Conheça Villa La Angostura, considerada o Jardim da Patagônia.

Como diz o título, Villa La Angostura é considerada o jardim da Patagônia aqui na Argentina, com toda a razão.

Conhecer esta cidade é uma das excursões que se pode fazer desde Bariloche, que se encontra a uns 83 Km de distância. Pertence a Província de Neuquén, se encontra na margem nordeste do grande lago Nahuel Huapi e está nas encostas de importantes montanhas como o Cerro Bayo, o Cerro Inacayal e Cerro Belvedere.

 

Tem características idênticas a Bariloche, já que possui bosques, lagos e montanhas. Seu nome se deve à estreita Península de Quetrihue, onde está, na sua ponta, o famoso Bosque de Arrayanes que se pode conhecer desde Bariloche fazendo um passeio de barco ou desde a própria Villa, tambem de barco ou por uma trilha de 12 Km, que se pode fazer de Bicicleta. “Angostura” vem da palavra em espanhol “agosto”, que significa estreito.

O que mais chama atenção da Villa La Angostura é a sua arquitetura e seu desenho urbano, neste lugar existe um decreto que diz que todas as construções devem ser feitas em pedra e madeira e não podem ser altas. Existe também uma grande quantidade de casa históricas, da época da fundação da cidade, em 1932. Muitas delas foram feitas pelo famoso arquiteto Alejandro Bustillo, que também fez várias construções importantes na cidade de Bariloche, incluindo o famoso Hotel Llao Llao. A excursão tradicional que vai a Villa La Angostura, faz um city tour pela parte comercial, que é uma pequena avenida cheia de lojas e restaurantes de pedra e madeira e depois vai no setor mais histórico da cidade, onde está a entrada da Peninsula de Quetrihue e as Bahias “Mansa” e “Brava”.

 

 

No inverno a excursão que vai a Villa la Angostura  passa também no Cerro Bayo (antes de chegar a Villa), que é um centro de ski “boutique” e muito exclusivo, menor que o Cerro Catedral. Para os que gostam de esquiar, a qualidade da neve desta montanha muitas vezes é melhor se comparada ao do Cerro Catedral, já que o Cerro Bayo está mais ao oeste na cordilheira. A base do Bayo é pequena e todos os que vão a este centro de ski, esquiadores ou não, tem que subir por um teleférico até o setor principal da montanha onde se concentram todas as atividades. Neste lugar é possível alugar trenozinhos para fazer ski bunda e você pode ver de pertinho as pessoas esquiando ou aprendendo. E a vista dos mirantes, é um espetáculo!

 

Então, para os que querem contratar uma excursão a Villa laAngostura no inverno, o itinerário é o seguinte:  a van passa pelo hotel a partir das 8 hs da manhã para buscá-lo, depois sai de Bariloche pelo leste e a seguir começa  o caminho pela estepe. Em um ponto a van entra em um desvio que vai em direção oeste, continuando pela estepe, tem um ponto de onde se pode ver a cidade de Bariloche de longe. Depois de um tempo a rota começa a bordear o Lago Nahuel Huapi pela margem norte, Bariloche está na margem sul deste lago, e começa a entrar em um ambiente de Bosque úmido, que vai aumentando quanto mais ao oeste se chega. Faltando 3 km para chegar no centro da Villa, se encontra o inicio da subida ao Cerro Bayo, um caminho de terra e pedregulho de mais ou menos 6 km. A van vai primeiro no Cerro Bayo, antes de chegar a Villa. Quando o veículo estaciona, por volta das 10 da manhã, o guia coordena com o grupo o horário de descida do Cerro Bayo e continuar o passeio para Villa La Angostura. Geralmente por volta de 1 da tarde a van está descendo, mas este horário varia dependendo do grupo. Se é um grupo onde todos vão esquiar, a excursão fica mais tempo no Cerro Bayo e se a maioria só está conhecendo, a van desce antes para La Angostura. Não se preocupe que o guia coordena bem os horários de acordo ao perfil do grupo. Depois de ter descido, se conhece o centro da Villa (onde geralmente se almoça) e depois a excursão segue caminho até o setor mais histórico da cidade, passando por famosas construções.

 No final da tarde começa o regresso a Bariloche, por volta das 16:30 ou 17 hs. O passeio finaliza aproximadamente às 18 hs.

 

No verão Villa La Angostura é muito buscada pelo os praticantes de pesca esportiva. Os lagos desta região são ideais para este tipo de atividade. Além disso, existem pela cidade várias trilhas pelo bosque para fazer trekking e passeios de barco. Realmente vale a pena conhecer Villa La Angostura durante todo o ano. Também tem um passeio regular até esta cidade, mais este é mais curto e não passa pelo Cerro Bayo.

Desde Angostura, começa a famosa rota dos 7 lagos, que chega até outra conhecida cidade chamada San Martin de los Andes, que se encontra a uns 110 Km de Villa La Angostura (existe uma excursão desde Bariloche até San Martin de los Andes, já irei falar sobre ela). Também da Villa La Angostura, por um desvio ao oeste antes da rota dos 7 Lagos, a uns 30 Km está a alfândega argentina para cruzar ao Chile pelo “Paso Cardenal Samoré”, que é um caminho que usam os moradores de Bariloche para ir ao Chile, cruzando a Cordilheira dos Andes.

Então, ao visitar Bariloche, não deixe de conhecer também a Villa La Angostura, um lugar inesquecível!

 

Avatar

Autor: Sabrina Poinho Sainz de Vicuña

Olá, eu sou a Sabrina, autora e fundadora do blog Bariloche para Brasileiros. Sou carioca e barilochense de coração, mas mineira de nascimento. Estudei em Bariloche e me formei como guia regional da Patagônia, sendo a primeira brasileira a ter este título na cidade de carreira terciária. Depois de anos trabalhando em turismo e promovendo Bariloche, fundei a agência Destino Sul junto à familiares. Há alguns anos, o meu irmão Alejandro entrou neste projeto comigo, se tornando é co-autor deste blog e diretor da Destino Sul do Brasil. Sou louca com gatos e amo a gastronomia da cidade e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Estou casada e moro em Bariloche há mais de 15 anos por culpa de um argentino, um físico nuclear que sempre me apoia e segue irradiando o meu coração...

5 pensamentos

  1. Oi Sabrina, estaremos em Bariloche agora no carnaval. Como ficaremos alguns dias hospedados em Villa La Angostura queria saber se é possível fazer a trilha a pé para o Bosque de Arrayanes e voltar de barco. Tem algum passeio parecido com o do Cau Cau que sai de Villa La Angostura mesmo?
    Obrigada!
    Cecília

  2. Olá Cecilia!

    É possível fazer a trilha até o Bosque de Arrayanes saindo do início da Peninsula de Quetrihue, sao uns 12 Km. Você pode comprar a ida ou a volta de barco se nao desejar caminhar os dois trechos, a bilheteria está na Bahia Mansa, pertinho do início da trilha. A navegacao vai somente até o Bosque de Arrayanes, nao vai até a Isla Victoria.

    Você também virá a Bariloche?

    Beijos!

  3. Bom dia Ivan,

    O passeio a Villa la Angostura e Cerro Bayo, terá um custo de 506 pesos. Ele geralmete começa a ser realizado em junho, mas também dependerá de quando abra o teleférico do Cerro Bayo.

    Abs

Deixe uma resposta