O que ocorreu com o clima em Bariloche agora em junho de 2016?

No mês de junho de 2016 na região da Patagônia atipicamente ocorreram poucas nevadas, devido a uma pressão atmosférica que bloqueou o ingresso de frentes frias polares que foram desviadas para o Atlântico. É normal que isso ocorra em junho? A resposta é não.

Como sempre digo aqui no blog e para os meus clientes, a natureza não é matemática e é difícil querer padronizá-la, ainda mais quando se trata de estipular quando vai nevar. Este tipo de fenômeno poderia ter ocorrido em qualquer mês do ano, inclusive em julho e agosto, mas como junho é a época onde se inicia o processo de acumulação de neve, o fato de ter ocorrido este bloqueio da entrada das frentes frias polares repercutiu no adiamento das atividades de inverno na região, como o ski.

 

Não é só o Cerro Catedral que está com pouca neve, a situação é similar em outras estações da região Patagônica como o Cerro Bayo (Villa La Angostura), Chapelco (San Martin de Los Andes), Perito Moreno (El Bolson), La Hoya (Esquel) e até mesmo no Cerro Castor que está bem mais ao sul (Ushuaia).

Apesar  das  estações estarem estipulando datas para o início da temporada de ski,  quem determinará de fato isso serão as condições climáticas que ocorrerão nas próximas semanas.

Aproveito para dar uma dica para quem tem como objetivo esquiar unicamente. Por mais que exista a possibilidade de nevar em junho ou no final de setembro, escolha vir depois da segunda quinzena de julho ou agosto, quando as possibilidades de ter mais neve acumulada são maiores. Obviamente os pacotes turísticos em junho e setembro são mais baratos, mas se optar por vir nesta data venha consciente de que existe a possibilidade de ter poucas atividades de neve ou se nada fora do normal acontecer com o clima, algumas poderão estar funcionando. 

 

É bom esclarecer que Bariloche tem muitas outras opções independentes da neve, existem vários passeios para curtir a paisagem incrível da região e outras atividades de aventura que são realizadas todo o ano, não é a toa que no verão a cidade também recebe a muitos turistas.

 

Foto tirada agora a pouco no Cerro Campanario (domingo, dia 26/06/2016)
 
 
Para esta semana, temos previsão de nevar na quarta, vamos torcer! Por enquanto está dando para improvisar um ski bunda no cume do Cerro Catedral e na caminhada à lagoa congelada, que está sendo a atividade preferida do momento dos nossos clientes. Recomendo uma página para ir acompanhando o clima do Cerro Catedral e das montanhas da região, é a snow-forecast, clique aqui.

 

Vou mostrar com imagens o que eu falei sobre não poder padronizar o clima, em junho do ano passado, por exemplo, tivemos mais neve do que em junho deste ano. Quem já veio em Bariloche mais de uma vez e na mesma época, estará de acordo de que  não se pode padronizar o clima. Vamos às fotos comparativas deste ano e do ano passado:
 

 

Cerro Catedral, dia 18/06/2015 (ano passado)
Caminhada a lagoa congelada, dia 24/06/2016

 

Caminhada a lagoa congelada, dia 17/06/2015 (ano passado)
 
 
O meu conselho aos meus queridos leitores é que devemos aceitar o que ocorre com o clima e a natureza, que vem sofrendo alterações a nível global, não é uma situação exclusiva de Bariloche. Venham com ânimo e alegria independente da quantidade de neve, vocês estarão viajando a um lugar de incríveis paisagens, eu moro aqui há quase 9 anos e ainda não me acostumei com tanta beleza!

 

Mudando um pouco de assunto, aproveito para comentar que nesta época o meu trabalho está enfocado em receber aos turistas que já estão chegando à cidade, durante os três meses de inverno estarei assessorando e orientando pessoalmente na agência, não estou podendo me dedicar a responder os emails detalhadamente como eu gostaria. Desde já agradeço a compreensão das pessoas que acompanham este blog!

 

Esperamos ansiosos por você no Point dos Brasileiros em Bariloche!

 

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. Se formou em Bariloche como guia regional da Patagônia, se tornando a primeira brasileira a ter este título. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há mais de 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração...

10 pensamentos

  1. Ótima publicação
    Agradeço a informação que nos repassa de forma fácil e direta.
    Para a semana de 04 a 08 De Julho? Quais as previsões ? Não será para fazer esqui. Nada disso. Será para levar o filhote para ver e conhecer a neve que está todo entusiasmado
    Abs
    António

  2. Obrigada Tomane!

    Tem previsao para nevar um pouco na quarta e no sábado, vamos torcer para que acumule mais neve nas montanhas.

    Quando vocês chegarem é só me procurar pessoalmente na agência para que eu possa lhes orientar sobre o que poderiam fazer.

    Um abraço e os esperamos em Bariloche!

  3. oi! Achei otima sua publicação. Eu estou indo para Bariloche no domingo (03/07) e ficarei até o dia 08. Gostaria de saber se terá neve na cidade. É a primeira vez que vou ter contato com a neve e queria ver pelo menos um pouquinho. Desde já agradeço seu carinho em tentar responder a todos.

  4. Realmente esse ano está bem diferente se comparado aos anos anteriores, mas amanhã e sábado têm previsão de neve e tomara que comece a nevar toda semana até agosto rsrs.. Estamos com viagem marcada para 08/08 até 18/08 sendo que de 14/08 até 17/08 vou para Puerto varas para conhecer a região próxima e aproveitar bastante essa viagem!!

  5. Olá, obrigada!

    Por enquanto atipicamente temos pouca neve na cidade, mas subindo o teleférico do Cerro Catedral poderá ter contato com um pouquinho de neve, outra opcao é na caminhada a lagoa congelada.

    Aos domingos estamos abrindo das 15 as 21 hs, esperamos por você pessoalmente na agência para poder te assessorar bem sobre o que fazer.

    Beijos e boa viagem!

  6. Bom dia Raffael, exatamente!

    Até agosto muita coisa pode acontecer com o clima, seguramente você irá aproveitar a sua viagem, a regiao da Patagônia do lado argentino e chileno é belíssima!

    Te esperamos em Bariloche!

  7. Sabrina, da pra acertarmos passeio quando chegar aí? Terá vagas? Iremos passar apenas 2 dias. De 6 a 8 de Julho. Gostaria de fazer o circuito Chico e em outro dia ir a um local que possa fazer esqui nórdico e esquibunda. Pros meus filhos de 6 e 15 anos. Qual local vc indica?

  8. Boa noite Liane, dá sim, sem problemas. A escolha do lugar dependerá de onde esteja melhor no momento, de acordo ao clima e quantidade de neve.

    Te esperamos pessoalmente na agência para te assessorar melhor.

    Beijos e até breve!

Deixe uma resposta