“Noche Nordica” em Bariloche, uma experiência inesquecível…

A Noche Nordica é um daqueles passeios que todo brasileiros sonha em fazer no inverno em Bariloche. Conheça mais sobre esta proposta no blog Bariloche para Brasileiros.

Ontem tive o privilégio de mais uma vez poder desfrutar de um dos passeios mais desejados de Bariloche, a maravilhosa “Noche Nordica”, organizada pelo Centro de Ski Nordico, que se encontra a quase 1300 metros sobre o nível do mar. Esta é uma das atividades mais desejadas pelos brasileiros que visitam Bariloche, é não é para menos, realmente ir à montanha à noite e realizar uma travessia em potentes quadriciclos que andam na neve por dentro do bosque nevado, é uma experiência para ficar marcada na memória. E para complementar esta noite maravilhosa, é servido em um cálido refúgio de montanha um farto jantar que inclui entradas (sopinha, queijos, frios defumados e empanadas), prato principal (fondue de queijo com diferentes acompanhamentos), sobremesa (marquise de chocolate e mouse de doce de leite) e bebidas à vontade (vinhos reservas, cervejas, bebidas sem álcool, champagne).

 A seguir, um breve resumo do passeio: Para quem se hospeda em hotéis até 8 Km do centro (caso contrário a saída é da agência ou outro ponto de encontro), uma van busca aos turistas para subir a montanha e chegar em um dos setores do Centro de Ski Nordico. Aí nos esperam os guias, que nos orientam e nos acompanham durante a travessia, que dura aproximadamente 40 minutos por dentro do bosque de “lengas”, uma árvore típica da Patagônia. Para quem desejar revezar entre ir dirigindo e de carona, poderá realizar a troca sem problemas, no meio do percurso existe uma paradinha estratégica no meio do bosque e entre fogueiras, onde também  é servido um delicioso vinho ou chocolate quente. A travessia é finalizada em um refugio de montanha, onde será servido um jantar bem completo. Após a refeição, as vans estão esperando do lado de fora do restaurante para descer a montanha e levar de volta os turistas ao hotel ou ao ponto de encontro de partida.

 

 

 

 

Vale lembrar que existem três opções de passeios noturnos em Bariloche que involucram dirigir um veículo de neve e gastronomia (Noche Nordica, La Cueva e o El Refugio de Arelauquen) e posso assegurar que todos são maravilhosos e possuem o mesmo tipo de experiência e duração. Muitos  me perguntam qual é o melhor e esta resposta é muito difícil, mas em minha opinião, a Noche Nordica possui algumas vantagens: valor (é um pouquinho mais barata que as outras duas, transfer incluso de ida e volta diretamente desde a maioria dos hotéis ou de algum ponto do centro , veículos de neve mais estáveis e que resistem  andar em uma trilha caso exista pouca quantidade de neve, toda a travessia é realizada antes do jantar (lembrando que as bebidas são liberadas e ter que dirigir depois para aquelas pessoas que apreciam um bom vinho, pode ser complicado), parada no meio da travessia para ter contato com a natureza e realizar a troca para dirigir.

O Centro de Ski Nordico também oferece travessias de 40 minutos durante a manhã, sem refeição inclusa e onde se paga por quadriciclo (para 2 pessoas), uma opção mais econômica para quem desejar dirigir uma destas interessantes “máquinas” que transitam pela neve.

 

Para ler mais sobre o Centro de Ski nórdico e suas diferentes atividades, clique aqui.

 

Para terminar esta postagem, gostaria de comentar que é difícil prever o que ocorrerá com o clima, principalmente no final do inverno, diariamente recebo muitos e-mails e mensagens me perguntando se irá nevar em determinada data, mas eu lamentavelmente não tenho esta resposta, por mais que more há anos em Bariloche. A cada inverno, o clima tem se comportado de maneira diferente. O ideal é ir acompanhando semana a semana o clima, recomendo duas páginas de previsão do tempo: a do windguru e a snow forecast ,  que diz a previsão no Cerro Catedral, ideal para ter uma noção do que irá acontecer  nas montanhas da região.
Esperamos por vocês para desfrutar do inverno!

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. Se formou em Bariloche como guia regional da Patagônia, se tornando a primeira brasileira a ter este título. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há mais de 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração...

12 pensamentos

  1. Bom dia,

    A capacidade do quadriciclo é para 2 pessoas e a idade mínima para andar no veículo, 6 anos. Se a sua filha estiver uma estatura maior para a idade até poderíamos tentar que ela possa ir ao passeio.

    Beijos

  2. olá… gostaria de saber como fevo programar o dia para que não atrapalhe esse passeio a noite? se for esquiar durante o dia… consigo voltar para o hotel e ir para este passeio?
    Obrigada pelas dicas dos posts são super uteis!

  3. Bom dia Giuliana, obrigada por acompanhar o blog!

    Até daria para fazer, mas como esquiar é uma atividade cansativa, geralmente eu recomendo aos meus clientes fazerem outra coisa no dia da Noche Nordica, para que possam aproveitar esta linda experiência com pique total.

    Bjs

  4. Boa noite! Gostaria de saber se neste passeio existe a opção de irmos com um guia pilotando o quadriciclo para o visitante… Tenho um pouco de receio de pilotar! Obrigada pela atenção

  5. gostaria de saber se por causa de condições climáticas o passeio não ocorrer a gente recebe reembolso

    1. Olá Marina, dificilmente um passeio se suspende por condições climáticas, seja por chuva ou nevadas, que é o normal do inverno na Patagônia. Mas se chega a passar algo fora do normal, os próprios organizadores cancelam e se nao for possível fazer em outro dia, devolvemos o dinheiro. Mas isso nao é a critério do cliente, principalmente cancelar um passeio em cima da hora porque está chovendo. Para cancelar qualquer passeio, minimamente se pede 24 horas de antecedência. Abs

Deixe uma resposta