A influência da cordilheira de Los Andes no clima de Bariloche

A cidade de Bariloche, que está bem ao oeste da Argentina, tem um clima que é determinado por uma grande barreira topográfica: A Cordilheira dos Andes. Isto quer dizer que graças à existência desta majestosa formação geológica, as nevadas ocorrem nas montanhas da região e proporcionam os grandes centros de atividades invernais. Mas como acontece isto? O que ocorre é que os ventos úmidos dos anticiclones que provem do Oceano Pacífico ascendem por encontrar com as ladeiras da cordilheira e consequentemente descarregam toda sua umidade sobre as montanhas em forma de chuva ou neve. Este fenômeno se concentra entre os meses de maio e setembro, onde ocorre mais da metade das chuvas e nevadas de todo o ano. Esta umidade decresce consideravelmente de oeste a leste, por isto podemos encontrar uma grande diferença de vegetação e ecossistemas em poucos quilômetros transitando por Bariloche e arredores (o bosque úmido bem ao oeste e a estepe ao leste). Basta observar o caminho desde o aeroporto de Bariloche, passando depois pelo centro da cidade e indo em direção oeste pelo “circuito chico”, neste recorrido podemos notar uma grande mudança de ambientes, que são determinados pela quantidade de água que cai.

 

Muitos turistas perguntam qual é a melhor época para encontrar neve. Teoricamente, o melhor mês seria julho, mas nos últimos anos o inverno tem acumulado mais neve no mês de agosto e às vezes em setembro. Claramente, cada vez mais o clima a nível global vem sofrendo uma alteração e aqui é cada vez mais  difícil determinar quando irão ocorrer as melhores nevadas.  Imaginem que a atividade turística de Bariloche no Inverno depende muito das nevadas, e até para as pessoas que moram em Bariloche, esta época gera expectativas e dúvidas sobre o clima.  Em geral a previsão do tempo pode ser feita em um período curto de tempo, mas se você quiser programar suas férias com meses de antecipação, o que é o ideal, não se angustie se vai haver  neve ou não, é muito difícil saber agora o que vai acontecer em uns meses. O jeito é relaxar e pensar em tudo que tem de interessante para conhecer em Bariloche além da neve.
Alguns dados sobre a temperatura de Bariloche:

No verão, a média de temperatura é de aproximadamente 18°C, podendo chegar a temperaturas máximas de uns 33°C. Uma grande característica do verão é a grande amplitude térmica entre o dia e a noite.  Os dias são ensolarados e na noite refresca, na minha opinião é um clima muito agradável.

 

No inverno, a temperatura média está entre 0° e 10° C, podendo chegar a temperaturas extremas de 15° baixo zero (poucas vezes). Mas é claro, nas montanhas as temperaturas são mais baixas que na cidade. Para nevar, a temperatura tem que estar próxima aos 0°C e tem que ter uma determinada pressão na atmosfera.

 

Saiba mais sobre o clima em cada época do ano clicando aqui.

 

Até a próxima!

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. Se formou em Bariloche como guia regional da Patagônia, se tornando a primeira brasileira a ter este título. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há mais de 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração...

Deixe uma resposta