Nossas recomendações para a alta temporada de inverno, de acordo com o seu perfil e para curtir experiências diferentes

Diante de tantas opções em Bariloche, o que é melhor para o seu perfil?
Vamos começar esse post com um pouco de reflexão, tenha paciência para ler o que queremos explicar porque isso vai te ajudar a entender que é importante ser fiel ao seu perfil, antes de escolher qualquer coisa na vida, inclusive passeios em uma viagem.
Se pergunte: será que todos os turistas devem fazer o mesmo? Será que uma pessoa deve seguir roteiros prontos que oferecem a maioria das agências? Como saber tudo que é possível fazer em Bariloche e arredores para escolher? Em épocas de redes sociais e publis de influencers, que são pagos para dizer que um lugar é legal, como se basear para escolher as atividades nos seus preciosos dias de férias? Vai só na opinião dos outros ou também escolhe o que considera melhor, depois de receber uma orientação correta do que poderia fazer de acordo com o seu perfil? É aqui que entra a importância de uma agência especializada e com um atendimento diferenciado, como a nossa.
Só um parênteses: esse post é mais útil para turistas que curtem reservar passeios organizados com uma agência ou que sabem que nem tudo dá para fazer por conta própria de carro alugado, serviço que não oferecemos e nem recomendamos no inverno. Alugar carro ou não ou contratar passeios com agências que trabalham com profissionais especializados e capacitados, é uma decisão extremamente pessoal.
Tem coisas que só quem conhece a fundo uma cidade, os bastidores dos lugares e do turismo local vai saber dizer, recomendar ou alertar. Só uma experiência de anos e a ética profissional dará as ferramentas para ser de fato um bom consultor turístico. Existem variadas opções, como os passeios clássicos que todo mundo vende, os lugares massivos que todo mundo vai, as experiências mais exclusivas, os lugares com mais ou menos neve, as atrações com menos pessoas ou com multidão, aqueles que tem mais ou menos caminhada, novas propostas, passeios com experiências similares, o que pode fazer por conta, o que é bom reservar com antecedência, etc.

Existe também um fator que pode influenciar na sua decisão de escolher certos passeios, se receber um atendimento incorreto, e você nem perceber: seja porque o agente não conhece o destino direito, seja por algumas agências podem colocar seus interesses comerciais na frente, sem se importar com o seu perfil. Assim, podem omitir, recomendar ou não recomendar passeios com argumentos falsos. Esse tipo de manipulação acontece e passa desapercebido pelo turista, uma especie de engano permitido em nome dos negócios. E isso não acontece somente em Bariloche.
O que a nossa equipe de atendimento costuma dizer a quem nos pergunta quais passeios indicamos: que nos comente um pouco mais sobre o perfil do turista para que possamos orientar quais passeios são os mais adequados. É assim que começamos a atender, conhecendo um pouco o que cada pessoa busca na viagem e os gostos pessoais. Isso é possível saber sem que a pessoa conheça o destino. Exemplo do que nos importa saber: Gostaria de esquiar ou não, curte caminhar ou nem tanto, curte experiências mais contemplativas, será a primeira vez em Bariloche, será a primeira vez na neve, gosta de passeios mais exclusivos, tem alguma condição física especial, tem crianças, bebês, idosos, é uma viagem romântica de casal etc. Sim, cada turista é diferente e o seu perfil importa muito na hora de escolher o que fazer.
É até engraçado, tem gente ansiosa que nem se importa com o próprio perfil e já quer receber algumas opções de passeio sem questionar nada. Nossa recomendação é, vale a pena tomar um pouquinho de tempo para analisar as possibilidades e pensar no que gostaria realmente, se alguém está te ajudando a pensar para escolher o mais indicado. Valorize esse tipo de atendimento, porque não existe na maioria dos lugares.
Para os mais ansiosos, prometo que no final do post vou colocar quais são os passeios mais queridinhos dos nossos clientes e que agradam a diferentes perfis, aqueles que marcam a memória e impactam!
Mas antes, vamos confundir um pouquinho os caçadores de experiências em Bariloche, veja a grande variedade de atrações que é possível conhecer na cidade e arredores:

Viu esse mapinha? O município de Bariloche está escondido. O que podemos observar é que em uma viagem a Bariloche você não conhece só a cidade em si. Se você tivesse tempo, seria possível conhecer três províncias patagônicas, dois parques nacionais, 4 estações de ski, mais de 5 cidadezinhas e até ir na fronteira entre Chile e Argentina se o turista quiser, tudo isso numa única viagem e sempre voltando para Bariloche no mesmo dia. Todas rodeadas de uma paisagem impactante, o que torna os passeios que pegam a estrada em uma atração em si, destaque para a Rota 40, de norte a sul.
Por exemplo, um passeio feito todo ano é San Martín de Los Andes pela rota dos 7 lagos, que está a quase 200 Km de Bariloche. Recomendamos mais essa opção fora do inverno. O passeio queridinho do inverno na agência é o Snowcat Patagonia, feito no Cerro Perito Moreno, que pertence a cidade de El Bolsón, que está a 120 Km de Bariloche. Outro passeio muito interessante de inverno, que passa por Villa la Angostura e vai até a fronteira de Argentina e Chile em um bosque nevado da cordilheira, é o Nieve al Límite. Esses são passeios de Bariloche, mas que saem do núcleo urbano da cidade. E tem muito mais!

Pena que a maioria das agências, principalmente as que não são especializadas, basicamente só oferecem de maneira limitada alguns passeios, como o Circuito Chico, Cerro Catedral, Teleférico Cerro Otto (esse você pode fazer por conta, não reservam lugares) e o movimentado Piedras Blancas, uma espécie de Farellones barilochense. Não é que estou dizendo para não fazer certos passeios clássicos, mas a questão é que tem muito mais para conhecer. Senão até parece que uma semana em Bariloche é muito, mas na verdade é até pouco.

O clássico Circuito Chico (o city tour da cidade) é interessante para quem vem pela primeira vez fazer com um guia. Para famílias mais numerosas, recomendamos escolher o Circuito Chico privativo, mais personalizado. O mesmo para o Cerro Catedral, a maior estacão de ski da América Latina, que é visita obrigatória no inverno, mas tenha muita paciência para conhecer devido ao grande movimento. Se vai esquiar, o recomendado é passar o dia, se não vai, menos tempo. Combinar Circuito Chico e Cerro Catedral no mesmo dia não é o mais indicado, a não ser que você tenha poucos dias na cidade.
Fazer San Martín de Los Andes e Villa la Angostura e Cerro Bayo na mesma viagem no inverno não recomendamos por alguns motivos, ainda mais com crianças. E os detalhes de vários passeios e combinações por aí vai…
Alguns passeios de Bariloche são os favoritos dos nossos clientes e que agradam a diferentes perfis
Nos últimos anos, a experiência que mais impacta os nosso clientes é em dúvidas o passeio Snowcat Patagonia, onde um grupo reduzido vai conhecer um planalto de neve no cume de uma montanha, algo impactante! Mas o passeio tem muito mais que o impactante planalto de neve, tem também o divertido ski bunda e todo o caminho passando por 3 lagos pela rota 40 sentido sul. Esse passeio é vendido por pouquíssimas agências, justamente por ter lugares limitados e não ser algo massivo. A boa notícia é que temos muitos lugares bloqueados para os nossos clientes. Recomendamos reservar com antecedência no site da nossa agência.

Outro passeio de grande sucesso é o Circuto Patagonia Vip (de junho a setembro), cuja atração principal é a cervejaria Patagonia. É uma excursão feita com o acompanhamento de um guia que tem como principal atração a Cervejara Patagonia, onde recebemos um tratamento VIP, visitamos a fábrica e saboreamos uma variedade de pratos típicos com bebidas liberadas, inclusive cervejas artesanais únicas que só tem na fábrica de Bariloche. Imagina que somos os primeiros a entrar na cervejaria e temos esse momento só nosso para tirar muitas fotos em um cenário incrível. Se você é amante da boa cerveja e de lindas paisagens, essa experiência é imperdível.

Os passeios clássicos mais vendidos na agência no inverno são: Circuito Chico, Cerro Catedral, San Martín de Los Andes, Villa la Angostura e Cerro Bayo e a navegação a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes. Não importa a estação, essas atrações são clássicos que todo mundo quer fazer. Mas a melhor escolha realmente vai depender do perfil de cada família. Por exemplo, San Martín de Los Andes é o passeio mais longo de todos e sem atividades, é mais contemplativo, não acho a opção mais indicada para fazer com crianças no inverno. Neste caso, se o foco for a neve recomendo ir a Villa La Angostura e Cerro Bayo ou até mesmo, o Nieve al Límite.
Sabe aquele tipo de passeio que tem muita neve, bem mais que na maioria dos lugares? Esse passeio se chama Nieve al Límite, onde se visita um bosque nevado na cordilheira que está em uma das fronteiras entre Argentina e Chile. Esse é o primeiro passeio de neve, que começa ainda no outono e termina só na primavera, justamente pela quantidade de neve. Ótima opção para quem viaja no início de junho ou final de setembro e início de outubro, quando quase não tem passeios de neve.

Outra atividade que nossos clientes amam é a moto de neve, de dia ou a noite, com ou sem refeição. As opções em diferentes lugares do Cerro Otto são as melhores. Uma delas pode ser combinada com ski nórdico, mas também há opções noturnas com jantares em lugares exclusivos, há três proposta similares. Qual será a melhor? Essa reposta conversamos pessoalmente com cada cliente, de acordo ao perfil de cada um, mas sim, tenho os meus favoritos.

Para os mais românticos, o entardecer com fondue de chocolate no Cerro Lopez pode ser uma linda experiência. A vista dessa montanha é uma das mais bonitas de Bariloche. Das duas opções similares nessa montanha, preferimos o Roca Negra, que tem melhor gastronomia e vista.
Para quem deseja esquiar, mas tem muita insegurança, o ski nórdico pode ser uma boa opção, já que a atividade é feita em um terreno mais no plano e tem um equipamento mais confortável. Mas se a sua vontade é esquiar no Cerro Catedral, a maior estação da América Latina, pode reservar sem medo as aulas com os instrutores parceiros da nossa agência, que possuem uma grande trajetória e muita experiência em dar aulas aos turista brasileiros. Aula particular é a melhor opção para quem quer aprender e seguir praticando. Cuidado ao contratar uma aula de ski em qualquer escola só pela promoção, muitas trabalham com instrutores inexperientes que ganham menos por isso. Gente, a regra é essa, quando alguém faz muito desconto, desconfie do serviço. Bons profissionais trabalham pelo preço justo e quem tem mal serviço, atrai clientes pelos preços, não pela qualidade.

O que deixar para reservar no destino, existe passeio mais complicado?
É importante considerar que todos os passeios em um destino de inverno estão sujeitos as condições climáticas e podem sofrer alterações, mas isso não significa que você tenha que ter medo de reservar com antecedência, até porque alguns passeios tem lugares limitados e são mais exclusivos. Uma agência séria vai organizar a logística dos passeios da melhor maneira, em caso de alteração. Por isso é importante reservar a maioria dos passeios, todos de preferência, com a mesma agência, que seja de confiança. Se tiver passeios contratados em dois, três lugares diferentes, no momento de reorganizar o roteiro, caso seja necessário, é confusão na certa e quem sai prejudicado é o próprio turista. Quem faz isso pelo preço, sinceramente, é uma economia que não vale a pena, pode sair mais caro, digo isso por experiência própria em atender anos turistas brasileiros em Bariloche.
Será que existe passeios mais problemáticos que outros? Depende, quando cai uma grande nevasca, tudo fica complicado. Mas, sim, tem passeios que recomendamos reservar no destino durante o inverno. Um deles é o Cerro Tronador, que tem um caminho agreste que pode fechar várias vezes e durante vários dias de acordo às condições climáticas. O outro é o movimentado parque Piedras Blancas, que na alta temporada tem muito movimento e não limitam lugares com a venda direta na bilheteria e muitas vezes, por estar próximo à cidade, nem sempre tem boa qualidade de neve. Algumas agências dizem que o lugar tem vagas limitadas, mas não se engane, quem tem comercialização limitada são as agências. É um lugar divertido, mas que tem as suas complicações em vários sentidos, por isso recomendamos reservar somente no destino.
O mais complicado e que gera queixas, sem dúvidas, são as atrações onde se concentram a maior quantidade de turistas. Na alta temporada de inverno é impossível fugir disso em certos lugares. Opções mais exclusivas para curtir a neve tem, mesmo na alta temporada, é só saber quais, querer e poder. Lugares como Teleférico Cerro Otto, Piedras Blancas e Cerro Catedral são os mais movimentados e com filas.

Conclusão sobre quis passeios escolher em Bariloche
São muitas informações e particularidades de cada passeio para explicar e não existe um único roteiro ideal para todo mundo por igual. A nossa dica é, seja orientado por alguém de confiança com experiência e que tenha conhecimentos do Destino e dos bastidores do turismo na cidade. E claro, que preste um atendimento sincero.
Outra recomendação, reserve alguns passeios com antecedência, mas deixe uns dois dias livres para decidir no destino, recebendo orientação da sua agência de confiança. Reservar com antecedência de 3 a 5 passeios está bem em uma viagem de uma semana.
A ideia justamente é que entrem em contato com a gente e recebam o nosso atendimento para que possam reservar alguns dos passeios mais indicados. É impossível encontrar todas as informações em um post ou vários pelas redes para organizar um roteiro perfeito para o seu perfil sem falar com alguém que realmente entenda e conheça o destino e suas particularidades. Valorize um bom atendimento especializado e sincero no destino, como o nosso. O nosso lema é se colocar no lugar do turista e atendê-lo como gostaríamos que nos atendessem.
Como primeiro passo do atendimento, envie um email a atendimento@barilocheparabrasileiros.com.br mencionando a data da viagem, antes de ser derivado ao atendimento pelo whatsapp. E agradecemos a paciência, já que recebemos muitas consultas graças às recomendações de milhares de brasileiros que já atendemos em Bariloche e confiaram no nosso trabalho.
Siga também o nosso Instagram @barilocheparabrasileiros, onde vamos colocando todas as novidades e informações de Bariloche de maneira mais dinâmica.
E também te convidamos a conhecer o novo endereço da agência receptiva de Bariloche, que está na rua San Martin 56, a 100 metros do Centro Cívico e ao lado da Intendência do Parque Nacional Nahuel Huapi.
Esperamos por vocês em Bariloche!