Hotel em Bariloche: dicas e recomendações

Apresentamos as dicas essenciais para você escolher o melhor hotel em Bariloche de acordo com as suas necessidades e preferências, mas também damos as nossas recomendações de hotéis que já conhecemos de perto.

Sol del Nahuel
Hotel Sol del Nahuel, à beira do lago Nahuel Huapi. Um 3 estrelas que surpreende e está próximo ao centro.

Para acertar em cheio na escolha do seu hotel, é preciso levar em conta as suas prioridades, tempo de estadia e expectativas. Mas um fator é crucial para definir o seu hotel e você deve entender como ele afeta a sua escolha, independentemente das suas expectativas: a localização.


A localização dos hotéis em Bariloche

A localização é um critério importantíssimo para escolher o seu hotel e é preciso entender como isto funciona em Bariloche. Para te ajudar a se orientar, vamos classificar os hotéis de Bariloche em 4 tipos de localização: hotéis do Centro, hotéis a no máximo 8 km do Centro, hotéis a mais de 8 km do centro e hotéis para quem quer esquiar.

A distância de 8 km do Centro de Bariloche é fundamental, pois 8 km é a distância máxima que a van da excursão percorre para te buscar em seu hotel e levá-lo de volta após o passeio. Isso é padrão em todas as agências de turismo de Bariloche. Se você estiver a mais de 8 km do Centro, terá que ir até o ponto de saída da excursão ou a outro lugar mais próximo do seu hotel, dentro do alcance de 8 km.

Centro Cívico de Bariloche - hotéis em Bariloche
Centro Cívico de Bariloche

Como definir o Centro?

Para saber se a van da excursão pode te buscar no hotel em que pretende se hospedar, use como referência o Centro Cívico de Bariloche. Vá ao Google Maps e trace a distância da rota entre o hotel e o Centro Cívico. Se o trajeto for de no máximo 8 km, a van vai te buscar e te deixar na porta do hotel.

Hotéis em Bariloche - Centro Cívico - Bustillo
Clique no mapa para abrir no Google.

Outra boa referência é ficar até o km 8 da Avenida Exequiel Bustillo, que é a rota que transita a beira do lago Nahuel Huapi e é o caminho do Circuito Chico. A Avenida Los Pioneros é a paralela por cima da Avenida Exequiel Bustillo, que chega até o km 8, no cruzamento para o Cerro Catedral. Se quer que a van te busque e te leve de volta, não se hospede além deste ponto. Então vamos aos 4 tipos de hotel em Bariloche de acordo com a localização.


Hotel Tres Reyes - hotéis em Bariloche
Que tal experimentar um delicioso café da manhã com vista para o lago no Hotel Tres Treyes? Clique na imagem e confira.

Os hotéis do Centro de Bariloche

Vantagens: são os hotéis mais práticos; não depende de carro ou traslado para ir aos passeios; você pode sair para passear a pé, fazer compras, comer etc; a van da excursão te busca e leva de volta à porta do hotel.

Desvantagens: mais agito (se você busca mais tranquilidade); menor imersão na natureza; hotéis de perfil mais tradicional.

Recomendação: recomendado para quem quer o máximo de praticidade e não faz questão de estar rodeado da natureza ou de muita tranquilidade.

Considerações

Sem dúvidas é mais prático se hospedar no Centro, onde está o comércio e a maioria dos principais restaurantes aos quais você poderá ir a pé. Bariloche é uma cidade pequena se comparamos às grandes capitais, como Buenos Aires e São Paulo. A via principal do seu charmoso Centro é a Rua Mitre, que tem apenas 10 quarteirões na sua parte comercial.

As principais ruas do microcentro são as paralelas: Juan Manuel de Rosas, 12 de Octubre (que beira o lago), Vice Almirante O’Connor, Mitre, Moreno, San Martín e Elflein. E as transversais à Mitre: Urquiza, Quaglia, Villegas, Rolando, Palacios e Beschtedt. Perto do Centro Cívico estão ainda as ruas Libertad e España.

Há quem considere o Centro de Bariloche barulhento à noite para dormir. Em parte discordo disso. Não é tão assim. Em casos pontuais, no inverno, grupos de estudantes (das viagens de formatura) se deslocam à noite para as discotecas de maneira entusiasmada. Mas não é uma situação que dure a noite toda. Como isso acontece nas noites de inverno, faz muito frio, o que impede uma vida noturna barulhenta nas ruas ao ar livre. Geralmente a folia está dentro das discotecas, dos pubs e dos bares.


Hotéis a no máximo 8 km do Centro

Vantagens: a van de excursão busca no hotel e leva de volta; maior imersão na natureza e experiência do hotel; mais quietude e tranquilidade.

Desvantagens: apesar de estar próximo ao centro, não é só descer e sair caminhando pela rua.

Recomendação: é uma boa localização para quem gosta de aliar maior imersão na natureza, tranquilidade absoluta e aproveitar mais a experiência do hotel sem perder a praticidade para fazer as excursões e a facilidade para ir ao Centro.

Considerações

Fora do Centro, mas ainda no raio de 8 km, há várias opções muito charmosas de chalés (aqui chamam de bungalows) rodeados de bosques, à beira do lago e que oferecem uma experiência mais imersiva e ao estilo da região. Você pode encontrar diversos hotéis deste tipo nas Avenidas Bustillo e Pioneros.

Como as vans das excursões ainda te buscam nos hotéis a esta distância, você não perde esta comodidade nem tem gasto extra. Mas precisa considerar os gastos com transporte sempre que quiser ir ao Centro ou a outros lugares por conta própria.

La Cascada by Don
La Cascada Casa Patagónica by Don. Hotel 4 estrelas rodeado de natureza e com cascata exclusiva.

Se não não quiser dirigir, você pode pedir à recepção do hotel que chame um táxi ou remis. Se ficar até de madrugada em um pub tomando as deliciosas cervejas artesanais da região, não tem problema. É fácil conseguir um táxi no Centro. Existem pontos nas principais esquinas. E, para quem quer economizar, o ônibus é outra opção. Basta adquirir e carregar o cartão em qualquer “quiosco”.


Hotel Llao Llao
Saguão do Hotel Llao Llao em Bariloche. Clique na imagem para conhecer o hotel.

Hotéis a mais de 8 km do Centro

Vantagens: maior imersão na natureza e experiência do hotel; mais quietude e tranquilidade.

Desvantagens: van dos passeios não busca no hotel; maior deslocamento para ir ao Centro; precisa alugar carro ou gastar mais com traslado para sair do hotel. Uma ótima opção para esses casos é contratar os passeios na opção privativa. Assim, não importa a distância do centro, buscamos você na porta do hotel e levamos de volta.

Recomendação: só recomendo hotéis tão afastados assim para quem quer vivenciar a experiência de um determinado hotel ou região específica. São muito pouco práticos, isolados e não recomendo a quem vem pela primeira vez a Bariloche para ficar 1 semana ou menos.

Considerações

Existem 2 casos normalmente para se escolher hotéis afastados como estes:

1) você quer ficar em um hotel fantástico, em que ele em si é a própria experiência, com imersão na natureza, no estilo, na gastronomia, que conta com grande infraestrutura, serviços e atendimento premium. Trata-se do desejo de ter uma experiência exclusiva, como a de se hospedar no Hotel Llao Llao, por exemplo.

2) outra caso é para aproveitar melhor outra região ou cidade próxima de Bariloche, como se hospedar num hotel em Villa La Angostura, não tanto pelo hotel em si, mas para desfrutar mais a cidade e seus atrativos com mais calma.

Em qualquer uma das duas situações, o que recomendo é só hospedar em hotéis mais afastados assim se for ficar mais de 1 semana em Bariloche. Desse modo você pode se hospedar em um hotel no Centro ou próximo ao Centro de Bariloche por 1 semana, fazer os passeios, excursões, curtir as compras e a gastronomia de Bariloche e separar 1 ou 2 dias para curtir plenamente a experiência em um hotel mais afastado ou em outra cidade.

No entanto, se você estiver vindo a Bariloche pela primeira vez, vai conseguir aproveitar muito mais a viagem se estiver hospedado próximo ao Centro. Não faz muito sentido buscar opções de hotéis mais afastados e deixar de aproveitar e de conhecer muita coisa por dificuldade de deslocamento.


Las Baitas - hotéis em Bariloche - Cerro Catedral
Las Baitas, excelente opção para quem quer esquiar. A 70 m da estação de esqui. Clique na imagem e confira.

Hotéis em Bariloche para quem quer esquiar

Vantagens: você se hospeda na estação de esqui.

Desvantagens: mais complicado para realizar outras atividades que não sejam esquiar.

Recomendação: para quem já sabe, gosta de esquiar e veio a Bariloche para isso.

Considerações

No pé do Cerro Catedral, onde fica a maior estação de esqui da América Latina, está localizada a Villa Catedral. Aí você vai encontrar diversas opções de hotel e uma boa infraestrutura. Para os esquiadores, esta é a melhor opção.

Se você nunca esquiou, está mais curioso em aprender e não pretende passar a sua estadia em Bariloche apenas esquiando, o recomendável é que você se hospede mais próximo ao Centro. Assim você pode aproveitar outros passeios e atividades com mais praticidade e sem gastos extras com transporte.

Hoteis em Bariloche que conhecemos e recomendamos

Clique no link para saber mais sobre cada hotel:

Sol del Nahuel: 5,5 km do centro, vemos como o melhor custo/benefício, pois é um 3 estrelas com serviços e atrativos de 4. E todos os quartos têm vista para o lago!

La Cascada Casa Patagónica by Don: a 6 km do centro, 4 estrelas, rodeado de bosques, à beira do lago e com cascata exclusiva.


Pesquise os hotéis em Bariloche no Booking.com

Decidi afiliar o blog Bariloche para Brasileiros ao Booking.com, já que nestes anos de experiência no turismo esta foi a página de reservas de hotéis que produziu maior satisfação nos meu clientes. Esta decisão foi tomada depois de anos perguntando aos brasileiros e leitores do blog como organizaram a viagem a Bariloche e o que acharam da página de reservas que contrataram.

Cada pessoa tem um orçamento e uma exigência, por isso vale muito a pena ler as resenhas e avaliações do Booking.com, já que as pessoas que se hospedaram nos hotéis em Bariloche podem ter comentado algum detalhe que você particularmente considere importante.


Para mais informações e reserva de hotéis em Bariloche ? Escreva para reservas@barilocheparabrasileiros.com.br