O clima em Bariloche em novembro de 2014, surpresa!

Já é novembro em Bariloche e alguns brasileiros visitam a cidade nesta época. Como é o clima em novembro? Podemos dizer que é bem imprevisível.

 

Teoricamente em novembro e dezembro o clima oscila bastante, tanto podem ocorrer dias cálidos de mais de 20°C, como dias mais “fresquinhos” com média de 15°C e também dias mais frios com temperaturas menores a 10°C, realmente todas estas opções são possíveis nesta época. Sendo a temperatura tão imprevisível, é sempre importante trazer quando vier a Bariloche roupas abrigadas, mesmo fora do inverno e por mais que exista a possibilidade de ocorrer dias mais cálidos.

 

Como eu sempre digo aos brasileiros que atendo, é sempre melhor sobrar roupa do que faltar, principalmente quando vamos passear na montanha, onde o clima é diferente ao da cidade.  Novembro é uma época onde não é possível ter contato com a neve, a não ser com algum restinho que ficou acumulada nos cumes da montanha e para ter acesso à ela, a única possibilidade é tomar o teleférico que estiver habilitado desde a base do Cerro Catedral. Digo tudo isto teoricamente, vejam só o que pode acontecer:

Hoje quando acordei e olhei pela a janela (sempre faço isto), tive uma enorme surpresa, a cidade estava pintada de branco e caía muita neve, nada comum nesta época, inclusive em pleno inverno esta situação tem acontecido muito pouco nos últimos anos. Se não me falha a memoria, nos seis anos nos quais eu vivo aqui, não me lembro de ver uma nevada dessas na cidade no início de novembro. Muito esporadicamente podem ocorrer às vezes fora do inverno algumas poucas nevadas bem  localizadas em alta montanha, como aconteceu em janeiro deste ano em pleno verão depois de termos temperaturas de mais de 30°C.

 Enquanto tomava café da manhã e cada vez que olhava pela janela (seguia caindo neve), fiquei imaginando a emoção das pessoas que estão chegando hoje na cidade, sei que muitos brasileiros sonham em poder ver a neve e os turistas que viajam nesta época já chegam conformados de que não irão ter esta oportunidade como  teriam no inverno.

 

Também fiquei pensando nas pessoas que vieram em agosto e presenciaram uma onda de calor que derreteu grande parte da neve que tinha sido acumulada, chegamos a ter temperaturas de 18°C em um mês onde teoricamente se considera que deveria fazer mais frio e quando deveria cair mais neve. Eu que moro aqui não posso deixar de me surpreender e cada vez é mais difícil responder a pergunta de que qual é a época na qual mais neva em Bariloche.  Eu terei que seguir respondendo que teoricamente a época na qual cai mais neve é a partir do meio de junho até o final de setembro, mas é claro, aqui na Patagônia tudo pode acontecer.
Com já disse muitas vezes antes, qualquer dúvida ou informação que não encontrarem no blog é só escrever para o meu email, sabrinapoinho@gmail.com, será um prazer poder ajudar de alguma maneira.
Espero por vocês em Bariloche!
Avatar

Autor: Sabrina Poinho Sainz de Vicuña

Olá, eu sou a Sabrina, autora e fundadora do blog Bariloche para Brasileiros. Sou carioca e barilochense de coração, mas mineira de nascimento. Estudei em Bariloche e me formei como guia regional da Patagônia, sendo a primeira brasileira a ter este título na cidade de carreira terciária. Depois de anos trabalhando em turismo e promovendo Bariloche, fundei a agência Destino Sul junto à familiares. Há alguns anos, o meu irmão Alejandro entrou neste projeto comigo, se tornando é co-autor deste blog e diretor da Destino Sul do Brasil. Sou louca com gatos e amo a gastronomia da cidade e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Estou casada e moro em Bariloche há mais de 15 anos por culpa de um argentino, um físico nuclear que sempre me apoia e segue irradiando o meu coração...

7 pensamentos

  1. Caraca, hein? Vi as fotos do Manu e fiquei impressionado com a quantidade de neve. Show!!

  2. Oi Lindolfo, quanto tempo! Viu que loucura o clima, e ainda segue nevando na cidade, nada normal para esta época.

    Da próxima vez que voltarem a Bariloche avisem, assim organizamos de sair uma galera para tomar umas cervejas artesanais. Também ficou faltando conhecer o El Bolson, né?

    Um abração pra você e a Tatiana!

  3. Boa tarde Amanda,

    Teoricamente no mês de maio costuma chover com mais frequência, mas nos últimos anos o clima tem mudado muito. Eu não teria como te afirmar se em Maio do ano que vem ocorrerão fortes chuvas ou não, neste ano por exemplo não choveu tanto.

    Qualquer outra consulta é só me escrever.

    Beijos

  4. Adorei o blog. Super profissional e com um texto super gostoso de ler. Parabéns e obrigada por compartilhar essas dicas conosco. Estou querendo visitar a cidade em novembro e vim pesquisar sobre o clima…. um abraço.

  5. Boa noite Cris, muito obrigada!

    Vem sim visitar esta cidade de incríveis paisagens! Ao chegar a Bariloche, é só me procurar para que eu possa te orientar a organizar os seus dias na cidade, conforme o seu perfil.

    Vamos nos falando e qualquer coisa é só me enviar um email.

    Beijos

Deixe uma resposta