Erupção do vulcão Calbuco, como está a situação em Bariloche?

Foto Emprotur, aeroporto de Bariloche, domingo 26/04

 

Estamos começando a semana e na expectativa do que irá acontecer nos próximos dias e o que ocorrerá com o vulcão Calbuco. Muitos leitores e clientes estão me escrevendo  por não saber  o que está passando de fato e como deveriam atuar,  já chegaremos neste ponto no final desta postagem.

 

 Repito, não ocorreu uma catástrofe em Bariloche, as localidades mais prejudicadas foram as que estão em um raio próximo ao vulcão, do lado chileno (Region Chilena de Los Lagos). Do lado argentino, quem teve uma situação menos favorável foi a cidade de Junin de Los Andes, bem mais ao norte. Em Bariloche, o pior que aconteceu foi a chegada de cinzas fininhas, que inclusive já chegaram até ao sul do Brasil.  Como venho comentado antes, a situação é muito mais tranquila do que em 2011 e nem se compara. As plantas e os animais não foram afetados, a água está potável, as cinzas não são tóxicas, não tivemos acúmulo de areia vulcânica, não estamos isolados, enfim, estamos seguindo a rotina como sempre. Igualmente por ser um fenômeno  muito recente (e o ser humano por natureza é um bicho ansioso, rss), é impossível dar um parecer exato do que irá acontecer com relação às cinzas nos próximos dias.

 

Ontem, por exemplo, a direção do vento mudou, fazendo com que  as cinzas que já tinham caído se elevassem ao ar, e novamente, ficamos  como se tivéssemos uma neblina  na cidade.  Isto ocorreu depois de dois dias de sol mais despejados. O aeroporto que tinha sido aberto neste domingo, teve os voos novamente suspendidos até hoje cedo e neste momento, devido as melhoras nas condições climáticas, alguns voos serão retomados à tarde.

 

Em minha opinião, não estamos vivendo situação grave, mas sim é uma situação incerta, principalmente nos próximos dias, no que se refere a se os voos estarão chegando regularmente, se a paisagem estará despejada ou não. Estes são os dois pontos fundamentais das nossas dúvidas em curto prazo, além do que irá acontecer com o vulcão no Chile, portanto, o presente deve ser vivenciado no dia a dia e com paciência, sem sensacionalismos e desesperos.  Como disse antes, aqui estamos encarando esta situação aprendendo a conviver com este evento da natureza, tão característico da Patagônia, cuja grande parte da paisagem e suas belezas, que tanto encantam aos turistas, foram formadas pelas atividades vulcânicas que em maior ou menor escala, já vem ocorrendo desde milhões de anos atrás.

 

Se pensarmos em nível e tempo geológico, podemos dizer que as atividades vulcânicas no presente são tranquilíssimas e possuem uma grande piedade com todos nós, pobres mortais, rsss, se comparadas às que ocorreram há milhões de anos atrás (vários vulcões entraram em erupção ao mesmo tempo em todo o mundo), que junto à queda de um asteróide e grande aumento do nível do mar, foram fatores determinantes que culminaram na extinção dos dinossauros aqui na Patagônia e em outras partes do mundo.

 

Voltando ao presente, o vulcão Calbuco segue em atividade, o que é normal após uma erupção, aliás, na Cordilheira dos Andes tem vários vulcões que estão ativos e de alguma maneira em atividade (somente no Chile existem 90 vulcões ativos),  que constantemente estão sendo monitorados. Digo isto não para assustá-los, mas sim para que possam encarar a situação com mais normalidade, sem entrar no jogo sensacionalista da mídia, que por sinal, adora vender uma tragédia para ganhar audiência.

 

Vamos ao que interessa à muitos neste momento. Muitas pessoas que estão de viagem marcada para os próximos dias (final de abril / início de maio), estão me escrevendo e perguntando se cancelar ou não. Pelas explicações que dei anteriormente, eu realmente não tenho como responder de maneira correta esta pergunta e nem devo. O que eu posso dizer é o seguinte: se a decisão for por viajar nos próximos dias, existe a possibilidade de que haja cinzas no ar em algumas ocasiões e talvez sejam cancelados ou não alguns voos, ou seja, sinceramente esta decisão seria como jogar na roleta e tem que arriscar mesmo. Quem vem por agora e puder adiar a viagem, talvez seja a melhor escolha para poder dar  um pouco mais de tempo para as nossas incertezas, que repito, não são graves. Quem puder esperar um pouquinho mais (quem vier de meados ao final de maio), para tomar uma posição definitiva, talvez seja a melhor decisão. Gostaria de esclarecer este comentário é um palpite meu, não sou a dona da razão, aliás, estou longe disto.

 

Para quem virá a partir de junho e no inverno, não se preocupem e não cancelem nada, falta muito para a viagem e como eu disse antes, a situação não é grave a ponto de já  pensarmos  a longo prazo. Eu particularmente estou muito confiante de que a temporada de inverno será maravilhosa e sigo trabalhando muito para isto!

 

Seguirei colocando as novidades aqui pelos comentários e principalmente na fan page do facebook: https://www.facebook.com/barilocheparabrasileiros.

Aproveito para agradecer o carinho e preocupação das pessoas que me escrevem, podem ficar tranquilos que aqui estamos muito bem, com saúde, com muito trabalho e bem positivos!

Uma ótima semana para todos e espero por vocês em Bariloche!
Avatar

Autor: Sabrina Poinho Sainz de Vicuña

Olá, eu sou a Sabrina, autora e fundadora do blog Bariloche para Brasileiros. Sou carioca e barilochense de coração, mas mineira de nascimento. Estudei em Bariloche e me formei como guia regional da Patagônia, sendo a primeira brasileira a ter este título na cidade de carreira terciária. Depois de anos trabalhando em turismo e promovendo Bariloche, fundei a agência Destino Sul junto à familiares. Há alguns anos, o meu irmão Alejandro entrou neste projeto comigo, se tornando é co-autor deste blog e diretor da Destino Sul do Brasil. Sou louca com gatos e amo a gastronomia da cidade e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Estou casada e moro em Bariloche há mais de 15 anos por culpa de um argentino, um físico nuclear que sempre me apoia e segue irradiando o meu coração...

25 pensamentos

  1. Olá Sabrina, agradecemos muito pelas informações postadas, seu blog é sensacional! rsrs.. Nossa passagem para lua de mel já esta comprada para dia 31/05 a 06/06. Estamos de olho no seu blog para decidir se cancelamos ou não. Confesso que estou procurando um plano B, mas há um ano estamos planejando conhecer Bariloche…não quero cancelar! Esperamos que até lá tudo já esteja normalizado.

    Beijos
    Ellen

  2. O Serviço Nacional de Geologia e Mineria do Chile (Sernageomin) divulgou na manhã desta segunda, que os movimentos sísmicos do vulcão diminuíram, a emissão de fumaça enfraqueceu e a emissão de cinzas sofreu um declínio, nas próximas horas esta instituição estará divulgando um relatório com mais detalhes, estaremos atentos!

  3. Ótimas noticias, Sabrina.
    Estamos torcendo para que dê tudo certo, pois nossa chegada em Bariloche está marcada para o dia 26/05.
    Estou aguardando seu retorno quanto à mensagem que encaminhei ontem solicitando orçamento.
    Joseni Melo – Recife.

  4. Boa tarde Sabrina.
    Eu estou com lua de mel programada para o dia 12/05 ao dia 19/05, no Charming – Luxury Lodge & Private Spa, e não quero mesmo ter que mudar o destino. E eu queria saber, se além de toda essa informação que você deu sobre Bariloche, que confesso ter me acalmado um tanto, você poderia me dar alguma notícia sobre o local desse Hotel? Porque eu não tenho ideia nenhuma se a região em que ele fica, é próxima ou não da região afetada.

    Obrigado desde já.

  5. Olá Matheus, boa tarde!

    Está tudo tranquilo aqui em Bariloche, inclusive no caminho do circuito chico (Av. Bustillo) onde está o Hotel Charming, que aliás, é um hotel maravilhoso para uma lua de mel!

    Contem comigo quando chegarem a Bariloche, se necessitar algo ou para marcarmos um encontro, basta escrever para sabrinapoinho@gmail.com.

    Abraços!

  6. Boa tarde,

    Hoje em Bariloche estamos tendo um lindo dia típico de outono, com um clima fresquinho e um céu azul maravilhoso, ou seja, tudo voltando à normalidade!

    Aproveito para comentar que o Serviço Nacional de Geologia e Mineralogia do Chile divulgou que a dispersão de cinzas emitidas nas duas erupções que ocorreram na semana passada (nos dias 22 e 23 de abril) equivale a 98 % da emissão total do Vulcão Calbuco. O mesmo segue em atividade, mas ocorreu um declínio importante nos movimentos sísmicos e na emissão de cinzas.

    Que tenham uma linda tarde outonal!

  7. Acompanhando as informações também. Obrigada, Sabrina. Você é muita atenciosa.
    Meus bilhetes estão reservados até que eu tenha segurança e confirme-os. Minha viagem está prevista para o final de junho. O vulcão não é a minha preocupação, mas gostaria que nesse período já tivesse neve 🙂 Não para esquiar, mas para apreciá-la.

  8. Bom dia, muito obrigada por suas palavras e por acompanhar o blog!

    Teoricamente no final de junho já deveríamos ter neve acumuladanas montanhas e também iniciando a temporada de ski, tudo dependerá das nevadas e do clima.

    Já sabe, quando chegar a Bariloche se precisar de alguma ajuda para organizar os seus dias é só me procurar na agência!

    Beijos

  9. Olá, Sabrina!
    Minha reserva é para dia 03/05/2015. Ficar em Bariloche até 09/05/2015.
    Preciso decidir hoje se cancelo, remarco ou vou assim mesmo.
    Consigo alguns passeios?
    E o principal: 1) Condições de segurança do aeroporto e
    2) Condição de Risco à Saúde Respiratória.
    Poderia me passar a sua avaliação a respeito.
    Abraço!
    Obrigado.

  10. Boa noite Acácio!

    Não sei se estou te escrevendo a tempo antes de você tomar uma decisão, mas é que somente cheguei agora da agência porque estamos em constantes reuniões para organizar a temporada de inverno

    O aeroporto está quase normalizado, saindo alguns voos e outros não, mas está operativo. Acompanhe este link para saber o estado dos voos de Buenos Aires a Bariloche:

    http://www.aa2000.com.ar/

    Atualmente temos poucas cinzas em suspensao e as mesmas já foram estudadas e consideradas nao tóxicas.

    Temos turistas pela cidade e vários passeios estão sendo realizados: Circuito Chico, Catedral, Tronador, Isla Victoria e Bosque de Arrayanes, Puerto Blest.

    Um abraço e boa sorte

  11. Boa tarde,

    Agora à pouco o vulcão Calbuco teve uma terceira erupção (que já se estava esperando apesar do vulcao ter diminuído a atividade dias atrás). Mas por sorte, a direção do vento de hoje (sudeste) fez com que as cinzas fossem para outra direção, não criando inconvenientes para Bariloche, mas sim para algumas cidades chilenas.

    Aproveito para comentar, já que muitos que entram em contato comigo já tinham reservado este passeio, que a travessia dos lagos (cruce andino) ainda não está habilitada do lado chileno. Comentaram hoje da empresa Turisur (que organiza este passeio do lado argentino) que quem está com a travessia reservada por agora, no início de maio, teria que ir averiguando dia a dia com a empresa que organiza este passeio do lado chileno, “Cruce Andino”, como está a situação a cada dia. Aproveito para compartilhar o link:

    http://www.cruceandino.com/es.

    Também informaram que por enquanto desde de Bariloche está sendo realizado normalmente o passeio a Puerto Blest e Isla Victoria e Bosque de Arrayanes.

    Qualquer novidade com relação a Bariloche, estarei divulgando no blog e na página do facebook, mas pelo o que disse a Defesa Civil da cidade, esta terceira erupção não significa uma ameaça à cidade. Neste momento temos um dia ensolarado com poucas cinzas em suspensão.

    Abs

  12. Boa tarde!

    Sabrina, você sabe me dizer se existem mais previsões de erupção?
    Tenho viagem marcada para 07/06 a 13/06 e gostaria de saber se existe alguma previsão para essa época.
    Aproveitando o ensejo, você acha que consigo pegar neve nessa época?

    Muito obrigada!
    Suas informações são de grande valia para nós. Obrigada pela preocupação.

  13. Boa tarde Livia, eu é que te agradeço por acompanhar o blog!
    Quando se trata de natureza, não podemos dar 100 % de certeza de nada, isto seria irresponsável, igualmente as erupções do vulcão Calbuco não geraram transtornos graves para Bariloche, inclusive os voos estão chegando e temos turistas na cidade, apesar de estarmos em baixa temporada.

    No início de junho teoricamente deveria começar a nevar com mais frequência, mas como este processo se inicia nesta época, não sabemos qual a quantidade de neve que já teremos acumulada nas montanhas para a realização de algumas atividades de neve. Para quem vem no início de junho, recomendo a principio os passeios mais clássicos que não dependem da neve, como o tour ao circuito chico e Cerro Catedral, Vulcão Tronador, San Martin de Los Andes pela Rota do 7 lagos e Isla Victoria e Bosque de Arrayanes.

    Quando você já estiver em Bariloche, poderíamos ver pessoalmente na agência a situação de outros passeios relacionados à neve e de acordo ao clima que vai estar.

    Beijos e ótimo feriado!

  14. Pessoal, gostaria de compartilhar um comentário que fiz lá na fan page do meu blog “Bariloche para Brasileiros”, respondendo à um comentário que dizia que o Jornal Nacional passou hoje que o vulcão Calbuco continuará em erupção por meses. Eis o que escrevi:

    “É normal que um vulcão siga em atividade, antes ou depois de uma erupção, inclusive o Chile tem mais de 90 vulcões ativos por anos que são monitorados todos os dias. Parece assustador, mas esta é uma característica geológica típica da Cordilheira dos Andes e da região da Patagônia, que há milhões de anos possuem atividades vulcânicas. Não te digo isto para “maquiar” ou esconder nada, mas sim para evitar o sensacionalismo dos meios de comunicação massivo. Por sorte eu tive a oportunidade de estudar aqui em Bariloche (me formei como guia regional da Patagônia) e estudar um pouco sobre este assunto com excelentes professores, por esta razão e a cada dia, procuro compartilhar os meus pequenos conhecimentos com os meus compatriotas. Mas é claro, é mais fácil que uma notícia do Jornal Nacional cause mais repercussão do que as minhas humildes postagens no blog e aqui pelo face, rsss. Com todo respeito à Rede Globo e seus jornais, gostaria de fazer uma observação às pessoas: Cuidado com as mensagens que deixam algumas notícias, dá mais ibope e menos trabalho gerar sensacionalismo do que investigar à fundo algumas questões e passar uma reportagem que mais parece um documentário ou um programa da National Geographic”.

  15. Também gostaria de pedir às pessoas que viajarão a Bariloche que não se assustem, repito mais uma vez ou quantas vezes forem necessárias, a erupção do Vulcão Calbuco não trouxe nenhum transtorno grave a Bariloche, está tudo normal na cidade.

    Até amanhã!

  16. A minha mãe é assim Sabrina tudo que ver na tv parece ser uma verdade absoluta estou acompanhando os noticiários e também pessoas que vivem ai em Bariloche e a cidade não foi afetada, o vulcão continuará ativo pois tem as suas características geológicas é claro, estou ansiosa para viajar em julho e conhecer essa cidade maravilhosa. Até julho galera. Andréa bjs

  17. Bom dia Andrea, exatamente!

    Realmente a tv às vezes nos condiciona e passa uma mensagem que nao é 100% correta, mas por sorte hoje em dia temos muitos outros meios para pesquisar e adquirir informação. Temos que ser um pouco os nossos próprios jornalistas, rsss.

    Que bom que você virá a Bariloche, estou segura que você irá adorar este cantinho encantado da Patagônia!

    A gente se vê!

    Beijos e ótimo início de semana!

  18. Bom dia!

    Só mais uma dúvida: no início de Junho há histórico de chuvas em Bariloche?
    Procurei mas não achei em lugar nenhum essa informação.
    Na previsão diz que irá chover todos os dias da minha viagem.. estou super preocupada.

    Muito obrigada pelas informações!! Está me tranquilizando muito acompanhar o blog com as notícias do vulcão.

  19. Boa noite Livia, obrigada por acompanhar o blog!

    Ainda é muito cedo para saber com um mes de antecedência como estará o clima, e o clima tem andado muito instável nos últimos anos, mas nesta época é normal que chova, aliás, é importante chover para nevar.

    Beijos e a gente se vê em Bariloche!

  20. Bom dia Sabrina!! Como encontra-se Bariloche hoje? Já está mais limpa relacionado às cinzas? Já é possível avistar neve nos picos ou eles continuam limpos?… Estou chegando a Bariloche no dia 30/05 e fico até 04/06! Vou te mandar um e-mail para conversarmos a respeito de possíveis passeios que vc possa me oferecer…
    Forte abraço!

  21. Olá, tudo bem?

    Em Bariloche está tudo normalizado, temos turismo na cidade, os voos estao chegando, os turistas estao passeando, inclusive muitos se surpreendem ao chegar e ver que aqui nao ocorreu nenhuma catástrofe, rss.

    Acho que já respondi o seu email, você é o Thiago?

    Abs

Deixe uma resposta