Quais passeios fazer com as crianças em Bariloche no inverno?

O blog Bariloche para Brasileiros dá algumas dica sobre quais passeios fazer com as crianças em uma viagem a Bariloche.

Bariloche, principalmente nas férias escolares do meio do ano e em plena temporada de inverno, é uma cidade que recebe a muitas famílias cujo principal objetivo é curtir a neve. Muitos leitores e clientes que me escrevem perguntando quais os passeios que poderiam fazer com os filho pequenos. Para responder isto é importante considerar vários fatores e a escolha das atividades depende muito do bom senso dos pais. O principal a considerar é a idade da criança e o seu perfil. Quem conhece melhor os filhos do que os pais? Não todas as crianças curtem as mesmas coisas.
 
 
ski bunda da confeitaria giratória do Cerro Otto
 
Piedras Blancas

As crianças ou bebês de meses a 3 anos não pagam os passeios, mas por outro lado é importante considerar que muitas atividades no inverno ou excursões muito longas não são aptas para esta idade. A realidade é que muda tudo ao viajarmos com crianças pequenas, já que a vontade dos adultos deixa de ser prioridade. O que eu recomendo para famílias com bebês são os passeios de meio período, por exemplo: ir à confeitaria giratória do Cerro Otto, passear meio período no Cerro Catedral, a segunda saída da navegação a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes, o ski bunda de Piedras Blancas que tem uma pista para crianças de até 3 anos e o Circuito Chico. Outro passeio interessante para fazer em família é ir a Villa La Angostura e Cerro Bayo, mas cada família deve considerar se os pequenos agüentariam estar todo dia fora e de deslocar quase 90 Km. A verdade é que a resistência das crianças varia muito dependendo do estilo de vida que levam, por exemplo, tem pais que vão à montanha fazer trilhas com o bebê em uma mochila, ou seja, é uma família mais ativa.  

 

Caminhadas no Valle del Challhuaco
 
Já as crianças a partir de 4 anos pagam os passeios (com exceção da navegação a IslaVictoria e Bosque de Arrayanes, na qual até 4 anos não paga), apesar de que em alguns as tarifas são diferenciadas para crianças com idades até 11 ou 12 anos. Além dos passeios citados anteriormente (Piedras Blancas, confeitaria giratória, Isla Victoria e Arrayanes, etc), também são recomendadas para as crianças um pouco maiores algumas atividades como o ski, caminhadas com e/ou sem raquetes e quadriciclos ou motos de neve. Obviamente, tudo depende do bom senso dos pais em saber se o filho realmente gostaria ou tem perfil de fazer determinadas atividades. Por exemplo, se o seu filho dá três passos e já pede colo, não é recomendado levá-lo para fazer caminhadas na neve, como as organizadas pelo Refugio Neumeyer.
A caminhada do passeios Extremo Encantado é a mais curta e também tem ski bunda. Esta seria um passeio recomendado para fazer com crianças:
Extremo Encantado
 
No caso do ski, recomendo para as famílias com crianças que optem por fazer aulas particulares, já que adultos e crianças aprendem e praticam juntos.
Para fazer as aulas coletivas de ski ou snow no Cerro Catedral, a idade mínima é 12 anos e a mesma não é recomendada para quem quer aprender bem e aproveitar a aula, é indicada para quem quer matar a curiosidade.
Outra boa opção para praticar em família é o ski nórdico (a idade mínima é 5 anos), no Centro de Ski Nordico, já que não é necessário estar subindo e descendo teleféricos.
Se você não quer esquiar, mas somente acompanhar os seus filhos a darem os primeiros passos no ski, o Winter Park pode ser uma boa opção e é um lugar mais tranqüilo para aprender. No Cerro Catedral, a maior estação de ski da América Latina, tem várias escolinhas infantis, mas os pais devem considerar que os filhos deverão ser deixados com os professores e com outras crianças, você não poderá estar todo o tempo com o seu filho, é como se fosse uma creche e até são servidas merendas e/ou almoço.
 
 
 

Dizem que a idade mínima para aprender a esquiar é 3 anos, mas eu particularmente acredito que uma criança nesta idade pouco aproveitará atividade, ainda mais se não for manter a freqüência da prática posteriormente, como ocorrem com as crianças que vivem em Bariloche.

Aprender a esquiar não é algo tão simples como fazer um ski bunda ou fazer uma guerrinha de neve, que são atividades acessíveis a todas as idades. Creio que a partir dos 5 anos e se for do perfil da criança, seria uma idade para dar os primeiros passos no ski, mas esta é uma opinião pessoal minha e não pode ser parâmetro.

Para quem não deseja esquiar, vale ressaltar que o Cerro Catedral também oferece outras atividades como o ski bunda, snow tubing (bóias de neve), bicicleta de neve, tem um kids Club, teleféricos,  restaurantes e confeitarias, lojinhas, enfim, é um lugar para ser visitado mesmo que ninguém da sua família queira esquiar. Existe uma excursão ao Cerro Catedral de meio período que dura das 13 as 17 hs que pode ser combinada com o Circuito Chico.
 
 
Cerro Catedral (Foto: Catedral Alta Patagonia)
 
 
Se você está louco para conhecer o Vulcão Tronador e ir a San Martin de Los Andes pela Rota dos 7 Lagos e estará com crianças, considere que estes passeios são longos e o principal objetivo é desfrutar da paisagem e aprender sobre o lugar com um guia, coisas que importam muito pouco a uma criança e até podem gerar mal estar nelas e também nos outros turistas.
A navegação a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes também é uma excursão para curtir a paisagem, mas eu a recomendo para famílias com crianças pequenas porque além da navegação, que é novidade para muitas crianças, é muito especial para elas ver as gaivotas e alimentá-las com biscoitos,sem falar que as caminhadas são bem acessíveis.
 
 
 
 
Se o seu filho adora passear na estrada e não estará inquieto por estar 1 hora dentro de uma van, recomendo como excursão terrestre ir a Villa La Angostura e ao Cerro Bayo, onde também é possível ter contato e brincar na neve.
O Circuito Chico dura só 3:30 e apesar de ser como um “city tour” natural e a carta de apresentação de Bariloche, o que importa muito pouco às crianças, também é recomendável por sua curta duração e também porque as pessoas que visitam a cidade pela primeira vez merecem fazer. Nesta excursão, as crianças encontrarão cachorros São Bernardo e também poderão se divertir subindo pelas “cadeirinhas” do Cerro Campanário.
 
 
 
Circuito Chico
 
Vale lembrar que por segurança a idade mínima para andar nos quadriciclos ou motos de neve é a partir dos 6 anos.  A escolha de levar ou não o seu filho para um passeio noturno mais uma vez depende do seu bom senso, ninguém melhor do que você para saber se ele irá aproveitar, se não se cansará, se vai dormir no meio do jantar, enfim , pela minha experiência, tenho atendido a famílias que levam a criançada para vivenciar esta experiência noturna na montanha  e outras que não, justamente por ser à noite.
 
Nas tarifas que estão aqui no blog poderão ver os passeios nos quais existem valores diferenciados para adultos e crianças. Como poderão observar no listado (veja aqui), nos passeios terrestres tradicionais que são guiados e alguns transfers, crianças a partir de 4 anos pagam o lugar na van ao mesmo valor dos adultos e crianças até 3 anos, não pagam. São eles: Circuito Chico, Cerro Catedral, Tronador, San Martin de Los Andes pela Rota dos 7 Lagos, Villa La Angostura e Cerro Bayo, transfer a Piedras Blancas, transfer ao Catedral, transfer ao Winter Park, transfer ao Centro de Ski Nordico.
 
Alguns passeios que você poderá levar o seu filho de maneira independente: Confeitaria Giratória do Cerro Otto, pistas de patinação no centro, Museu do Chocolate, tobogã do Cerro Viejo e o Parque Nahuelito.
 
 
 

Lembrando que reservamos antecipadamente os passeios de Bariloche no nosso site de reservas  Destino Sul.

Para consultas, é só enviar um email a atendimento@barilocheparabrasileiros.com.br
 
Também não deixem de curtir a fan page do blog para estar por dentro das novidades, clique aqui
 
 
 
 
Avatar

Autor: Sabrina Poinho Sainz de Vicuña

Olá, eu sou a Sabrina, autora e fundadora do blog Bariloche para Brasileiros. Sou carioca e barilochense de coração, mas mineira de nascimento. Estudei em Bariloche e me formei como guia regional da Patagônia, sendo a primeira brasileira a ter este título na cidade de carreira terciária. Depois de anos trabalhando em turismo e promovendo Bariloche, fundei a agência Destino Sul junto à familiares. Há alguns anos, o meu irmão Alejandro entrou neste projeto comigo, se tornando é co-autor deste blog e diretor da Destino Sul do Brasil. Sou louca com gatos e amo a gastronomia da cidade e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Estou casada e moro em Bariloche há mais de 15 anos por culpa de um argentino, um físico nuclear que sempre me apoia e segue irradiando o meu coração...

35 pensamentos

  1. Irei para Bariloche na última semana de Junho (27/30) e iremos em família… Tenho um filho de 16 e uma pequenina de 5… Gostaria de receber seus pacotes de passeio para essa época, levando em consideração que pretendemos alugar um carro para fazermos os passeios sem muito compromisso…
    Gosto muito desse blog e fico sempre ligado com as informações, mandei um e-mail para vocês a um tempinho atrás…
    Fico no aguardo de seus pacotes… Grande abraço!

  2. Boa noite Alexandra, obrigada por acompanhar o blog!

    Pode deixar que eu já tenho o seu email entre os meus contatos e assim que tiver alguma novidade sobre as tarifas de inverno, te avisarei por email.

    Um abraço e Feliz Páscoa!

  3. Bod dia ! Estou querendo ir dia 23/06 e voltar dia 28/06 vc acha muito arriscado estou indo com meu marido e um menino de 11 anos e uma de 4,6 anos para esquiar , que hotel vc sugere ?Pensei em ficar no lao lao porem me falaram de um no centro na beira de um lago ?? grata

  4. Boa tarde,

    No final de junho, se nada fora do normal acontecer com o clima, já devería estar funcionando nem que seja parcialmente as estacoes de ski. Mas a realidade é que quando se trata de clima, sempre existe um risco, a natureza nao é matemática.

    Como cada pessoa tem um gosto para escolher um alojamento, não costumo recomendar nenhum específico, mas te passo o link do meu blog onde comento sobre alguns deles:

    http://www.barilocheparabrasileiros.com/2015/10/hoteis-em-bariloche-como-escolher-onde.html

    O Llao Llao é o hotel mais emblemático da cidade, mas antes de decidir ficar nele considerem a distância, ele está bem afastado do centro.

    Qualquer outra consulta é só me enviar um email.

    Beijos

  5. Boa tarde,

    No final de junho, se nada fora do normal acontecer com o clima, já devería estar funcionando nem que seja parcialmente as estacoes de ski. Mas a realidade é que quando se trata de clima, sempre existe um risco, a natureza nao é matemática.

    Como cada pessoa tem um gosto para escolher um alojamento, não costumo recomendar nenhum específico, mas te passo o link do meu blog onde comento sobre alguns deles:

    http://www.barilocheparabrasileiros.com/2015/10/hoteis-em-bariloche-como-escolher-onde.html

    O Llao Llao é o hotel mais emblemático da cidade, mas antes de decidir ficar nele considerem a distância, ele está bem afastado do centro.

    Qualquer outra consulta é só me enviar um email.

    Beijos

  6. Boa noite Marineide,

    As criancas reagem bem ao frio quando estao com as roupas adequadas, ainda mas na montanha, nao deixe de trazer roupas térmicas e acessórios de frios, como gorro e cachecol e luvas.

    Beijos

  7. Boa noite sabrina estou indo a barilche em agosto com meu marido e dois filhos, gostaria de dicas de bons restauranges e cafes mais locais com comida boa , nao costumo gostar de restaurantes muito turisticos, meu email e maylasilva7@gmail.com.
    Quanto a esquiar o cerro catedral nests periodo e muito cheio?
    Obrigada mayla

  8. Bom dia Mayla, te passo um link do blog para ler sobre restaurantes:

    http://www.barilocheparabrasileiros.com/search/label/Restaurantes%20em%20Bariloche

    Alguns restaurantes turisticos também sao bons e frequentados por residentes, nao tem muito como fugir aqui do contato com turistas nesta época.

    Agosto ainda tem movimento no Cerro Catedral, mas um pouco menos que em julho.

    Não preciso nem falar que será um prazer recebê-los pessoalmente em Bariloche.

    Um abraço

  9. Boa tarde Sabrina!

    Pretendo ir para Bariloche na primeira semana de Julho, com uma bebê de 10 meses. Você acredita que seja viável?

    O que você mais recomenda e o que não sugere de maneira alguma?

    Obrigado!

    Guilherme

  10. Bom dia Priscila,

    Os passeios citados acima sao os que agradam a todas as idades de um modo geral, mas possivelmente a sua filha adolescente desejará aprender a esquiar ou a fazer snow, é normal nesta idade. Obviamente 2 anos ainda é muito cedo para aprender este tipo de atividade, mas igualmente poderao ir todos juntos à mesma estação e por exemplo, você ou o seu marido fazem aula com a filha mais velha e o outro fica passeando e cuidando a filha de 2 anos.

    Já adicionei o seu email aos meuss contatos para te manter informada sobre as novidades das reservasdos passeios de inverno.

    Beijos

  11. Bom dia,

    Considerar um lugar melhor é muit relativo, mas um lugar mais tranquilo e menor só para principiantes para ir com criancas, poderia ser o Winter Park que está dentro do complexo Piedras Blancas, no Cerro Otto.

    Bjs

  12. ola tarde Sabrina!

    Pretendo ir para Bariloche com minha filha de 8 anos e com o meu pai.

    Tenho flexibilidade de data a apartir do dia 19 de junho até 15 de julho.

    Gostaria de saber o periodo mais barato e se voces indicam melhor voo e hotel.
    Alem de indicações de passeios.

    Meu email é mlroldao@gmail.com

    aguardo seu retorno.

  13. Bom dia!

    Nao tenho como te indicar o melhor voo e hotel, na realidade buscar por isso requer muita pesquisa e depende do que cada pessoa esteja buscando, da cidade que você vive, etc. Trabalhamos principalmente com as reservas dos passeios, transfers e atividades de Bariloche e ocasionalmente com reservas de alguns hotéis, por enquanto não vendemos pacotes de alojamento e passagem. Dá uma pesquisada nos valores de hotéis e passagens aéreas por internet em páginas como decolar, booking, trivago, expedia, submarino, trip advisor e das companhias aéreas, Aerolineas Argentinas e Latam, que são as que chegam até Bariloche de maneira regular. Também não deixe de pesquisar os pacotes com passagem nas agências da sua cidade.

    Como cada pessoa tem um gosto para escolher um alojamento, não costumo recomendar nenhum hotel específico, mas te passo o link de uma publicação do meu blog onde cito alguns exemplos de alojamentos:

    http://www.barilocheparabrasileiros.com/2015/10/hoteis-em-bariloche-como-escolher-onde.html

    Creio que a melhor maneira de escolher um hotel seria lendo várias resenhas e avaliações na internet das pessoas que já se hospedaram nos hotéis e entrando nas páginas de cada um, dá uma pesquisada nos valores de hotéis em diferentes páginas na internet.

    Também te passo o link do meu blog onde poderá encontrar alguns exemplos de roteiros bacanas que oferecemos na agência:

    http://www.barilocheparabrasileiros.com/p/sugestoes-de-roteiros-para-o-inverno-em.html

    Seria mais barato viajar antes de julho, mas em junho o que acontece com o clima ainda é indefinido, leia na postagem abaixo sobre este assunto:

    http://www.barilocheparabrasileiros.com/2016/02/bariloche-em-junho-ou-setembro-sera.html

    Já te adicionei no listado de pessoas que viajarão no próximo inverno para te manter informada sobre qualquer novidade da agência. Provavelmente faremos uma página bem prática para as reservas antecipadas dos passeios de inverno que já terá as tarifas oficiais à disposição.

    Um abraço

  14. Boa noite Sabrina, dia 08/07 estarei em Bariloche com minha filha de 8 anos, estaremos no hotel Design Suítes.
    Gostaria de saber a respeito de traslado e como faço pra reservar os melhores passeios com ela.
    Vc tem site ou algum telefone?

  15. Bom dia,

    Para saber mais detalhes sobre reservas antecipadas (como reservar, valores, observações importantes, etc), é só entrar no link abaixo:

    http://www.barilocheparabrasileiros.com/2017/05/reservas-antecipadas-dos-passeios-da.html

    Te passo o link do meu blog onde poderá encontrar alguns exemplos de roteiros de passeios para diferentes perfis que oferecemos na agência, os nomes dos passeios estão linkeados às informações sobre os mesmos:

    http://www.barilocheparabrasileiros.com/p/sugestoes-de-roteiros-para-o-inverno-em.html

  16. Olá Sabrina boa noite
    Sempre acompanho seu blog que aliás é ótimo. Estou querendo ir para Bariloche em julho com meu marido e filha de 5 anos. Quais dicas pode me dar? Passeios, hotéis, restaurantes?! Obrigada bjusss

  17. Boa noite, obrigada!

    As dicas de passeios com ciancas você poderá ver acima. Na página abaixo do meu blog poderá ler um resumo de dicas gerais sobre Bariloche:

    http://www.barilocheparabrasileiros.com/p/telefones-uteis-de-bariloche.html

    Seu qe é tanta informação que a princípio nos perdemos, mas para viajar bem preparado e não cair em furadas, é extremamente importante dedicar um tempinho importante à leitura e à pesquisa do destino, entre a nossa correria do dia a dia. A idéia do meu blog é brindar as melhores ferramentas para que viajará a Bariloche, além de divulgar o meu trabalho.

    Espero que esta página possa ser útil para você e quando chegar a Bariloche, é só nos procurar pesosalmente para ser assessorada.

    Beijos

  18. Ola gostaria de saber se vc tem algum site com preço dos pacotes de passeios no caso seria para mim,meu esposo e 2 filhos com idades entre 2 e 6 anos seria para setembro começo do mês

  19. Boa tarde.
    Você acha que vale a pena ir para Bariloche em outubro com uma criança de 7 anos?
    Dá para todos aproveitarem bem?

  20. Boa tarde.

    Depende da prioridade de vocês, se for fazer atividades na neve é mais indicado viajar até o início de setembro.

    Bjs

  21. Boa tarde!!!
    Estaremos ai em agosto/2017. Quais passeios vc recomenda para dois casais, com filhas de 4 e 2 anos??

  22. Olá Sabrina, boa tarde!
    Me chamo Juliana e estou com uma viagem programada para Bariloche na segunda quinzena de Junho de 2019 com meu esposo e filho de 5 anos e teremos 4 ou 5 dias disponíveis. Quais passeios vc indica? Nosso objetivo não é esquiar e sim que meu filho conheça e brinque na neve. Pretendemos alugar um carro para facilitar o deslocamento. Se puder enviar as tarifas dos passeios , também agradeço.
    Meu e-mail: july_pedroza@hotmail.com

    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo blog!!

    1. Oi Juliana! Você pode conferir todos os passeios que temos disponíveis aqui: destinosul.com.br. É a loja online oficial da nossa agência. Como você vai em um período que ainda não é alta temporada, mas já está próximo da alta, não sabemos quais passeios de neve estarão funcionando. O único que sabemos que já a partir de 15 de junho de 2019 acontecerá é o Nieve al Límite. É um excelente passeio para ver muita neve e brincar em plena Cordilheira dos Andes, na fronteira entre Argentina e Chile. Você pode se informar mais e contratá-lo por aqui: https://destinosul.com.br/nieve-al-limite.html. Aí também tem o link para ler mais sobre esse passeio em nosso blog.

  23. Olá! Pretendo ir a Bariloche com um grupo de amigos, no total serão 6 adultos, 2 adolescentes, 2 crianças de 8 anos e meu filho de 2 anos. Na verdade, não sei se levo ele ou não, fico com medo de atrapalhar a viagem de todos, ao mesmo tempo fico com pena de deixá-lo. Minha filha,hoje com 8 anos, viaja conosco desde os 2 anos, mas sua primeira viagem foi pra Disney,outro enfoque! Vc sabe me dizer se no caso de áreas de esqui existe alguma creche no local para deixá-lo enquanto esquiamos? E se existe esse esquema em outros passeios que sejam cansativos para os pequenos? Desde já agradeço!
    Juliana

    1. Oi, Juliana. Realmente é mais difícil viajar com um bebê. Não existe creche nas estações de ski e normalmente os passeios acabam sendo muito desgastantes para crianças muito pequenininhas e alguns até proibidos.

  24. Olá Sabrina, dá pra fazer o passeio da noite nórdica com uma criança de 9 e outra de 5 anos??

    1. Olá, Ariane!

      No caso da crianca de 5 anos, ela iria em um veículo especial dirigido por um guia, que se chama Defender. Já a partir dos 6 anos pode ir na garupa.

      Abs

Deixe uma resposta