Hotéis em Bariloche, como escolher onde se hospedar?

Quando vamos viajar uma das coisas mais difíceis de escolher é em qual hotel nos hospedaremos. Por sorte hoje em dia existem muitas páginas onde são escritas opiniões e relatos de experiência pelos turistas  e creio que esta ferramenta deve ser muito utilizada na organização de uma viagem.  Hoje em dia muitas pessoas estão organizando a própria viagem sem um agente de viagens (eu particularmente atendo a muitos clientes que viajam desta maneira), hoje em dia existem muitas páginas que podem ser utilizadas para reservar um hotel e comprar passagem aérea: booking, expedia, trivago, trip advisor, decolar, etc.

Foto: página web Hotel Cacique Inacayal
A dica de hoje é pesquisar muito em diferentes páginas de reservas, opiniões, fan pages,  antes de reservar um hotel, também é importante entrar em contato diretamente com o alojamento escolhido antes de realizar uma reserva definitiva, para tirar todas as dúvidas dos serviços incluídos. É muito importante que o alojamento conste nas principais páginas de reservas e possua um numero de telefone fixo em Bariloche, que seja atendido por alguém.  Por incrível que pareça, tem gente pilantra que inventa a existência de um hotel para dar o golpe pela internet, está situação não vem ao caso agora e está nas mãos das autoridades correspondentes.
 
Se possível, tire todas as suas dúvidas diretamente com o hotel, por mais que pretenda reservar com um intermediário, muitas vezes a própria agência que te auxilia, não conhece o que está te vendendo. Alguns inconvenientes que já me comentaram alguns turistas no decorrer destes anos: como o lugar não consta com café da manhã e te disseram que tinha, a piscina não funciona, pensavam que tinha restaurante, está bem mais afastado do que acreditavam, o quarto possui uma categoria inferior ao que compraram.
 
Bariloche se caracteriza por possuir uma grande variedade de alojamento em diferentes categorias, para todos os gostos e bolsos, também se caracteriza por não ter uma grande variedade de hotéis modernos, predominando os mais rústicos. Isto ocorre em parte pela cidade possuir uma arquitetura influenciada pelos pioneiros vindos do norte europeu, onde se utiliza muitas construções de pedra, madeira e acabamentos mais opacos e antigos. Igualmente creio que em muitos casos falta um cuidado maior e reformas em determinados lugares, mas de qualquer maneira considero que esta característica rústica dá um charme especial a Bariloche.
 
Muitas pessoas me escrevem me pedindo uma recomendação de alojamento em Bariloche, mas esta resposta é muito difícil já que escolher um hotel também depende do poder aquisitivo de cada um e do que particularmente cada pessoa prioriza:  localização, um lugar mais simples ou mais luxuoso, mais rústico ou mais moderno, tipo de café da manhã, se querem curtir mais o hotel ou estar pouco tempo e passear mais,  um lugar barato sem importar o serviço,  estar independente em um apartamento, etc.
 
A idéia desta postagem não é recomendar nenhum hotel específico ou fazer propaganda, a idéia é somente dar algumas dicas para ajudar um pouco a que você possa escolher um hotel que tenha um custo e benefício que convenha.  
 
A seguir, menciono alguns exemplos de alojamentos  por tipo e categoria:
 
Albergues ou Hostel:
 
Em Bariloche tem muitas opções de albergues, muitos estão localizados no centro e na Rua Salta, portanto esta é uma opção prática para quem quer economizar em alojamento  e nos gastos. Alguns exemplos: Penthouse 1004, Hostel Inn, Achalay, Bariloche Hostel, Marcopolo Inn, Patanuk, etc.
 
Penthouse 1004
 
Hosterias ou pousadas:
 
São alojamentos mais rústicos, econômicos, familiares e mais simples. Algumas do centro: Nogare, Selva Negra, La Casita, Hosteria Sur.
 
Bungalows ou cabanas:
 
A categoria deste tipo de alojamento pode variar, mas são ideais para compartilhar entre grupos familiares e de amigos, o que também acaba sendo mais econômico.  A maioria das cabanas estão localizadas fora do centro e algumas não possuem café da manha, mas estão equipadas para cozinhar. Aqui cito algumas que estão fora do centro, mas dentro do circuito por onde os turistas são buscados para as excursões até 8 Km de distância: Villa Sofia, Solar de Las Araucárias, Los Cipresales, Rosas Amarillas, El Bosque de Los Elfos.
 
Apartamentos turísticos:
Uma opção geralmente econômica e ideal para o turista independente que busca conforto. Alguns localizados no bem no centro: Terrazas Bariloche, San Martin Suites e Bariloche Home.
 
Hotéis  de 1 e 2 estrelas:
 
Ideal para aquele turista que não liga para luxo e que gosta de estar fora todo o dia. Neste caso é melhor e mais prático estar no centro. Alguns nomes de hotéis para você pesquisar: Internacional, Tango Inn Club House, Antardida, Premier, Interlaquen.
 
Hotéis 3 estrelas:
 
Categoria mais escolhida pelos brasileiros principalmente no inverno. Alguns dos que estão no centro bem localizados: Tirol, Carlos V, Crans Montana, Sunset, Ayres Del Nahuel, Soft,  Quillen, Nevada, Aconcágua, Tres Reyes.
Até 8 Km do centro: Villa Huinid (Av. Los Pioneros), Altuen.

 

Foto: Villa Huinid Pioneros
Hotéis 4 estrelas:
 
No centro: Cacique  Inacayal, Cristal, Nahuel Huapi, Edelweiss, Tres Reyes
Até 8 Km do centro: Rochester, Lirolay,  Design Suites (muito freqüentado por casais de brasleiros).
 
Hotéis 5 estrelas em diferentes localidades:
 
– Llao Llao: é o hotel mais luxuoso, caro e emblemático de Bariloche. Está muito afastado do centro, portanto é ideal para aquelas pessoas que desejam curtir mais o hotel e descansar.  Para quem pretende passear muito e não ficar muito tempo no hotel,  procure outro hotel mais próximo ao centro.
 
– Alma Del Lago: Hotel luxuoso que está a somente 1 K do centro e de frente ao lago, ideal para quem busca conforto e praticidade com a distância.
 
– Villa Huinid (Av. Bustillo): Boa opção para quem não deseja ficar no centro, porém próximo. Muito freqüentado pelos brasileiros. Tem opções de cabanas também.
 
– Charming: está localizado a 7 Km do centro , também de frente ao Lago Nahuel Huapi e dentro da rota de pick up para as excursões. Possui poucos quartos luxuosos, muito buscado por casais em lua de mel.
 
Alguns hotéis estão bem mais afastados do centro (a mais de 8 Km) e longe de comércios e restaurantes. Geralmente estes alojamentos possuem tarifas bem atraentes principalmente no inverno, onde a preferência são os alojamentos próximos ao centro. Muitas pessoas que reservam estes tipos de hotéis, não consideram que provavelmente terão um gasto extra com transporte,  seja com taxis ou remises para as saídas para jantar e para ir até o centro para sair para os passeios ou alugando um carro para ter uma maior mobilidade e não depender de taxis ou estar preso ao mal serviço de transporte público da cidade. 
Ao conversar com muitos brasileiros que atendo na agência, escuto relatos de que muitos deles não tinham idéia da distância e nem imaginavam que o hotel estava fora do circuito de pick up para os passeios.   Alguns destes hotéis distantes mais freqüentados pelos brasileiros são: Estancia Del Carmen, Lago Gutierrez Lodge  (estes dois são muito vendidos pela CVC), Dut Bariloche, Peninsula Petit Hotel, Tunquelén e o Villa Huapi, um apart hotel, que ainda está terminando de ser construído (localizado no município de Dina Huapi, não em Bariloche).
 
A minha intenção não é fazer comentários negativos sobre estes alojamentos, inclusive muitos deles posssuem boas opiniões na página do Trip Advisor, mas a idéia é alertar as pessoas que desejarem realizar reservas nestes lugares que estejam conscientes de que terão gasto de tempo e dinheiro extra com transporte.
 
Obviamente a cidade possui muitos outros hotéis, os mencionados anteriormente foram alguns exemplos dos mais tradicionais e como poderão observar em suas leituras de opiniões pela internet, muitos deles terão comentários positivos, mas sempre existirá algum comentário negativo, afinal o tamanho da televisão do quarto, o humor do recepcionista em tal dia, a espessura do colchão, o café-da-manhã, etc,  não necessariamente agradam a todos por igual.
 
De acordo a minha experiência na agência recebendo aos brasileiros, com total imparcialidade, cito um listado dos hotéis mais freqüentados pelos brasileiros em Bariloche que eu tenho atendido: Alma Del Lago, Villa Huinid (Bustillho e Pioneros), Design Suites, Tirol, Carlos V, Kenton, Tango Inn Club House, Charming e Cristal.
 
Outro dado curioso é que os hotéis preferidos e mais frequentados pelos casais de lua de mel são: Villa Huinid (Bustillo), Design Suites, Charming e Alma Del Lago.
 
Foto: Hotel Design Suites
 
 
Quer ficar hospedado em hotéis no Cerro Catedral? Nao recomendo para quem nao pretende esquiar vários dias no inverno.
 
Para te ajudar a decidir entre estar hospedado no centro ou mais afastado, clique aqui.
 
 Espero que estas dicas tenham ajudado um pouco na pesquisa dos futuros turistas de Bariloche.
 
Comentários feitos por  quem  já viajou a Bariloche e desejam relatar sobre o hotel onde ficaram hospedados, são super bem-vindos!
 
Lembrando que agora em baixa temporada, eu estou marcando um horário com aquelas pessoas que desejam receber orientação e reservar um roteiro pessoalmente na agência. Para quem estiver interessado é só enviar um email a sabrinapoinho@gmail.com ou um whatsapp: +5492944331745.
 
O Booking é uma das melhores páginas para reservar hotel e ler as avaliações das pessoas que já se hospedaram nos alojamentos. Dê o seu apoio ao blog reservando através do buscador que está insertado no rodapé da página ou entrando no banner  promocional abaixo. Obrigada!

 



Booking.com

Espero por vocês e ótima semana para todos!


Avatar

Autor: Sabrina Poinho Sainz de Vicuña

Olá, eu sou a Sabrina, autora e fundadora do blog Bariloche para Brasileiros. Sou carioca e barilochense de coração, mas mineira de nascimento. Estudei em Bariloche e me formei como guia regional da Patagônia, sendo a primeira brasileira a ter este título na cidade de carreira terciária. Depois de anos trabalhando em turismo e promovendo Bariloche, fundei a agência Destino Sul junto à familiares. Há alguns anos, o meu irmão Alejandro entrou neste projeto comigo, se tornando é co-autor deste blog e diretor da Destino Sul do Brasil. Sou louca com gatos e amo a gastronomia da cidade e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Estou casada e moro em Bariloche há mais de 15 anos por culpa de um argentino, um físico nuclear que sempre me apoia e segue irradiando o meu coração...

8 pensamentos

  1. Oi Sabrina, vou para Bariloche com meus pais no final de dezembro, e gostaria de um lugar legal (que não seja muito caro) para comemorar o ano novo no dia 31. Dei uma pesquisada e estou de olho no restaurante El Galpon de Salo e/ou no bar Refugio BlackRock (que está fechado no momento, não sei se temporariamente ou definitivamente). Alguma sugestão? Obrigada.

  2. Olá, muitos restaurantes e hotéis da cidade fazem jantares especiais para a noite de ano novo, para saber os valores o ideal seria entrar em contato direto com os lugares. O Galpon de Salo é um restaurante mais popular e creio que provavelmente será menos custoso do que a maioria. Ano passado eu passei o ano novo no restaurante Plaza Uno, que teve jantar, cantores e depois um dj toda a noite.

    Qualquer novidade sobre isto estarei colocando aqui no blog.

    Beijos

  3. Oi Sabrina! Muito bom o seu blog! Está nos ajudando bastante! Eu e minha noiva iremos passar lua-de-mel em Bariloche e estamos na fase de escolha do hotel. Nas nossas pesquisas nos encantamos com o Nido del Condor! Vimos os reviews dos sites mas queríamos saber da sua opinião já que conhece bem as opções da cidade. Obrigado!

  4. Boa noite João Gabriel, obrigada!

    Este hotel está afastado 7 Km do centro (dentro da rota de pick up para os passeios) na Avenida Bustillo que bordeia o Lago Nahuel Huapi, seria uma boa opcao para quem quer curtir um alojamento bem típico e um estilo mais rústico.

    Contem comigo quando chegarem e se desejarem, poderiam me enviar um email a sabrinaponho@gmail.com para que eu já fique com o de vocês para enviar as novidades de inverno.

    Um abraço

  5. Oi Sabrina , mandei um email pra vc pedindo ajuda na escolha do hotel, vou com meu esposo , no princípio de julho, e é nossa primeira vez aí , então a gente fica com medo de pegar uma espelunca ,rsrs , nao conhecemos ninguém que já foi e pode dar dicas , não queremos luxo , até pq a grana ta curta , mas uma cama confortável , banho quente , o que a gente gosta mesmo é de passear rs , e essa postagem ja me atendeu bem ,mas se vc tiver algo pra acrescentar , sou toda ouvidos rsrs , ja ficamos em hotel indicado no pacote em gramado , e o hotel estava em reforma , era barulho de marreta o dia todo, bom seguir seu conselho e ligar antes… Grande abraço , Rose.

  6. Bom dia Sabrina, Meu nome é Mariana, pretendo ir para Bariloche em novembro, já pesquisei bastante, mas estou com dúvida… vou me hospedar no lirolay, você acha necessário o aluguel de carro? Se eu for rodar de taxi ou aquele tipo taxi ou uber quanto devo gastar para ir ao centro da cidade e restaurantes?

  7. Boa tarde Mariana,

    A escolha de alugar ou nao um carro é muito pessoal e depende do perfil de cada pessoa. Um remis atualmente custa uns 100 pesos desde o centro ao K 7 da Av. Bustillo.

    Beijos

Deixe uma resposta