“El Refugio en Arelauquen”, uma experiência inesquecível na montanha!

El Refugio de Arelauquen é um daqueles passeios que todo brasileiros sonha em fazer no inverno em Bariloche. Conheça mais sobre esta proposta no blog Bariloche para Brasileiros.

 

 

Realmente é difícil escolher qual é o melhor passeio de Bariloche, na cidade existem muitas opções divertidas, interessantes e inesquecíveis tanto no verão como no inverno.
Como estamos nos aproximando do inverno e muitos já estão organizando suas viagens a Bariloche, gostaria de comentar sobre uma excursão em especial, que em minha opinião é a melhor experiência que um turista pode ter em Bariloche no inverno.  Este passeio se chama El Refugio, que é organizado pelo Country Club Arelauquen.  O passeio é feito na ladeira sul do Cerro Otto, onde a neve se mantem mais tempo por estar protegida do sol.

 

Esta atividade é nada mais e nada menos que dirigir motos de neve pela montanha em plena noite ou entardecer e disfrutar de uma espetacular gastronomia dentro de um restaurante no alto da montanha.

 

O passeio começa em Arelauquen, localizado na beira do Lago Gutierrez, onde os turistas serão recebidos no bar Club House deste mesmo lugar e degustarão uma deliciosa tábua de frios e um brinde de boas vindas, com vinho, champagne ou outras bebidas. Depois desta cálida recepção, os visitantes entram em uma camionete que irá subir até chegar ao setor onde estarão esperando os guias junto às motos de neve. Depois de uma conversa de como dirigir a moto, que não é para nada complicado, e sobre segurança, as pessoas se acomodam nos veículos e começam o caminho pelo bosque nevado, em direção ao refugio. Vão duas pessoas por moto, se quiserem, um pode dirigir na ida e o outro na volta. O guia vai à frente, cuidando ao grupo e sempre olhando para trás, enquanto todos andam a uma baixa velocidade e em fila, não é corrida de motovelocidade! Desta maneira, todos disfrutam ao máximo a montanha e a natureza à noite, algo bem diferente.
São mais ou menos 20 minutos recorrendo uma trilha com neve acumulada nos cantos (já que passam uma máquina para preparar o caminho para as motos)e também ao lado, um lindo bosque, que somente está iluminado pelas luzes dos faróis e das estrelas, realmente uma maravilha! Quanto mais subimos,  podemos ver cada vez mais a  cidade de Bariloche iluminada à noite ou ao entardecer, desde o alto da montanha.
Depois de chegarmos  ao destino e estacionarmos as motos, entramos no restaurante “El Refugio”, que se encontra a 1300 metros de altura, imaginem a vista desde este lugar!
“El Refúgio” foi todo construído em pedras e madeiras, está todo iluminado por luzes de vela , possui amplas janelas e um mirante com uma vista impressionante.

 

 

No jantar dentro do refugio, os visitantes são recebidos geralmente com alguma sopinha de entrada e alguma invenção do chef, só para entrar em calor. Depois será servido um delicioso fondue de queijo com várias guarnições, e é claro, o melhor acompanhamento é tomar um bom vinho tinto, que também está incluído. Quando você pensa que já está satisfeito, ainda falta a sobremesa, que é um maravilhoso fondue de chocolate, com frutas e biscoitos. Por isto, tente conciliar o apetite para comer os dois fondues. Depois do jantar, é hora de botar o pé na estrada, ou melhor, na neve e voltar às motos para descer todo o caminho que foi percorrido.  Dirige na volta quem tomou menos vinho, mas fique tranquilo que os coordenadores dos passeios estão cuidando as pessoas, é normal que alguém passe um pouquinho da conta, rss. São mais ou menos 20 minutos dirigindo as motos de neve em descida, para depois entrar nas camionetes que estarão esperando para descer novamente até o setor do Club House.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O passeio dura aproximadamente 3:30 horas, posso garantir que são horas inesquecíveis!

É importante esclarecer que o traslado do seu hotel a Arelauquen e vice-versa é por conta própria, não está incluso no valor do passeio, geralmente as pessoas contratam um remis.

Para fazer esta excursão tem que ir com roupa de neve, incluindo as luvas, também recomendo que levem uma mochila para guardar máquinas de fotos e acessórios. Dentro do “El Refugio” o ambiente é bastante cálido.

Os que tiverem interessados em realizar esta atividade é só entrar em contato comigo: sabrinapoinho@gmail.com

 

Até mais!

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. Se formou em Bariloche como guia regional da Patagônia, se tornando a primeira brasileira a ter este título. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há mais de 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração...

20 pensamentos

  1. Adorei Sabrina!! Deve ser demais!!
    Na chegada, procurando por você ainda conseguimos a reserva? Fica em cima da hora? Iremos em agosto, na segunda quinzena.
    O que você acha do La Cueva? É mais demorado o passeio de moto?
    Bj!
    Vivian

  2. Olá Vivian!

    Viu que maravilha é este passeio, imagina pessoalmente!

    Quando vocês chegarem a Bariloche, podem me procurar sem problemas na agência que, eu reservo este passeio e também podemos organizar outras opções conforme o clima .

    O “La Cueva” é bastante parecido, o tempo é mais ou menos o mesmo e se faz no Cerro Catedral, mas eu particularmente prefiro o “El Refugio”.

    Beijos!

  3. Oi Raffaella, as motos de neve são bem grandonas, por uma questão de segurança este passeio não é recomendável para crianças, principalmente de 4 anos. Mas existem outras opções para toda a família, como o ski bunda, trenozinhos arrastados por um cuadriciclo, caminhadas no bosque nevado com raquetes no pé, enfim, diversão não faltará! Beijos!

  4. Valeu Sabrina! Vou te procurar sim!
    Pego seu endereço por email ou aqui pelo blog?
    Bjs!
    Vivian

  5. Ola Sabrina! Tudo bem? Irei para Bariloche na última semana de Julho-2014. Gostei muito deste passeio no El Refugio , mas tenho uma dúvida: Irei com meu filho que tem 18 anos de idade e nem ele, nem eu sabemos dirigir motos. Caso eu contrate esse passeio, terria a possibilidade de algum dos guias dirigir a moto para nós dois? Sem mais agradeço e digo que lhe procurarei quando estiver em Bariloche. Abraços, Andrea

  6. Bom dia Andrea!

    Será a primeira vez que visitarão Bariloche?

    Realmente este passeio é maravilhoso e uma experiência única. Olha só, antes de que subam nas motos, os guias indicam bem como dirigi-las, não é igual a uma moto comum, é bem mais simples. Basta acelerar um pouco ou frear e só fato de não acelerar, a moto sozinha diminui a velocidade. Todos vão em fila a uma baixa velocidade, acho que seu filho poderia se animar a dirigi-las se quisesse. Igualmente podem ir de carona com o guia ou outras pessoas que queiram dirigir.

    Será um prazer poder recebê-los em Bariloche pessoalmente, me procura sim!

    Qualquer coisa escreve para mim: sabrinapoinho@gmail.com

    Beijos!

  7. OLA ADOREI TUDO ! ESTOU INDO AGORA 30-05 CONSEGUIREI FAZER ESSE PASSEIO E TEREI CONTATO COM A NEVE ? JA QUE FALAM QUE É MELHOR IIR EM MEADOS DE JULHO E AGOSTO! E COMO FAÇO PARA TE LOCALIZAR?
    DESDE JÁ TE AGRADEÇO!

  8. Olá Sabrina! Qual o horário mais tarde em que sai este passeio? Somos 5 pessoas, sendo uma criança de 10 anos, como faríamos com as motos? Obrigada desde já!

  9. Olá, para fazer o último turno tem que estar as 21:30 em Arelauquen e sair do hotel umas 21 hs.

    A crianca iria de carona com algum guia, e os outro quatro iriam em outras duas motos.

    Beijos!

  10. Olá, qual o seu nome? Está funcionando, mas não todos os dias, se você já estiver em Bariloche dá uma passadinha na agência e pergunte por mim, assim fazemos a reserva. Hoje estarei a partir das 17 hs.

    Abraços!

  11. Olá Barbara!

    Neste momento está sendo realizado este passeio, é bem provável que se realize na época na qual você virá, mas somente quando você chegar eu poderei confirmar.

    Beijos!

  12. Ola Sabrina
    Chego à Bariloche na sexta agora
    Qual valor desse passeio El refugio para 4 pessoas?
    Como ter contato com voce quando chegar aí?
    obrigada

Deixe uma resposta