fábricas de cerveja artesanal, Bariloche Beer Experience te leva para conhecer as cervejarias Patagonia, Wesley Brewery e Gilbert

Bariloche Beer Experience - tour cervejeiro artesanal

Bariloche Beer Experience – Bariloche é uma cidade com muitos outros encantos além do inverno e da neve. Um deles é, sem dúvidas, a cerveja artesanal. Eu iria além. Para quem é louco por cerveja de altíssima qualidade, Bariloche é um verdadeiro paraíso. Troque os rios de leite e mel (argh!), por rios de pilsen, IPA, stout, weiss, wit biers, defumadas e tantos outros rios de cerveja e seus afluentes limitados só pela enorme criatividade dos mestres cervejeiros argentinos.

Bariloche Beer Experience - tour de cerveja artesanal

A cidade é cheia de cervejarias artesanais e pubs. Muitas vezes, fábrica e bar estão em um só lugar. Os rótulos, a variedade, os estilos, os experimentos e também o primor na execução das cervejas clássicas são de invejar. Bariloche é um destino fantástico para beber e para conhecer cervejas e sua fabricação.

Fábrica de cerveja em Bariloche

Bariloche Beer Experience

Todos sabem que brasileiro ama cerveja! Aqui no Bariloche para Brasileiros e em nossa agência oficial, a Destino Sul, cansamos de receber pedidos para um tour cervejeiro em Bariloche. Muitos querem conhecer as cervejarias, ir mais a fundo nesta paixão. E é claro que corremos atrás disso para vocês.

Agora oferecemos o Bariloche Beer Experience, uma excursão feita para os apaixonados por cerveja artesanal. Neste tour cervejeiro percorremos Bariloche e conhecemos três fábricas de cerveja: Cervejaria Patagonia, Wesley Brewery e Gilbert. Artesanais, claro!

tour cervejeiro em Bariloche

Como é este tour cervejeiro?

O Bariloche Beer Experience é um tour cervejeiro coordenado e guiado. Somente para maiores de 18 anos! Você vai conhecer três fábricas de cerveja: Patagonia, Wesley Brewery e Gilbert, não necessariamente nesta ordem. Em cada fábrica vai poder degustar tipos e variedades de cerveja artesanal da marca.

fábrica de cerveja artesanal em Bariloche - ingredientes

O que está incluído?

  • Transporte climatizado que te busca na porta do hotel (até 8km do centro de Bariloche) e te leva de volta ao mesmo lugar. Só não vamos te carregar pra cama! Saímos às 15h e voltamos por volta de 19h30.
  • Visitas guiadas às três fábricas de cerveja: Patagonia, Wesley Brewery e Gilbert.
  • 1 half pint (pinta media em espanhol) na Wesley Brewery
  • 3 copos de cerveja + 2 empanadas tradicionais à sua escolha na cervejaria Patagonia
  • Degustação de frios defumados e de 3 estilos de cerveja na Gilbert

Mas é claro que você não precisa se limitar a isso!

  • E, por fim, uma lembrança especial deste passeio manguaceiro. É segredo, não vamos contar.
Cervejaria Patagonia

Fizemos o Bariloche Beer Experience: como foi?

Eu (Alejandro) e a Tânia (da Destino Sul) embarcamos às 15h na van para o Bariloche Beer Experience. Seguimos pelo Circuito Chico com o bom humor e orientação da guia Nora.

Wesley Brewery

Nossa primeira parada foi na Wesley Brewery. Em um rancho patagônico, com cavalos, galos e galinhas gigantes (nunca vi igual na vida!), fomos muito bem recebidos por uma media pinta que podíamos escolher entre Golden e IPA.

A Wesley tem suas origens na década de 50. Nessa época, Eduardo Wesley (Teddy), ex combatente da Segunda Guerra Mundial, se muda para a Patagônia. Com espírito empreendedor, estabeleceu sua chácara na jovem Bariloche, onde desenvolveu diversas atividades artesanais. Entre elas, a elaboração caseira de licores, sidras e cervejas com produtos regionais.

Sessenta anos depois, seus netos encontram em um porão coberto de poeira os instrumentos e receitas com que Teddy costumava fazer cerveja. Após tomar notas e pegar conselhos com o avô, os irmãos Wesley decidiram começar seu pequeno empreendimento. Escolheram o lugar onde se guardavam antigamente os caminhões da chácara.

Hoje a Wesley Brewery é um microempreendimento familiar localizado na antiga chácara do avô Teddy. Neste lugar cheio de memória, elaboram suas cervejas com a água mais pura da Cordilheira dos Andes, que nasce das vertentes do Cerro Campanario. Tudo feito com lúpulos frescos da Comarca Andina e maltes de excelente qualidade.

Tivemos acesso à esse lugar histórico. O mestre cervejeiro nos mostrou todo o processo de fabricação da Wesley. Desde os insumos básicos, cevada, lúpulo, levedura, água, até o maquinário onde toda magia acontece. Fermentação, carbonatação, envase, tudo. Pudemos ver, pegar, cheirar e até comer da cevada ao lúpulo.

Estávamos na primeira cerveja, todos muito atentos e empolgados. A guia Nora já havia avisado que ao longo do tour cervejeiro isso iria mudar… Sabias palavras!

Em um ambiente intimista e muito à vontade, pudemos conversar com o mestre cervejeiro e falar sobre experimentos da Wesley interessantíssimos, como a Wesley Barley Wine, que passa por barris de carvalho francês que um dia abrigaram vinhos e adicionaram taninos perceptíveis e tons amadeirados à cerveja da Wesley.

Cervejaria Patagonia no Bariloche Beer Experience

Cervejaria Patagonia

Encerramos na Wesley com outra media pinta e partimos para a Cervejaria Patagonia. Da beleza rústica e bucólica de uma cervejaria feita em um galpão de um rancho patagônico, seguimos para um dos lugares mais bonitos e especiais do Circuito Chico em Bariloche: a Cervejaria Patagonia.

Próximo ao Mirador Punto Panorâmico, no km 24,7, está a Cervejaria Patagonia. Inaugurada em 2016, une brewhouse, pub e uma paisagem de tirar o fôlego. O projeto arquitetônico mistura o estilo rústico de montanha com pubs contemporâneos.

Eu me lembro da primeira vez que tomei uma cerveja Patagonia. Foi em 2012, em Bariloche, quando ainda não existia a Fábrica no Circuito Chico. A gigante multinacional ABInBev ainda não era dona da marca, que hoje já podemos encontrar em muitos mercados brasileiros. Tomei uma Patagonia weiss deliciosa. O rótulo informava que aquela cerveja era feita com a puríssima água de geleiras. Isso não é novidade para as cervejas artesanais de Bariloche…

Percebe-se que muito se investiu para fazer um dos bares e microcervejarias artesanais mais incríveis do mundo. E o melhor de tudo: o fato da marca Patagonia fazer parte de uma megacorporação e ter hoje em dia sua cerveja feita em escala industrial, não desvirtuou o lugar. Com um jardim cervejeiro, um pub incrível e uma vista de tirar o fôlego de qualquer um. E não tenho nenhum medo de estar sendo exagerado.

A Patagonia do Circuito Chico ainda é uma microcervejaria artesanal de altíssimo nível. Neste paraíso cervejeiro já foram feitas centenas de receitas de cervejas artesanais e os únicos a provarem essas cervejas exclusivíssimas foram aqueles que estiveram aqui, sentados no bar e tomando a cerveja tirada das bombas diretamente ligadas à microcervejaria.

Imagina vocês que, ao chegarmos, o bar estava lotado e muitas pessoas na porta. Mas é claro que no Bariloche Beer Experience você tem acesso exclusivo. Conhecemos a fábrica experimentando uma deliciosa honey chamada de Abrazo de Oso, feita com o pessoal da Colorado aqui do Brasil. E depois, numa sala vip com vista inacreditável, experimentamos outros 3 tipos de cerveja comendo empanadas.

Cervejaria Gilbert

Por fim, seguimos para a Gilbert, um lugar rústico e familiar. O mais rústico de todos. Em 1930, no antigo e emblemático celeiro da família Goye, surgiu a primeira cervejaria de Bariloche, a Gilbert. Localizada na Colônia Suíça, no Circuito Chico km 24, a clássica brewhouse começou a receber visitantes só em 2004. Entre um imponente bosque de Coihues e com uma bela vista do lago Moreno, o lugar tem sua magia. Aí você vai poder experimentar uma cerveja patagônica de muita história em nosso circuito de cerveja artesanal.

O mestre cervejeiro nos apresentava a fábrica, quanto seu filho brincava pelo local. A cerveja é cozida em panelões. Back to the basics! E ao sairmos da fábrica em direção o pub da Gilbert, percebemos que, SIM!, panela velha é que faz cerveja boa! Uma cerveja deliciosa, caseira, artesanal, familiar.

Com água puríssima do Cerro López, lúpulo de alta qualidade de El Bolsón, cevada malteada de Tres Arroyos e levedura, a Gilbert elabora diversos tipos e estilos de cerveja.

Uma picada patagônica nos esperava e foi uma atração à parte. Com truta, cervo, queijos, embutidos, pãezinhos e batatas ao forno com alecrim. Tudo isso acompanhado de uma degustação de 3 tipos de cerveja da Gilbert. E, por fim, nos trazem jarras de cerveja para o grande final.

Conclusão

O Bariloche Beer Experience é um passeio que vale muito a pena e que mostra toda a riqueza, cultura e sabores da incrivel comunidade de cerveja artesanal que existe hoje em Bariloche. Difícil dizer que se conheceu Bariloche sem conhecer sua cerveja artesanal. E a melhor forma de ser introduzido a esse mundo é sem dúvida nenhuma com o Bariloche Beer Experience.

Faça sua reserva do Bariloche Beer Experience na Destino Sul

Para reservar o Bariloche Beer Experience, basta ir diretamente à nossa agência Destino Sul em Bariloche, na Calle Mitre 340, loja 54 (piso superior), na Galería del Sol. Dúvidas? Escreva para atendimento@barilocheparabrasileiros.com.br ou ligue para +542944428666.

Dias de saída

Os dias de saída do Bariloche Beer Experience são de quarta a domingo, mas você deve consultar a dispobibilidade no momento da reserva na agência Destino Sul.

Leia mais:

Para os amantes da cerveja, Bariloche é o paraíso!

Avatar

Autor: Alejandro Sainz

Alejandro é irmão da Sabrina e sócio-diretor do Bariloche para Brasileiros. Músico e publicitário brasileiro e argentino, nasceu em Buenos Aires, mas cresceu e vive no Rio de Janeiro. Ficou tão deslumbrado quando conheceu a Patagonia e Bariloche, que compôs uma música chamada “Patagonia” com sua banda de rock, que virou disco e videoclip realizado apenas com filmagens da região. Seu lugar preferido é a estepe patagônica. Também é louco pelas cervejas artesanais, chocolates e tudo que é “ahumado” (defumado) da região: comida, cerveja, molhos etc.

Deixe uma resposta