O clima em Bariloche em cada época do ano

Quando eu vejo neve em Bariloche? Como é o verão? Faz frio? Saiba aqui no blog como é o clima em Bariloche em cada mês do ano e quando se inicia a temporada de neve

Bariloche é um destino maravilhoso para ser conhecido durante todo o ano. Apesar disso, os turistas brasileiros, em sua grande maioria, escolhem conhecer esta cidade no inverno. Um dos principais motivos, claro, é o grande sonho dos meus conterrâneos de ter contato com a neve. Ela é a causa da enorme ansiedade na hora de marcar a data da viagem. Eis a bendita pergunta: Será que vai nevar? Mas o clima em Bariloche é encantador o ano inteiro. Até sem neve.

clima em Bariloche
San Carlos de Bariloche

O clima em Bariloche: quando neva?

Teoricamente, as primeiras nevadas começam a cair aos poucos no final de maio e início de junho. Já na cordilheira pode nevar esporadicamente em qualquer época do ano em razão de uma frente fria. A diminuição da frequência das nevadas ocorre a partir do final de setembro. Dessa forma, a temporada de neve e suas atividades correspondentes costumam ocorrer entre o final de junho e o final de setembro. Pode acontecer um pouco antes ou depois. Depende muito do clima em Bariloche durante todo o inverno.
Para que sejam realizadas algumas atividades na neve é necessário um processo de acumulação da mesma, que possa ser mantida de acordo às temperaturas de cada dia durante todo o inverno. Com o início do processo de acumulação da neve em junho, geralmente lá para o final deste mês, as estações de inverno começam a funcionar com normalidade (Catedral, Cerro Bayo, Neumeyer, Piedras Blancas, Roca negra, Centro de Ski Nórdico). No ano passado, por exemplo, o Cerro Catedral abriu a temporada de ski nos últimos dias de junho.  Vale lembrar que é possível conhecer o Cerro Catedral durante todo o ano. Um dos teleféricos está sempre habilitado para as pessoas que desejam conhecer esta montanha fora da temporada de ski.
Nos últimos anos o clima tem andado bastante instável a nível mundial. Cada vez mais é difícil prever com muita antecedência em qual mês a cidade terá mais neve. São vários os fatores climáticos de geram estas incertezas: fenômeno “el niño” ou “la niña” (mudanças na corrente marinha),  mudanças na circulação atmosférica, massas polares, ondas de calor, concentrações de gases ocasionando efeito estufa etc. Já houve anos em que nevou mais em julho. Em outros, nevou mais em agosto. Já aconteceu até de nevar mais em setembro.
Muitas pessoas me escrevem perguntando para quando devem programar as suas viagens a Bariloche para ver a neve caindo. Mas realmente nem o meteorologista mais preciso poderia responder a esta pergunta com tantos meses de antecedência. A escolha da data da viagem termina sendo uma questão de sorte, mesmo quando o assunto é se vai nevar ou não.

Bariloche no inverno
Hotel Llao Llao

Ver neve é garantido; nevada, nem sempre…

Quem se programa para vir a Bariloche entre o final de junho e final de setembro, com certeza terá contato com a neve que estará acumulada nas montanhas. Isso não significa, no entanto, que será possível presenciar uma nevada. Este fenômeno não acontece em todos os dias do inverno. O clima em Bariloche pode se comportar de várias maneiras. Tanto pode fazer dias seguidos de sol, como dias de chuva (é normal que quando esteja chovendo na cidade, paralelamente esteja nevando nas montanhas). Às vezes neva na cidade e até pode ocorrer de ter sol e nevar ao mesmo tempo na montanha ou na cidade. Enfim, tudo pode acontecer.
Para que exista uma boa acumulação de neve nas montanhas, dependerá muito não só da frequência das precipitações, mas também da intensidade das mesmas. Às vezes é melhor uma intensa nevada de um só dia do que várias neviscas durante vários dias. Desde que não ocorram problemas na estrutura da cidade por isto.
Geralmente a previsão do tempo mais certeira ocorre com uma antecedência de um mês a duas semanas antes da data da qual gostaríamos de ter esta informação. Mas sempre existe uma margem de erro. Portanto, é impossível saber em março, por exemplo, o que acontecerá em tal semana de julho ou agosto. Normalmente nestes meses as precipitações de neve podem ocorrer com mais frequência. Por enquanto, o único que nos resta é a teoria. Como já comentei várias vezes anteriormente, a natureza é imprevisível, principalmente a longo prazo.

 

Vamos então à teoria: assim deveria se comportar o clima em cada mês do ano em Bariloche:

 

Janeiro e fevereiro

Época de mais calor na cidade e dá até para pegar um bronze nas praias dos lagos. As temperaturas médias podem estar próximas aos 25°C durante o dia. Podem ocorrer temperaturas mínimas de 10°C até máximas de 30°C ou mais, em um mesmo dia. Ocorrem poucas chuvas. Esporadicamente pode chegar alguma frente fria polar, ocasionando a queda da temperatura máxima por uns dias. Nesta época é sempre bom trazer roupas leves de verão e também sempre algo de abrigo. Muitas horas de claridade, principalmente em janeiro, o sol nasce umas 6h da manhã e começa a se por as 21h30. Alta temporada de verão. Uma linda época para estar ao ar livre e realizar várias atividades em contato com a natureza.

 

clima em Bariloche
Verão em Bariloche

Março

Ainda podem ocorrer tanto dias mais cálidos como dias de menor temperatura. Média de temperatura entre mínimas de 5°C e máximas 25°C. Nesta época é sempre bom vir preparado para frio e calor. Início da baixa temporada.

 

Abril

As temperaturas oscilam em média entre 5°C e 15°C. As precipitações começam a acontecer aos poucos com mais frequência. Ainda não é época de neve, mas podem ocorrer esporadicamente nevadas isoladas na cordilheira, o que faz descer a temperatura.  Baixa temporada.

 

clima em Bariloche
Cores do outono em Bariloche

Maio

As temperaturas mínimas começam a rondar os 3°C e as máximas geralmente estão próximas aos 10°C, podendo ocorrer uma variação para mais ou menos em ambos os casos.  Precipitações de chuva com mais frequência e começa a aumentar aos poucos as precipitações de neve, mais para o final do mês. Clima frio. É importante trazer roupas abrigadas, incluindo acessórios como gorros, cachecóis e luvas.  Ainda não são realizadas atividades na neve. Baixa temporada.

 

Junho

As temperaturas mínimas geralmente estão próximas à 0°C, podendo até ser negativas, máximas que rondam aos 8°C, aumento progressivo das precipitações de neve que ocasionam o início do processo de acumulação de neve nas montanhas da região. No final deste mês geralmente inauguram os principais centros invernais, como o início da temporada de ski no Cerro Catedral. Transição da baixa para alta temporada (no final do mês).

 

Julho e agosto

O clima em Bariloche chega à época mais fria. A temperatura oscila em média entre -5°C e 5°C. Nevadas mais frequentes e chuvas, mas podem ocorrer seguidamente dias ensolarados. Importante o uso de roupa impermeável para ir à montanha nevada para realizar diferentes atividades e/ou passear. Dias com menor claridade, amanhecendo perto das 9h e escurecendo a partir das 18h. Alta temporada de inverno.
clima em Bariloche
Base do Cerro Catedral

Setembro

Temperatura fria quase igual a julho e agosto. Dias ensolarados, possibilidades de algumas nevadas e podem ocorrer temperaturas máximas maiores do que nos meses de julho e agosto. Ainda tem neve nas montanhas e se realizam as atividades de inverno. Maior tempo de luz solar progressivamente. Transição da temporada média para a baixa (no final de setembro).

 

Outubro

Ainda faz frio, grande amplitude térmica. As temperaturas mínimas podem chegar a ser negativas e máximas podem rondar os 20°C. Diminui as precipitações de neve e chuva. É provável que no início deste mês ainda seja possível aproveitar alguma atividade na neve. Isto dependerá de como tenha sido o clima em Bariloche nos meses anteriores e de como será a média de temperatura no mês. Uma incógnita. Maiores rajadas de vento. Baixa temporada.
caminhada a lagoa congelada
Valle del Challhuaco

Novembro

Tendência de fortes ventos vindos do oeste e aumento progressivo da temperatura. Diminuição das precipitações. Grande amplitude térmica durante o dia e média de temperatura próxima aos 10°C/15°C, entre a máxima e a mínima. Já não é época para quem quer ter contato com a neve e realizar atividades na mesma. Mas é possível subir o teleférico do Cerro Catedral e ver um pouco da neve que ficou acumulada no alto da montanha, que já está em processo de derretimento. Baixa temporada.

 

clima em Bariloche
Vista do Circuito Chico

 

Dezembro

Dias mais cálidos e ensolarados, temperaturas máximas que podem ultrapassar os 20°C e mínimas que podem chegar a menos de 10°C. Podem ocorrer frentes frias ocasionalmente, diminuindo bastante a temperatura. Mês com maior tempo de luz solar. O sol se põe quase às 22h. Transição da baixa temporada para a alta temporada de verão (no final do do mês).

 

Independentemente do clima em Bariloche, esse é um destino para ser conhecido durante todo o ano. Aqui mesmo no blog coloquei sugestões de roteiros para todas as estações. Quem já veio no inverno, convido a todos a que conheçam a cidade também no verão. Eu particularmente adoro esta época. Para quem nunca veio a Bariloche, venham quando puderem por pelo menos 5 dias ou mais de preferência. Lembrando que a temporada de inverno é mais custosa do que em outras épocas do ano, pela grande demanda de turistas e pela mobilização na organização e estrutura das atividades de inverno.
clima em Bariloche
Centro Cívico de Bariloche

A agência Destino Sul, onde recebemos os nossos passageiros, está localizada na Galería del Sol, na Rua Mitre 340, loja 54 (andar superior). A Galería del Sol é a mais tradicional e charmosa de Bariloche e está no coração da cidade.

Nessa época já estamos recebendo os turistas que estão chegando a Bariloche na temporada de inverno. Devido ao grande movimento, de junho a setembro estaremos enfocando o atendimento e assessoramento sobre os passeios pessoalmente na agência Destino Sul em Bariloche.

Lembramos a todos que podem fazer suas reservas antecipadas de passeios em nossa loja online destinosul.com.br. Quem preferir, pode ir diretamente à nossa agência em Bariloche. Fica na Calle Mitre 340, loja 54 (piso superior), Galería del Sol, bem no centro da cidade. Horário de segunda à sábado das 9h às 21h00 e domingo de 10h às 21h00.

Saibam as novidades e notícias “fresquinhas” de Bariloche entrando na fan page do blog, clique aqui. Não deixe de curtir a página!

 Se inscreva no link  goo.gl/cd8w74 para ficar por dentro das novidades!

 

galeria 2

Bariloche para Brasileiros é Destino Sul
Bariloche para Brasileiros é Destino Sul

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. Se formou em Bariloche como guia regional da Patagônia, se tornando a primeira brasileira a ter este título. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há mais de 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração...

40 pensamentos

  1. Parabéns pelo blog. Informações muito importantes, principalmente porque vem de alguém que a conhece muito bem. Dá para perceber que Bariloche é linda em qualquer época do ano mesmo.

  2. Olá Sabrina! Gostei muito do Blog. Obrigada pelas dicas, estão sendo muito importantes. Queria saber se você poderia tirar uma duvida minha. Estarei em Bariloche do dia 23/5 a 28/5 mas não vou para esquiar, apenas para conhecer a cidade e a paisagem. Mas eu queria saber se nesta época já tem neve no topo das montanhas mais altas. Sou fotografa e irei fazer um ensaio fotográfico na cidade.Obrigada!

  3. Boa tarde Joyce, obrigada por acompanhar o blog!

    Nesta época existe a possibilidade de começar a acumular neve nos cumes das montanhas, igualmente eu nao teria como te precisar em qual quantidade, a cada ano o clima tem variado.

    Que interessante fazer um ensaio fotográfico em bariloche, para que seria? Você escolheu lugares específicos para tirar as fotos?

    Se preferir escreve para o meu email, sabrinapoinho@gmail.com, para me comentar mais sobre a sua vinda a Bariloche.

    Beijos!

  4. Parabéns Sabrina pelo blog! Informações e dicas super úteis e bacanas!!
    Estou de viagem marcada com minha família pra Bariloche dia 24/06/15! Te mandei um email com mais algumas dúvidas e perguntinhas viu?
    Beijos,
    Grasielle

  5. Olá Grasielle, muito obrigada!

    Sim, eu recebi o seu email e já te respondi, pode me escrever quantas vezes você desejar!

    Beijos!

  6. Boa tarde Fernanda!

    Geralmente o início deste passeio ocorre depois da segunda metade de junho, mas tudo dependerá das nevadas e de como se comporte o clima.

    Beijos

  7. Olá … muito bom seu blog
    Então, gostaria de saber se há neve no mês de dezembro em especial no período de 23 a 26/12 que é quando minha família e eu pretendemos viajar e gostaríamos de conhecer algum lugar com neve.

  8. Olá Ligia, geralmente é possível sim, mas o ideal seria viajar a partir da segunda quinzena, já que as chances de acumular mais neve sao maiores.

    Beijos

  9. Boa tarde!

    Adorei o blog! Estarei aí na semana que vem e a leitura aqui me ajudou muito. Espero poder contatar vocês por lá =)

    Abraço!

  10. Olá.
    Gostaria de informações sobre a possibilidade de chuva em junho, bem como de informações sobre aluguel de roupas para usar nas estações de esqui.
    Cecilia

  11. Boa tarde Ana,

    Nao temos como saber isso ainda com certeza, mas em junho sempre existe a possibilidade de chover. Qualquer novidade importante sobre o clima estarei comentando mais adiante aqui no blog e principalmente no facebook, nao deixe de curtir a fan page do blog.

    Um abraço

  12. Olá, o que fazer em bariloche no mês de janeiro com crianças? As crianças têm 4 anos.

    1. Bom dia Marcela. Em janeiro são feitos os passeios mais voltados para curtir a paisagem, as navegações, ir às prainhas de lago, cavalgada, atividades de aventura, teleféricos. Obviamente uma criança de 4 anos não desfruta tanto de uma paisagem como um adulto ou de certas atividades que nao sejam brincadeiras específicas para a idade. É difícil fazer um roteiro voltado para uma criança de 4 anos em Bariloche no verão, mas de qualquer forma poderiam fazer o circuito chico, a navegação a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes, ir à confeitaria giratória do Cerro Otto, fazer um pic nic em alguma prainha, ir a Villa La Angostura, ir passear no Cerro Catedral para passear de teleférico, passear pelo centro, ir ao Parque Nahuelito (de dinossauros). Abs

  13. Sabrina,

    Meus parabéns pelo edificante Blog!
    Excelente fonte de conhecimento 🙂

    Desfrutar de Bariloche em julho não seria possível para mim:
    https://barilocheparabrasileiros.com.br/2017/01/10/quanto-seria-o-gasto-total-de-uma-viagem-a-bariloche-no-proximo-inverno/

    Junho é mês de Copa do Mundo, os preços estariam mais altos?
    Meu planejamento é ficar 1 semana no final do mês de maio.
    Estive no Chile (Vale Nevado) ano passado, foi possível ao menos brincar na neve 🙂

    Abraço!

    Wagner Vinicius

    1. Boa noite Wagner, obrigada!

      Independente da Copa do Mundo, a época mais cara em Bariloche é julho e agosto, pela grande demanda de turistas e por ser o auge da temporada de neve.

      Maio ainda nao é temporada de neve, por mais que possa ocorrer as primeiras nevadas em alta montanha, típicas do final do outono. Mas imagine que nao houve tempo suficiente de acumular neve para a realizacao das atividades.

      Abraço!

  14. Oi Sabrina,

    Estou adorando ler seu blog, confesso que estou um pouco preocupada pois irei a Bariloche na última semana de junho justamente para skiar e corro o risco de ainda não ter neve. Pode acontecer?
    Izabel

    1. Boa tarde Izabel, obrigada por acompanhar o blog. A cada ano o clima tem se comportado de uma maneira, ainda mais no início do inverno quando a quantidade de neve é sempre uma icognita. No ano passado o Cerro Catedral iniciou a temporada no dia 1° de julho, mas há possibilidades de se iniciar na última semana de junho se o clima colaborar. Bjs

  15. Ola, tudo bem? Quero saber se tem alguma região de bariloche que consigo esquiar no mês de novembro. Consigo fazer alguma atividade na neve ainda? Obrigado e parabéns pelo blog. Muito informativo

    1. Boa noite Wendel, obrigada!

      Já em novembro nao é possível esquiar, geralmente a temporada de ski com sorte chega até a primeira semana de outubro, mas tudo dependeria do clima. Abs

Deixe uma resposta