Viajar a Bariloche agora é mais barato: Devolução do imposto IVA na Argentina para turistas estrangeiros

 Finalmente está vigente desde do dia 2 de janeiro de 2017, depois de anos só no papel, a devolução do imposto que se chama IVA (imposto ao valor agregado) aos turistas estrangeiros que visitarem a Argentina.

Essa restituição é feita para quem pagar o alojamento com cartão de crédito ou débito internacional nas agências ou diretamente com o hotel.  O valor devolvido é de 21 % sobre o valor da diária do alojamento e do café-da- manhã, se o mesmo estiver dentro da tarifa. Não será necessário que o turista realize nenhum trâmite extra no aeroporto, o desconto já sairia automaticamente no cupom fiscal. Então, é só ficar ligado na hora de pagar a reserva do seu hotel! A medida é tão nova que confesso que ainda tenho algumas dúvidas sobre se a medida é válida para as compras feitas por internet em páginas como booking e decolar, por exemplo. Qualquer outra nova informação sobre esse assunto estarei atualizando aqui nesta publicação. Com certeza esta nova medida é um grande incentivo para que você escolha Bariloche como o seu próximo destino das férias!!!
 
 
Imagem do aeroporto de Bariloche (Foto: Bariloche2000)
 
Aproveitando esta boa notícia, aproveito para comentar que mais adiante estaremos divulgando muitas novidades e as promoções da agência para a próxima temporada de inverno. No momento ainda não temos as tarifas e promoções estipuladas para o inverno, neste caso peço um pouco de paciência às pessoas que me escrevem já querendo fazer as reservas dos passeios. Estou cadastrando os emails de todos que entram em contato para enviar futuramente as novidades sobre as reservas dos passeios e promoções. Se você viajará a Bariloche no meio do ano, não deixe de me enviar um email a sabrinapoinho@gmail.com solicitando receber as novidades.

 

Se você viajará agora no verão ou antes do inverno, também não deixe de entrar em contato comigo para organizar um roteiro de maneira personalizada. Seja assessorado por quem conhece Bariloche e de maneira gratuita, você somente pagará pelos passeios que reservar.
 
 
Espero poder encontrá-los em Bariloche neste ano!
 

 

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. Se formou em Bariloche como guia regional da Patagônia, se tornando a primeira brasileira a ter este título. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há mais de 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração...

30 pensamentos

  1. Voltei ontem de bariloche e o hotel disse que irá creditar o iva em breve no meu cartão. Muito novo, não recebi nenhum comprovante que receberei os 21% de volta. Será que eles cumprirão o prometido?

  2. Bom dia,

    Realmente é uma medida muito nova que se iniciou nesta semana, pelo que foi divulgado disseram que o iva é devolvido automaticamente no cartao. Por favor, quando chegar a fatura do seu cartão nos avise se houve a devolução corretamente e vamos ampliando entre todos informações sobre este assunto. Uma pergunta, o hotel te deu uma nota fiscal?

    Abs

  3. Sabrina,

    Será que em meados de 15 de junho já encontro neve em Bariloche? Já estive aí uma vez num início de agosto e nao tive muita sorte com a neve. Quero aproveitar o Corpus Christi para emendar uns dias por aí.

    Obrigada.

    Simone

  4. Boa tarde Simone, o clima é questao de sorte mesmo, mas em meados de junho ainda é o final do outono, as chances de ter mais neve acumulada sao bem menores do que viajar em agosto, quando já o inverno se iniciou há mais de um mês. Claro, isso ocorre se nada fora do normal acontecer com o clima.

    Leia esta postagem onde comento sobre Bariloche em junho:

    http://www.barilocheparabrasileiros.com/2016/02/bariloche-em-junho-ou-setembro-sera.html

    Beijos

  5. Por duas vezes estive em Bariloche no final do mês de maio e, nas duas vezes, tive a sorte de ver MUITA NEVE LINDA!… Estava frio e até precisei alugar roupas para ir ao cerro otto, onde afundava caminhando na neve. Se você for em Junho, penso que há grandes chances de você ver MUITA NEVE LINDA!

  6. Bom dia Sabrina!

    Depois do post você teve mais alguma informação? Quero reservar meu hotel mas não sei se vale a pena pagar no hotel ou se posso pagar através de sites como decolar.com e hoteis.com. Você sabe me dizer?

    Obrigado!

  7. Bom dia,

    Ainda está tudo confuso com relação a este assunto, tenho lido alguns depoimentos de pessoas que conseguiram a devolução e outras que disseram que o hotel não sabia nada, isso em outros destinos turísticos da Argentina também. Toda medida nova na Argentina acontece isso e muitos estabelecimentos estão mal informados, imagina as agências aí no Brasil ou as que vendem online tipo Decolar. Para que ocorra a devolução, primeiramente o hotel deve ser cadastrado como “responsable inscripto” na AFIP, que é a Instituição que regulariza os impostos na Argentina. O estabelecimento deve poder emitir uma fatura eletrônica tipo “T” na página da AFIP colocando os dados do turista estrangeiros no momento do check out e também deve solicitar o documento do hospede para tirar uma cópia, para poder depois justificar a AFIP a devolução do imposto. Como podemos notar, a burocracia maior é para os hotéis, não para o turista, por isso alguns estabelecimentos ainda não devem estar aplicando esta devolução seja por desconhecimento ou por se fazerem de desentendidos. O que eu recomendo diante desta situação: Antes de reservar e pagar o hotel, seja na agência física da sua cidade, tipo uma CVC, ou via online, tipo uma Decolar, se informe antes sobre como irão devolver o IVA e se não derem nenhuma posição, tente reservar diretamente com o hotel sem intermediários, mas pergunte antes se emitirão a “factura T”. Compre a passagem aérea por outro lado . No dia do check out no hotel, não deixe de exigir a tal “factura eletronica T” e pague com cartão de crédito ou débito para ter direito à devolução. A página do booking não inclui o IVA no valor, de repente seria melhor reservar aí do que na Decolar, por exemplo. Quem viajou agora em janeiro e puder aportar com algum dado, será muito bem-vindo.

    Abs

  8. Olá Sabrina, bom dia… me desculpe usar o post mas queria muito referências do Boutique Hotel & Apart Bosque del Nahuel… ele está com um preço imbatível para agosto e me parece um hotel excelente. Será a minha primeira vez em Bariloche e estou tentando casar um hotel bom com boa localização…

  9. Boa noite, já ouvi falar mas nao conheco a fundo os servicos e estrutura deste hotel, dá uma pesquisada nas resenhas do booking. Quanto localização o que posso te dizer é que está bem afastado do centro, uns 19 Km, o que geralmente ocasiona gastos extras com transporte, seja para os passeios ou para sair para jantar.

    Abs

  10. Oi Sabrina tudo bem!? Descobri sua página e achei muito boa sua iniciativa de orientar e não só vender. Eu fechei um pacote na decolar.com para final de agosto (espero ter neve para rodar tudo) e já vinha o desconto na compra, tanto que na hora de finalizar o site dizia que não estava incluído o IVA, e que para argentinos teria ainda de incluir.

    Se puder me adicione na sua lista de e-mails personalrodrigo@gmail.com grande abraço

  11. Bom dia Rodrigo!

    Obrigada pelo dado. No dia do check out no hotel fique de olho ao receber o recibo.

    Já te adicionei no listado de pessoas que viajarão no próximo inverno para te manter informado sobre qualquer novidade.

    Vamos nos falando e não preciso nem falar que será um prazer recebê-los em Bariloche!

    Um abraço

  12. Olá, Sabrina.
    Enviei um e-mail pra você hoje mais cedo. Irei à Bariloche no dia 14/06 e voltarei no dia 20/06/17.
    Fiz a reserva do hotel (Cristal) pelo booking.com. Apareceu a seguinte mensagem:

    “Você vai pagar ao hotel na moeda local do hotel (ARS), com base na taxa de câmbio válida no dia do pagamento.
    ISS de 21 % não incluído(a)”

    Fechei o hotel apos ter enviado o e-mail. Lá havia pedido cotação de hotel, mas como já disse, não mais necessidade.

    Vc pode me adicionar à sua lista de contatos?
    leonardovieira18@hotmail.com

    Grato,
    Leonardo Vieira

  13. Boa noite Leonardo!

    Já te adicionei no listado de pessoas que viajarão no próximo inverno para te manter informado sobre qualquer novidade. Em breve estarei respondendo o seu email.

    Obrigada por compartilhar este dado. Lembre-se que para ter direiro à devolução ou nao pagar o imposto, deverá pagar o hotel com cartao, nao com dinheiro.

    Vamos nos falando por email,

    Um abraço

  14. Olá Sabrina!
    Fiz check in no hotel Cottbus em Bariloche hoje e a atendende informou que há um imposto municipal por pessoa, e que o preco varia de acordo com o numero de estrelas do hotel.
    Achei estranho, pois nenhum hotel aqui nunca cobrou isso (só nessa viagem fiquei em 3 hoteis diferentes, nas duas passagens por Bariloche).
    Voce sabe se isso realmente existe?
    Sobre o IVA, no Hotel Ski em Esquel os atendentes desconheciam a nova regra e se recusaram a aplicar a isencao, dando mil desculpas. O hotel internacional em Bariloche fez a cobranca diretamente no cartao com o IVA incluso (apesar da reserva ser pelo booking). No Hotel Val Garden em Bariloche eles concederam a isencao, tirando foto do passaporte. Aqui no Cottbus informaram que também há isencao, sendo necessario scanear o passaporte e a parte de tras do cartao (para provar que é internacional).

    Abracos,
    Anita

  15. Boa noite Maria Anita!

    Obrigada por aportar estes dados.

    Você não sabe a confusão e protestos dos barilochenses que está provocando a implementação desta nova“Ecotaxa”, que inventou o município para melhorar a infra-estrutura da cidade. É muito recente e ainda não está certa se seguirá vigente, a maioria dos empresários hoteleiros estão contra esta medida e pressionando para terminar, já até fizeram baixo assinado. Creio que o valor da taxa varia entre 5 e 60 pesos (1 a 12 reais) por dia de alojamento, cobram no máximo 3 dias. Varia de acordo à categoria do hotel. Quando estiver algo mais definido sobre isso estarei comentando aqui no blog.

    Um abraço

  16. Olá Sabrina!

    Parabéns pelo seu blog! Ele está me ajudando muito.
    Vou para Bariloche pela primeira vez no último fds de junho.
    Estou pensando em ficar no hotel Tirol, ou no Premier Bariloche, o que vc acha?
    Gostaria de saber as novidades da temporada de inverno. Se puder me adicionar à sua lista eu agradeço!
    julianacoutoo27@hotmail.com

    Obrigada! Bjs

  17. Bom dia Ana, ainda seguem as polêmicas pelo “Ecotasa”, empresários e políticos seguem discutindo, mas creio já estao cobrando nos hoteis.

    Beijos

  18. Boa tarde Sabrina,
    Estou indo dia 25/06 com meus 3 filhos, estou totalmente perdida. N sei média de quanto gastarei por dia, se temos chance de ver neve (as pistas ja estao branquinha?). Taxi do aeroporto para o hotel, é muito caro?
    Obrigado
    beijos

  19. Boa noite Bruna,

    Eu adicionei o seu email na minha lista de contatos para te enviar qualquer novidade importante da agência.

    Na fan Page do blog poderá ir vendo as fotos atuais, novidades e informações sobre o que está acontecendo com o clima, é só entrar no link abaixo e não deixe de curtir também a página:

    https://www.facebook.com/barilocheparabrasileiros/

    Esperamos por vocês em Bariloche!

  20. Olá sabrina, estou indo a Bariloche amanha e acabei de receber um email do hotel e pelo que entendi eles estão cobrando taxa de visitante?? veja a mensagem:
    Estimado,
    Le informamos que la Secretaria de Turismo de Bariloche implementó una tasa para no residentes de dicha ciudad, la misma tiene un costo al día de hoy de $ 90.- por pasajero adulto y los menores de 14 años no cumplidos están exentos. Este decreto obliga a los hoteles a cobrar la misma en el momento del check in, como así mismo detallar los datos personales de los visitantes.
    Quedamos a su disposición ante cualquier consulta.
    Un saludo cordial,
    Club Hotel Catedral

  21. Boa tarde Tânia,

    Esta taxa nao é o imposto IVA mencionado acima, é uma nova “Ecotaxa” para ajudar a melhorar a estrutura turística da cidade. A mesma é cobrada de acordo à categoria de cada hotel.

    Bjs

  22. Olá, Sabrina. Vou para Bariloche agora dia 24. Será que poderia me adicionar na lista de e-mails para ficar por dentro das novidades? Obrigada!

  23. Boa noite Sabrina;
    Tem alguma notícia sobre a devolução do IVA? como está sendo ressarcido esse valor?
    Se possível me add na sua lista de email, estou chegando em Bariloche dia 10/08/17.
    Obrigado

  24. Este imposto é automaticamente descontado quando se paga no cartao de crédito, na recepção do hotel.

    Seria bacana que algum turista comente a própria experiência, pelo menos na agência nao tenho escutado dos clientes que tiveram problemas.

    Qual é o seu email?

    Te esperamos em Bariloche!

  25. Oi Sabrina Boa tarde! Tudo bem?
    Estou querendo ir para Bariloche, mas ou menos na data de 18 a 28 de agosto.
    Gostaria de ficar no Llao Llao (5 dias) e os outros 5 dias em algum hotel no Centro.
    O que me sugere?. Eu vi o El Casco e o Lirolay, mas ainda nao sei qual escolher. Acha que vale a pena 10 dias? ou apenas 1 semana no Llao Llao? Vou com esposo e filha de 7 anos.
    Sabe quanto gastaria mais ou menos em alimentação no Centro da Cidade?

    1. Boa noite Cristiane, te dou exemplos de hotéis no centro ou próximo de 4 e 5 estrelas: Cacique Inacayal, Alma del Lago, Edelweiss, Panamericano, Cristal, Design Suites. Dá uma lida nas resenhas da internet para saber a opiniao de quem já se hospedou nestes lugares. Te passo um link do blog para ler sobre gastos:
      https://barilocheparabrasileiros.com.br/2018/02/23/quanto-custa-viajar-bariloche/

      Te esperamos em Bariloche, em breve estarei anunciando o endereco da nova agência receptiva onde estaremos atendendo!

      Beijos

Deixe uma resposta