Dicas sobre Bariloche para quem viaja em novembro

Bariloche em novembro está na baixa temporada e essa é uma boa época para quem deseja fazer uma viagem mais econômica. Saiba quais passeios e atividades fazer neste período da primavera e como é o clima.

Se você é aquele turista que gosta de viajar em baixa temporada, seja para fugir de tumulto ou economizar, Bariloche em novembro pode ser uma excelente época para conhecer os encantos da primavera na região.

 

Ao optar por este período, é importante não estar pendente de ver a neve. Se chegar a ter um pouco nas montanhas, é porque caiu alguma nevada fora de época. Esteja aberto a curtir os passeios mais paisagísticos ou realizar atividades mais de aventura. Há muitas opções.

Leia também: Qual a época indicada para fazer atividades na neve 

Não pense que viajando a Bariloche em novembro na baixa temporada não terá nada para fazer. A cidade oferece várias opções o ano inteiro: passeios clássicos terrestres, navegações e várias atividades de aventura. Como eu sempre digo, Bariloche não é só neve. A época fora do inverno é ideal para fazer os passeios mais contemplativos. A paisagem de Bariloche é sensacional e por si só vale a viagem.

Leia também: Bariloche no verão

Dicas de passeios e atividades

Circuito Grande e outros

Em novembro se inicia um passeio bem interessante, que não é realizado no inverno: o Circuito Grande. Nele é possível conhecer os principais ambientes naturais da Patagônia. É muito interessante ver o contraste do deserto da estepe com o bosque andino rodeado de lagos. Além disso, nessa excursão é possível conhecer Villa Traful e Villa La Angostura.

Uma dica: opte entre fazer o Circuito Grande ou San Martin deLos Andes pela Rota dos 7 lagos. Em ambos se conhece Villa La Angostura e são percorridos quase 90 Km entre esta cidade e Bariloche.

Valle Encantado
Circuito Grande

Outros passeios clássicos para fazer em novembro é o Circuito Chico (que tem parada no Cerro Campanário), o Cerro Catedral e o Vulcão Tronador.

Pesca Esportiva

Também neste mês se inicia a temporada de pesca esportiva em diferentes lagos e rios da região. A truta arco-íris é a principal espécie que podemos encontrar na Patagônia. A modalidade mais praticada na Patagônia é a pesca com mosca (fly casting). Para pescar é necessário ter uma autorização do Parque Nacional Nahuel Huapi.

Rafting

O derretimento da neve começa em setembro. Assim, em novembro, os rios do Parque Nacional Nahuel Huapi aumentam o seus caudais e são iniciadas as atividades de rafting em diferentes níveis: o nível mais tranqüilo é feito no Rio Limay, que nasce no Lago Nahuel Huapi e corre pela estepe (uma paisagem incrível). Para quem curte mais adrenalina, a pedida são as saídas de rafting ao rio Manso Superior, que chega à fronteira com o Chile.  Um nível intermediário é no Rio Manso Inferior.

rafting
Foto: Extremo Sur

Trekking

Bariloche é um destino conhecido também por ter muitos refúgios de montanha e trilhas. Uma opção bem bacana, que além de agradar a quem ama trekking, também agrada às pessoas que não querem fazer muito esforço: é a trilha à lagoa verde do Refugio Neumeyer (mais conhecida no inverno como caminhada à lagoa congelada). O Valle del Chalhuaco é um lugar privilegiado para quem quer fazer uma atividade em contato com a natureza. Muitos não sabem, mas durante todo o ano tem saídas organizadas para fazer trilha, que inclui almoço e transporte.

Passeios lacustres

Além das atividades mais alternativas e dos passeios clássicos terrestres, em novembro é possível fazer as tradicionais navegações para a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes (o famoso bosque do Bambi) e ao Puerto Blest e à Cascata Los Cántaros, com opção de navegar o Lago Frias.

isla victoria cau cau

Roteiro para 5 dias

Em Bariloche no mês de novembro você tem ainda diversas opções: cavalgar, tirolesa, velejar e caiaque. Abaixo dou um exemplo de roteiro de 5 dias para fazer nesta época:

– Tour ao Circuito Chico e Cerro Catedral

– San Martin de Los Andes ou Circuito Grande (optar por um dos dois)

– Trilha no Valle del Challhuaco ou rafting ou cavalgada

– Navegação a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes ou Puerto Blest

– Vulcão Tronador

Como é o clima de Bariloche em novembro

A grande dúvida de quem viaja a Bariloche em novembro é se ainda faz frio. A resposta é sim, mas não podemos comparar à época do inverno. O que ocorre neste mês é que há muita amplitude térmica. Isso quer dizer que você pode encontrar tanto temperaturas que podem chegar a aproximadamente 5°C, mas também temperaturas máximas acima dos 20°C. Esta grande diferença de temperatura pode ocorrer em um mesmo dia. Existe a possibilidade de nevar um pouco nos cumes das montanhas, o que pode chegar a fazer a temperatura cair de repente. Resumindo, venha preparado para tudo, traga agasalhos, mas também roupas mais leves e esportivas para poder passear comodamente.

Vista do centro Cívico

Outra característica bacana de novembro é que a cada dia o sol se põe mais tarde, depois das 20h, o que dá aquela sensação de que o dia rende mais.

O único incômodo de novembro é que em determinada data, alguns teleféricos fecham alguns dias para manutenção (por ser baixíssima temporada), entre eles o Teleférico Cerro Otto. O mesmo ocorre em maio.

Espero que estas dicas sirvam para te ajudar a organizar a sua viagem em novembro e mostrar as muitas propostas que Bariloche oferece na baixa temporada.

Não deixem de acompanhar o blog para estar por dentro de todas as novidades de Bariloche. Se você deseja receber as informações e promoções dos passeios para a temporada do ano que vem, é só enviar um email a sabrinapoinho@gmail.com.

Até a próxima!



Booking.com

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. É formada em Bariloche como a primeira guia regional da Patagônia. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há quase 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração…

Deixe uma resposta