Cavalgada La Fragua, Estância San Ramón

Cavalgada La Fragua, nas proximidades de Bariloche, é uma atividade para todas as idades e perfis, inclusive para quem nunca andou a cavalo. Que tal cavalgar pela mágica estepe patagônica e se sentir no “nosso velho oeste”?

cavalgada La Fragua - Estância San Ramón

A cavalgada La Fragua é um passeio que revela paisagens magníficas e muito pouco conhecidas pelos brasileiros, até mesmo dos que já conhecem Bariloche. Não são a Bariloche que o brasileiro está acostumado a ver nas fotos. Na Cavalgada La Fragua, que acontece na Estância San Ramón, a estrela é a estepe patagônica. Trata-se de uma paisagem mais desértica e que possui uma formação geológica que é alguns milhões de anos mais antiga que a Cordilheira dos Andes.

Onde é feita a cavalgada La Fragua?

A cavalgada é feita na Estância San Ramón, que é a segunda maior da região, com 35.000 hectares. As atividades principais são a pecuária e a produção de lã, bem típico de uma estância da Patagônia.

Os turistas são recebidos em uma casa remodelada que antes foi uma escola rural. Este setor da estância está localizado a uns 30 km de Bariloche, ingressando pela Rota 23, que se inicia no município de Dina Huapi. Parte do caminho é de terra, portanto são uns 40 minutinhos partindo do centro de Bariloche até a estância. A partir das 9h30 começa o horário de pick up nos hotéis em Bariloche ou um pouco antes nos hotéis da avenida Bustillo. O horário de regresso é às 15h.

mapa la fragua estancia san ramon

Quando saímos de Bariloche podemos ir apreciando a mudança de vegetação da zona de transição entre bosque e estepe. Passamos por Dina Huapi e começamos a transitar a rota 23, onde é possível ver a beleza de uma paisagem mais árida de deserto. Nesta região predominam os arbustos e as formações rochosas de origem vulcânica, com suas formas interessantes pela erosão fluvial e do vento.

IMG_20181006_102042761~2.jpg
Caminho até a Estância San Ramon

Quanto dura e como é a cavalgada?

Somos recebidos na estância pelo simpático anfitrião Fernando, que nos oferece umas deliciosas “tortas fritas”, um prato bem típico dos campos argentinos, que é tipo um pãozinho frito. Enquanto comemos, aprendemos um pouco sobre a fauna local: veados, javalis e os condores.

cavalgada La Fragua - Estância San Ramón

cavalgada La Fragua - Estância San Ramón~2.jpg
Equipe da Destino Sul (Tânia e Sabrina), prestes a iniciar a cavalgada La Fragua.

Após esta cálida recepção e uma interessante conversa, nos preparamos para a cavalgada, que dura aproximadamente 2 horas. Nos acompanham dois guias, que antes de qualquer coisa perguntam ao grupo qual  a experiência de cada um com cavalos. Normalmente a maioria dos turistas fazem esta atividade pela primeira vez. Vale a pena ressaltar que os cavalos são super mansos e treinados para principiantes.

cavalgada La Fragua - Estância San Ramón

Não precisa ter experiência com montaria

Quando na maioria do grupo há pessoas que nunca cavalgaram, os cavalos caminham, ou seja, é um passeio bem tranquilo e seguro. Praticamente todo o caminho é plano, com algumas suaves pendentes por momentos. Vale mencionar que os cavalos andam praticamente sozinhos, todos em fila e poucas vezes é necessário dar algum tipo de comando.

cavalgada La Fragua - Estância San Ramón

cavalgada La Fragua - Estância San Ramón

As incríveis paisagens da Estância San Ramón

Entre as formações rochosas há vários “dormideros” de condores, que são tipo “caverninhas” nas paredes das montanhas. Portanto, é possível fazer observação desta incrível e imponente ave.

IMG_20181006_121942756_HDR~4.jpg

É uma experiência incrível de contato com uma natureza pouco conhecida pelos brasileiros. Por isso é tão única e imperdível para nós. Cavalgar sentindo o ar puríssimo da estepe patagônica, observando sua fauna e flora únicas… É um momento mágico de fazer inveja aos melhores cenários de filmes de faroeste.

Para fechar… um “asado campestre”

Depois de cavalgar por duas horas, regressamos para comer um típico “assado” com um delicioso vinho tinto. Neste momento os visitantes podem interagir mais, como deve ser em um almoço no campo. É uma refeição simples, porém bem gostosa. Se você é vegetariano, não tem problema! Eles preparam um prato que não tenha carne.

churrasco estancia san ramon

la fragua, estancia san ramon

Cavalgada La Fragua: resumo

Para resumir, a cavalgada La Fragua de meio dia dura das 9h30 às 15h. A tarifa (consultar pessoalmente na agência ou por email) inclui transfer de ida e volta, tortas fritas, cavalgada de 2 horas com guias e almoço com bebidas e sobremesa. Vá com roupas confortáveis, leve agasalhos e passe protetor solar.

Agradecemos toda a receptividade e atenção do Fernando e dos guias Jesus e Mauricio, além de toda a equipe da cavalgada La Fragua.

Conheça Bariloche e a Patagônia mais a fundo e se surpreenda

Amei a experiência no campo e aqui fica a dica para aquelas pessoas que desejam fazer algo fora do tradicional em Bariloche. Como eu sempre digo, Bariloche não é só neve, certo?

 

Agência Destino Sul

Não deixe de nos procurar pessoalmente na agência Destino Sul. Aqui a gente te assessora sobre Bariloche e reserva os melhores passeios e atividades de acordo ao seu perfil. Entre eles, claro, a cavalgada La Fragua.

Estamos na rua Mitre 340 (Galería del Sol, piso superior)

Contato: atendimento@barilocheparabrasileiros .com.br

Meu whatsapp (unicamente para pedidos de reservas e clientes): +5492944331745. Saiba mais sobre como reservar clicando aqui.

 

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. Se formou em Bariloche como guia regional da Patagônia, se tornando a primeira brasileira a ter este título. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há mais de 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração...

Deixe uma resposta