Requisitos para entrar na Argentina e voltar ao Brasil

Declaração jurada e seguro-viagem não são mais exigências

Reabertura do Turismo em Bariloche

Última atualização: 27/08/2022, 12:40.

Governo argentino não faz mais nenhuma exigência sanitária para turistas estrangeiros entrarem no país. Já Não é mais necessário preencher a declaração jurada online e nem adquirir qualquer seguro-viagem com cobertura para Covid-19. Quem quiser pode adquirir por vontade própria um seguro-viagem com cobertura para Covid-19 que inclua isolamento, mas não é mais uma exigência.

No entanto, para voltar ao Brasil, o cidadão brasileiro precisa apresentar comprovante de vacinação com esquema completo (2 doses ou dose única completa) ou um teste RT-PCR ou antígeno com resultado negativo 24 horas antes do embarque.

Requisitos para retornar ao Brasil

– Brasileiros e estrangeiros devem apresentar, à companhia aérea no momento do embarque, o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.

– Os seguintes viajantes estão dispensados de apresentar o comprovante de vacinação no transporte aéreo, desde que apresentem, no momento do embarque, o comprovante de realização de teste do tipo antígeno ou RT-PCR, com resultado negativo ou não detectável para Covid-19, realizado um dia antes do embarque:

  • brasileiros que não estejam completamente vacinados;
  • estrangeiros residentes no território brasileiro que não estejam completamente vacinados;
  • aqueles com condição de saúde que contraindique a vacinação (atestada por laudo médico);
  • os não elegíveis para vacinação em função da idade;
  • os provenientes de países com baixa cobertura vacinal;
  • em virtude de questões humanitárias..

– Estrangeiros não completamente vacinados contra a Covid-19 permanecem impedidos de ingressar em território nacional (ressalvadas as exceções). 

Confira os requisitos completos e atualizados no site oficial do governo brasileiro.

Onde fazer o teste para Covid-19 24h antes de retornar ao Brasil

Você pode fazer o teste para Covid-19 24h antes de retornar ao Brasil no LES (Laboratorio Especializado del Sur) ou, para quem precisar realizar o teste no final de semana, no Sanatorio San Carlos, que é mais caro.

Contato e endereço:

LES: +54 9 2944 95-2295 (WhatsApp)

Sanatorio San Carlos (endereço): https://bit.ly/3dmOa2d

Regras de retorno ao Brasil para crianças

– Crianças completamente vacinadas contra a Covid-19 estão abrangidas pelas regras gerais da portaria.

– Crianças não vacinadas com idade inferior a 12 anos estão dispensadas de comprovar a vacinação no embarque por qualquer meio de transporte

– Em relação à comprovação de realização de teste para rastreio da Covid-19:

  • criança com idade igual ou maior que 2 anos e inferior a 12 anos, que esteja viajando acompanhada de pessoa completamente vacinada: tanto a criança quanto o acompanhante estão dispensados de apresentar o teste para rastreio da Covid-19.;
  • criança com idade igual ou maior que 2 anos e inferior a 12 anos, que esteja viajando acompanhada de pessoa dispensada de comprovar a vacinação (ou seja, acompanhada de pessoa que se enquadre nas exceções da Portaria): a criança está dispensada de comprovar o teste para rastreio da Covid-19, desde que o acompanhante apresente o comprovante de realização de teste do tipo antígeno ou RT-PCR, com resultado negativo ou não detectável para Covid-19, realizado um dia antes do embarque ou, no caso do transporte aquaviário, do desembarque;
  • criança com idade igual ou maior que 2 anos e inferior a 12 anos, que esteja viajando desacompanhada: deve apresentar o comprovante de realização de teste do tipo antígeno ou RT-PCR, com resultado negativo ou não detectável para Covid-19, realizado um dia antes do embarque ou, no caso do transporte aquaviário, do desembarque.
  • criança com idade inferior a 2 anos: está dispensada de comprovar o teste para rastreio da Covid-19.

Regras para o comprovante de vacinação

– deve ser impresso ou em meio eletrônico; (não serão aceitos comprovantes que estejam exclusivamente em formato de QR-CODE), brasileiros podem apresentar o comprovante pelo ConecteSus.

– deve conter o nome do viajante, o nome comercial ou nome do fabricante da vacina, o(s) número(s) do(s) lote(s) da(s) dose(s) aplicada(s) e a(s) data(s) da aplicação da(s) dose(s);

– são válidas vacinas aprovadas pela Anvisa, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pela autoridade do país em que o viajante foi imunizado;  

– a aplicação da dose única ou da última dose do esquema vacinal primário deve ter ocorrido, no mínimo, 14 dias antes da data do embarque.  

Gostou do nosso conteúdo? Ficaremos muito gratos se avaliar o que já conhece do nosso trabalho, seja nosso conteúdo sobre Bariloche, atendimento ou receptividade clicando AQUI. Obrigado!

Seja nosso passageiro desde o planejamento da sua viagem a Bariloche

Quer viajar para Bariloche como nosso passageiro? Fale com a nossa equipe em atendimento@barilocheparabrasileiros.com.br.

Alejandro Sainz

Autor: Alejandro Sainz

Alejandro é irmão da Sabrina e sócio-diretor do Bariloche para Brasileiros. Músico e publicitário brasileiro e argentino, nasceu em Buenos Aires, mas cresceu e vive no Rio de Janeiro. Ficou tão deslumbrado quando conheceu a Patagonia e Bariloche, que compôs uma música chamada “Patagonia” com sua banda de rock, que virou disco e videoclip realizado apenas com filmagens da região. Seu lugar preferido é a estepe patagônica. Também é louco pelas cervejas artesanais, chocolates e tudo que é “ahumado” (defumado) da região: comida, cerveja, molhos etc.

128 pensamentos

  1. Pena! Eu iria realizar um sonho indo para Bariloche em Julho. Agora acho que terei que adiar.

    1. caso tenha mais informaçoes sobre a situação coloque aqui para q saibamos oq fazer, estava programando uma viagem para lá tambem

      1. A entrada de brasileiros para a Argentina pelas fronteiras terrestres só está autorizado em porto Iguazu. Ou seja, si se pode passar pela fronteira com fiz do Iguaçu. As demais fronteiras terrestres como a de Uruguaiana e Com Dionizio Cerqueira seguem fechadas

        1. Desculpe a demora! A Argentina já está aberta para os brasileiros completamente vacinados e com teste PCR feito 72h antes do embarque, sem precisar de quarentena.

    2. Carlos , na minha opinião no verão é muito mais lindo. Tive a oportunidade de ir em Janeiro/20 antes da PANDEMIA. Fui de carro , lindo demais…acho que vale a pena esperar…

  2. Tenho viagem marcada dia 19/07 para buenos aires e depois bariloche. Estou sem saber o que fazer;

    1. Talvez seja o caso de vc remarcar. A cidade está fechada e não sabemos como estará até lá.

  3. Agradeço o posto Alejandro, pois tenho viagem marcada com minha família para o final de Agosto deste ano, mas já vi que a viagem não será possível. As informações do seu site são de grande ajuda.

    1. De nada, Helber! Pode contar com a gente sempre para manter todos atualizados com toda transparência sobre a situação de Bariloche. Não deixa de seguir os nossos Instagrams e acompanhar as nossas lives por lá. Você pode assistir as anteriores que ficam gravadas no IgTv do Bariloche para Brasileiros.

  4. Tenho viagem marcada para o dia 04/09 para Bariloche! Você acha que até lá vai voltar a poder ir viajar para aí?

    1. Oi, Paulo. Eu acho difícil que volte em setembro. As estações de ski não abriram nem para os residentes ainda. Acompanhe as nossas lives no Instagram e no YouTube. Estamos sempre atualizando sobre a situação. Principalmente na terça-feira, às 19h, no Bate-papo Bariloche nos Instagrams da Destino Sul e do Bariloche para Brasileiros. Não posso afirmar, mas acho que só teria esperanças a partir de outubro e ela aumenta a cada mês que avança.

    1. Oi, Paulo. Eu acho difícil que volte em setembro. As estações de ski não abriram nem para os residentes ainda. Acompanhe as nossas lives no Instagram e no YouTube. Estamos sempre atualizando sobre a situação. Principalmente na terça-feira, às 19h, no Bate-papo Bariloche nos Instagrams da Destino Sul e do Bariloche para Brasileiros. Não posso afirmar, mas acho que só teria esperanças a partir de outubro e ela aumenta a cada mês que avança.

        1. Adriana, eu tenho passagem marcada para início de junho. Ainda não sei como será. Ninguém tem como prever por enquanto. Só nos resta torcer pelo avanço da vacinação o mais rápido possível e que governos e população tenham sabedoria e respeitem os protocolos sanitários. Seguimos na torcida e com esperança. Mas não abrimos mão de um turismo seguro para a vida dos passageiros.

  5. Bom dia, minha viagem estava marcada para Julho, conseguimos adiar para Outubro! Vc acha que outubro já está melhor aí? Não sei nem se a cidade está liberada! Obrigada

  6. olá Alejandro. Alguma novidade da abertura das fronteiras? Programei uma viagem de carro até Ushuaia começando em Janeiro/21 mas não consigo ver nenhuma data de reabertura de fronteiras internacionais e mesmo entre as províncias. Agradeço qualquer informação. Abraço

    1. Olá! Ainda não há data confirmada. Se inicia este ano uma abertura controlada para turistas da própria província de Río Negro, onde está Bariloche.

  7. Eu tenho viagem marcada para a cidade de Viedma dia 11/12 para um eclipse solar. Nessa devo esperar até o último momento antes de cancelar, né?

  8. Boa noite, agradeço pela reportagem. Será que seria possível viajar em janeiro? Grata

    1. Oi, Clara! Que bom que gostou. Considero possível a abertura do turismo internacional em janeiro. Mas ainda não há nenhuma previsão concreta. O que já existe é um turismo em Bariloche para turistas da província, mas também é altamente controlado e limitado a 500 pessoas por semana. E ideia é testar todos os protocolos e ir ampliando a abertura a medida em que se tem sucesso.

        1. Karina, não dá pra saber. Mas para quem pretende viajar em julho, o melhor mesmo é que agora as medidas sejam as mais restritivas possíveis e que a vacinação avance o mais rápido que der. Afrouxar restrições agora, na situação em que estamos, seria comprometer ainda mais as possibilidades de haver uma alta temporada.

  9. Olá, estava pensando em viajar a Buenos Aires em janeiro do ano que vem e as informações postadas aqui foram de muita valia, obrigado.

    Você sabe dizer qual é a situação na Argentina hoje, dia 14 de outubro, para a entrada de turistas internacionais? Agradeço.

    1. Oi, Vinicius! A situação hoje é ainda de falta de previsão. Em Bariloche inicia nesta sexta-feira uma experiência-piloto para receber 500 turistas por no máximo 1 semana e com todos os cuidados necessários. É um primeiro passo concreto para iniciar a reabertura.

  10. Oi! Tenho passagens pra El Calafate em dezembro (já estou solicitando a mudança pq acredito que não vai ter o voo ate lá). Mas a dúvida, será que mudo também o destino pra Bariloche ou Ushuaia pra fev/mar?

    1. Oi, Dani! Dia 2 de novembro abriu a fronteira via área com o Brasil pelo Ezeiza e restrita a Buenos Aires. No entanto, a governadora de Río Negro, onde está Bariloche, já solicitou ao governo federal que libere também a chegada de brasileiros a Río Negro, inclusive com voos diretos pela Aerolíneas. A governadora pediu isso, pois em dezembro além de começar a alta temporada de verão, também acontecerá o fenômeno do Eclipse Solar, que na região das proximidades de Bariloche será de 100%. Assim que existe uma enorme expectativa para que os brasileiros possam vir à Bariloche em dezembro já. Já existem até voos à venda na Aerolíneas para dezembro. Mas precisamos aguardar a resposta do governo federal ao pedido da governadora, que, acredito, acontecerá nesta semana.

      1. Olá Alessandro ! Estou perdida… comprei uma passagem para el calafate saindo do RJ dia 15/12, mas estou achando complicado mesmo… será que abrirá? Obrigada!

        1. Oi, Rafaella! É difícil dizer. Apesar de o ministro do turismo da Argentina falar sobre a reabertura com o Brasil como algo que esteja por acontecer, a situação depende muito da pandemia e tenho receio que os casos voltem a subir após o velório do Maradona.

  11. Comprei minha passagem para janeiro, existe possibilidade de reabertura em janeiro?

    1. Oi, Robson! Sim, é possível reabrir em janeiro. A situação no momento é: dia 2 de novembro abriu a fronteira via área com o Brasil pelo Ezeiza e restrita a Buenos Aires. No entanto, a governadora de Río Negro, onde está Bariloche, já solicitou ao governo federal que libere também a chegada de brasileiros a Río Negro, inclusive com voos diretos pela Aerolíneas. A governadora pediu isso, pois em dezembro além de começar a alta temporada de verão, também acontecerá o fenômeno do Eclipse Solar, que na região das proximidades de Bariloche será de 100%. Assim que existe uma enorme expectativa para que os brasileiros possam vir à Bariloche em dezembro já. Já existem até voos à venda na Aerolíneas para dezembro. Mas precisamos aguardar a resposta do governo federal ao pedido da governadora, que, acredito, acontecerá nesta semana.

      1. Olá. Entrada na Argentina só aérea? Estávamos programando ir de carro até Ushuaia final de dezembro..
        Obrigada pelas informações.

  12. Bom dia! Você poderia nos atualizar quanto a viajar para a Patagônia Argentina em Dezembro, na época do Natal? Muitíssimo obrigado.

    1. Oi, Edson! Por enquanto a reabertura do turismo se limita a Buenos Aires por via aérea. Há no entanto uma esperança de que no verão, até mesmo já em dezembro, essa abertura possa se estender a Bariloche também. A governadora de Río Negro, onde está Bariloche, solicitou que a reabertura se estenda à província, inclusive com voos diretos do Brasil. Mas ainda não temos uma resposta a este pedido nem data confirmada. Acredito que em breve tenhamos notícias concretas.

      1. Ja mudou algo desde novembro? Acha que já podemos ir para Patagônia no final de dezembro?

        1. Camila, ainda não temos a data. Não posso dizer que final de dezembro não é mais possível, mas aposto mais na primeira quinzena de janeiro.

  13. Bom dia, Alejandro.
    Tenho viagem marcada para Bariloche no começo de Dezembro.
    Por favor, dê-me uma boa notícia de que será possível minha viagem.
    Um abraço,
    Angela Yankous

    1. Oi, Angela! Estamos todos aguardando esta boa notícia. Ela pode sair a qualquer momento. O ministro de turismo da Argentina disse que se tudo continua indo bem, Bariloche estará aberta para o Brasil até o final do mês.

  14. Olá! tudo bom? Sabe me dizer se tem previsão de reabertura para turistas ir por via aérea para Ushuaia em Abril?

    1. Oi, Danielly. Não há data certa ainda. Mas o ministro de turismo já disse que se tudo continua indo bem, El Calafate estará aberta para o Brasil até o fim do mês. Então, acredito que em abril seja muito difícil que Ushuaia ainda não esteja aberta.

    2. Boa noite, queria saber se é possível sair da argentina de carro? Se alguém puder me ajudar. Preciso voltar para o Brásil urgente, e não sei como fazer. Falei com consulado diZ que não tem problema para sair. Mas vejo que o pessoal publicando que não dá. Saberia me informar?
      Obrigada.

      1. Oi, Juciara. O consulado é a fonte mais competente para te orientar. Onde você está? Se estiver em Buenos Aires é só pegar um avião em Ezeiza. Se estiver em outra cidade, confirme com o Consulado Brasileiro. É importante que você não esteja com sintomas de Covid-19 ou precisa cumprir quarentena de 14 dias respeitando os protocolos sanitários.

        Veja aqui neste link informações para conseguir uma permissão de circulação: https://www.argentina.gob.ar/circular/preguntas-frecuentes

        Você pode solicitar aqui: https://formulario-ddjj.argentina.gob.ar/descargar/extranjero/por-pasaporte

        Se autorizarem, você terá a permissão para apresentar a qualquer autoridade, caso necessário.

  15. Olá , vou dia 13 pra Buenos Aires , mas meu destino é Santa Fe , e minha passagem de volta está Santa Fe – Guarulhos . Se somente Buenos Aires está aberta vou ter problemas na imigração ? Vai ver minha passagem de volta e está como Santa Fe

    1. Welder, verifique com sua companhia aérea ou agente de viagens. A última informação é que turistas de países limítrofes estão restritos a Buenos Aires.

  16. Bom dia, Alejandro.
    Como é o formulário eletrônico que deve ser preenchido?
    No post, também está escrito que ao chegar em Buenos Aires, é necessário fazer novamente o exame para Covid. Onde?
    Você poderia me explicar melhor as exigências para brasileiros entrarem na Argentina?
    Obrigada,
    Mônica

    1. Oi, Mônica. Obrigado pelas perguntas. Vou inclusive esclarecer melhor na matéria. O formulário eletrônico é a declaração jurada que deve ser feita dentro das 48h que antecedem a viagem aqui: https://ddjj.migraciones.gob.ar/app/

      O teste será feito no próprio aeroporto Ezeiza e você não precisa esperar pelo resultado no local. Ele será enviado para o email que você informar. Lembrando que é essencial o seguro de viagem com cobertura específica para Covid-19.

  17. Boa noite, Vamos para Buenos Aires no dia 19/12, mas consultei várias seguradoras e não encontrei nenhuma que coloque na apólice a cobertura específica para covid, apesar de algumas afirmarem que cobrem. Você teria alguma para nos indicar? Obrigada

  18. Chego dia 12 /12 em Buenos Aires , e vou pra Rosário mas não tenho endereço de hotel ficar. Posso colocar endereço de casa de amigo na imigração que mora em Buenos Aires? Pois no no mesmo dia vou de transfer pra Rosário , minha passagem de volta está como ROSARIO- Guarulhos , não sei se é melhor na imigração colocar endereço de Rosário ou do meu amigo de Buenos Aires

    1. Oi, Pedro. Se você não vai ficar em Buenos Aires e vai no mesmo dia para Rosário, acho que deve colocar o endereço de Rosário. Se ainda não sabe, espere para colocar quando souber. E tenha o endereço do seu amigo, caso perguntem. Simplesmente relate a coisa como ela é.

  19. Gratidão pelo post, Alejandro. E por todas respostas. Temos programada viagem de carro pela Patagônia, iniciando no dia 4 de janeiro e indo até fevereiro ou março. Li em alguma matéria que as fronteiras terrestres deverão abrir em 15 de dezembro. Sabes sobre isso? Será que confirma?

    1. Olá! Obrigado! Sobre a data de reabertura com países limítrofes, ainda não há nada oficial. Já estão abertas as fronteiras entre províncias e o turismo acontece entre todo o país. Sabemos que as autoridades da província e de Bariloche solicitaram e pressionam por uma reabertura para o turismo com países limítrofes. Mas dependemos do governo federal e ainda não nos deu uma data. No meio turístico há quem diga que deve reabrir em meados de janeiro. Outros esperam que abra antes. Vamos ver como serão estes dias com o turismo reaberto para outras províncias. Ao menos os passos estão sendo dados.

  20. Olá. Obrigada pela matéria, muito esclarecedora. Mas gostaria de saber se você sabe de alguma novidade sobre a abertura das fronteiras terrestres. Estava planejando ir de carro pra Corrientes no dia 28/12 E voltar dia 2 de janeiro. Poderia me ajudar?

    1. Oi, Aline. Ainda não temos a data da reabertura internacional por vias terrestres.

  21. Sou Brasileiro mas tenho a residência argentina com o DNI, pretendo voltar a Bariloche em janeiro, sabe me informar se também preciso desse teste de covid e do seguro? Obrigado!

    1. Oi, Thiago. Se é residente com DNI, está na Argentina, para turismo doméstico, não precisa. Apenas deve ver as normas de cada província, no caso de Bariloche, a de Río Negro. Se estiver no Brasil, aí sim, vai precisar, pois até um argentino precisa. Tanto o PCR negativo 72h antes contando a hora do embarque, quanto o feito em Buenos Aires, na chegada ao Ezeiza. A diferença é que o teste feito em Buenos Aires é gratuito para os argentinos e custa 2500 pesos para estrangeiros. Você pode ver os detalhes do que a Província de Río Negro solicita aqui: https://www.argentina.gob.ar/verano/rio-negro

      1. Obrigado pelo retorno, estou no Brasil mesmo!
        Tiveram algum esclarecimento oficial sobre a reabertura para brasileiros, que estava prevista para dia 20?

        1. De nada, Thiago. Ainda não há posição sobre reabertura. O governo deve decidir hoje, no entanto, mas em sentido contrário, dada a situação no mundo, particularmente no Reino Unido, e com os riscos maiores de aglomeração nas festas de fim de ano.

  22. Alguma noticia ou informação sobre USHUAIA e EL CALAFATE? Tenho viagem (REMARCADA) para abril/2021.

    1. Oi, Juli. Nenhuma novidade ainda. A Argentina está fechada para turistas estrangeiros até 31 de janeiro. As decisões são tomadas normalmente em cima da hora. Então temos que ficar ligados semana a semana. O próximo “checkpoint” é 31 de janeiro.

  23. Bom dia, gostaria de saber se em Abril de 2021 as coisas já estarão mais normalizadas na Argentina, ou é difícil saber agora?

    1. Oi, Flávia. Nem o presidente da Argentina saberia responder isso. Estamos com a entrada suspensa até 31 de janeiro. Após esta data, veremos. O governo argentino tem tomado as decisões na pandemia em cerca de 15 em 15 dias, que é o período que se percebe alguma alteração ou não na tendência dos contágios. Não há outra forma que não seja acompanhar semana a semana as notícias.

  24. O melhor a se fazer é torcer que a maior quantidade de pessoas seja vacinada o mais rápido possível para que possamos logo voltar a passear por aí, ver as pessoas e tudo mais… Paciência

  25. Olá! Sabe se eu como brasileiro ingressar ir para a Argentina apenas para trânsito internacional, sem sair fo aeroporto? Seria GRU para EZE pela Ethiopian e depois EZE para Frankfurt pela Lufthansa…. grato desde já

    1. GP, pelo que diz o decreto, interpreto que não. Os voos para turistas não residentes foram suspensos. Então é uma restrição que já impede o embarque para a Argentina. Sem falar que, no mesmo voo, alguns estarão em trânsito (como você), mas outros ficarão em Buenos Aires. Ou seja, todos no mesmo voo são contatos próximos em caso de alguém de contaminar.

  26. Bom dia Alejandro! Tenho acompanhado as noticias e também evolução do numero de casos com mais atenção desde outubro do ano passado, quando a Argentina anunciou a reabertura do turismo para países limítrofes, embora apenas na região metropolitana de Buenos Aires. Eu tinha esperanças de que o governo de Fernández autorizasse o turismo para além de Buenos Aires antes do novo fechamento, já que tenho uma viagem marcada para abril/21 para Ushuaia e El Calafate (viagem que era pra ter sido em maio de 2020). Mas a verdade é que com essa(s) nova(s) cepa(s) brasileira(s) do coronavírus, tenho quase 100% de certeza que a Argentina vai manter as fronteiras fechadas para o turismo na maior parte do ano para nós. Talvez ensaie uma nova reabertura em outubro, igual ano passado. Muita gente pode me taxar como pessimista, mas na verdade estou sendo apenas realista. As chances de turismo na Argentina esse ano são bem remotas. Embora não concorde muito, já que os testes exigidos antes do embarque com 72hrs de antecedência e o novo teste em Ezeiza estavam se mostrando eficazes. Não acredito que o novo aumento que a Argentina teve nos casos tenha sido causado pelo turismo, mas sim pelas festas de fim de ano, assim como foi no Brasil (com o agravante das aglomerações que tivemos nas eleições um pouco antes). Mas é isso que vivemos nesse momento. Infelizmente enquanto tivermos vivendo com essa incerteza, o turismo internacional vai ser somente um sonho distante (no passado e no futuro).

  27. Moro no Rio de Janeiro .Minha viagem para Bariloche estava programada desde dezembro de 2019 para julho de 2020. Eu e minha esposa passaríamos 8 dias em julho de 2020. Tudo comprado, tudo pago, e nos vimos na necessidade , pela nossa segurança, adiar nossa viagem para 2021. Com a oferta da vacina, reagendamos tudo para julho de 2021. E agora estamos vendo nossos planos novamente irem pelo ralo. Espero que possamos pelo menos estarmos vacinados em nossas férias, para que, se não conseguirmos viajar para Bariloche, que ao menos estejamos vacinados.

    1. Oi, Marcelo! Sim, estamos acompanhando muitos casos como o seu. É como você disse: em primeiro lugar, a vacina. Precisamos que todos se cuidem e que respeitem os protocolos sanitários e que a vacinação avance o mais rápido possível. Esse é o único caminho para viabilizar o mais rápido possível o retorno do turismo, do qual tantos trabalhadores e empresas dependem.

  28. Olá…
    Será que haverá a possibilidade de Agosto/21 estar normatizado para o turismo em Bariloche?
    Minha lua de mel é em agosto e estou preocupada em aguardar e la na frente não conseguir viajar.
    Qual a sugestão de vocês? Devo aguardar ou cancelar a viagem e ir em uma outra ocasião?

    1. Juliana, aguarde um pouco mais. Ainda faltam 4 ou 5 meses para sua viagem. Se nos próximos 3 meses não houver uma grande reviravolta, adie.

  29. Oi! Essa quarentena de 10 dias, mesmo com o PCR negativo, o brasileiro faz no Brasil mesmo? Ou são 10 dias lá na Argentina? Porque geralmente os pacotes são de 5 a 7 diárias, e então como ficariam esses dias a mais?

    1. Oi, Mariana! Essa quarentena não é para o turista, que ainda não pode viajar. Quando o turismo reabrir, certamente não haverá quarentena, pois não é possível haver turismo com quarentena. As medidas atuais são válidas para as raras exceções de quem ainda pode entrar no país e normalmente com solicitação de autorizações especiais. O momento é de todos nos cuidarmos e só circular por motivos essenciais. Assim, o turismo reabrirá o quanto antes e, certamente, sem quarentena obrigatória para todos.

  30. Olá, tenho uma viagem para Bariloche programada para agosto de 2021, é meu aniversário de 10 anos de casamento. Diante das incertezas do momento, estou pensando em adiar. Mas vou aguardar até meados de junho para ver se a situação muda e o turismo é reaberto. Desejo que o número de vacinados cresça muito nos próximos dias, semanas e meses.

  31. O que você sugere para quem tem viagem para meados de julho para Ushuaia?… já remarcar ou esperar mais um pouco?

  32. Existe já alguma regra sobre turistas estrangeiros vacinados. Estando vacinado e com teste negativo, nãos eria precaução suficiente? Eu tomei vacina por ser da área da saúde e minha mãe que iria comigo tem 63 anos, já tomou vacina também. Tem alguma regra já sobre entrada de estrangeiros vacinados? Minha viagem está marcada e toda paga de 30 de Julho a 04 de Agosto.
    Obrigada.

  33. Prezado Alejandro. Sou habitue de Buenos Aires e sempre comprei minhas passagens para o ano todo aproveitando as diversas promoções que ocorriam. Entretanto ao retornar de Buenos Aires em março de 2020 nos deparamos com essa terrível pandemia. Algumas passagens consegui descontinuar, outras remarquei para o mais para frente que poderia na época e tenho duas ainda, sendo uma para dezembro de 2021 e outra para janeiro de 2022. Vejo as pessoas ficarem para lá de ansiosas com a provável abertura da Argentina que não acontece nunca. A minha mensagem para essas pessoas é terem paciência, agradecer a DEUS por estarem vivas e no popular fazer como estou fazendo. Esqueçam as viagens ao exterior. Caso queiram se programar o façam para longo, longo prazo. Eu também estava nessa ansiedade, e por diversas vezes remarquei minhas passagens. Perdi compromissos assumidos , perdi algum dinheiro, em determinados compromissos assumidos sem cláusula de cancelamento, mas não é da nossa culpa o vem ocorrendo no mundo.Temos que nos adequar e sermos sabedores que só mesmo o Criador poderá dar o sinal verde , bem entendido, quando o achar conveniente. As minhas colocações são simplesmente no intuito colocar um bálsamo no machucado dessas pessoas, uma vez que também vinha passando por essa amargura e sei que não é fácil. Agora mesmo escrevo ouvindo simplesmente Sr. Tango, Fernando Soler em el dia que me quieras. Boa sorte a todos.

  34. Tenho viagem marcada para o dia 18/07/2021, você acha que até lá vai voltar a poder viajar para aí?

  35. Olá! ALguém sabe me dizer se a fronteira argentina ou uruguai estão abertas? Moramos proximo a fronteira seca do uruguai (não tem que apresentar documentação, só atravessar a rua) Mas queriamos estender a viagem para montevideo, será que é possivel?

  36. Ola. E sobre fevereiro de 2022? SEra que havera problema em entrar no pais? Estaremos vacinados aqui no Brasil, ja pode nos dizer algo sobre esse ano?

    1. Oi, Roberta! É bem possível que Brasil e Argentina já estejam vacinados e o turismo reabra. A previsão é essa. No Brasil, a previsão do Ministério da Saúde é todos vacinados em dezembro, aliás. No entanto, não há informação oficial sobre quando será a reabertura.

  37. Boa tarde, tenho interesse em realizar um procedimento em uma clínica em Buenos Aires, sabem se é possível a entrada de brasileiros para esse fim?

    1. Ronaldo, existem autorizações especiais dadas pelo governo argentino. Nesse caso, aconselho entrar em contato com a Embaixada para saber da possibilidade.

  38. Oi,será que até dezembro de 2022 já vai está liberado a fronteira? Para bariloche

  39. Olá, adorei a explicação muito bem detalhada e um ótimo artigo para todos.

    A respeito da minha viagem, eu paguei em janeiro pela CVC um pacote de 5 dias em dezembro de 2021 ( entre 25 ate dia 30 )

    Será que até essa data é possível a reabertura para turistas? Estou preocupado pois já estou planejando todos meus roteiros.

    Mais uma vez agradeço a compreensão, um forte abraço.

    1. Olá, Rodolfo! Há uma grande expectativa de que em dezembro já esteja aberto, mas é apenas expectativa. O decreto atual de fechamento das fronteiras para não residentes vai até o dia 1 de outubro. Só próximo a este dia devemos ter informações concretas, pois tem sido assim desde então.

  40. Olá boa noite! Como está a situação atual na Argentina para o turismo, brasileiro já podem entrar ?

    1. Olá! Ainda não. O decreto atual de fechamento das fronteiras para não residentes vai até o dia 1 de outubro. Só próximo a este dia devemos ter informações concretas, pois tem sido assim desde então.

  41. Muito triste o que a Argentina está fazendo com o turismo pelo menos turistas vacinados deveriam aceitar, um bom exemplo nesse quesito é o Mexico que nunca fechou durante toda a pandemia.

    1. Caro Fábio, realmente a situação do setor turístico está terrível. Estamos sem receber passageiros desde o início da pandemia. Já é a segunda alta temporada de inverno que perdemos (de onde vem 90% da nossa receita), mas Brasil e Argentina precisam vacinar mais, mais rápido. Curiosamente os 2 países vacinaram até a data da minha resposta apenas 25% da população com as 2 doses. Mesmo com as 2 doses se pega e se transmite Covid-19. Uma pessoa com as 2 doses pode transmitir para quem não recebeu as 2 ou nenhuma e essa pessoa ter um caso grave de Covid-19. Principalmente se as pessoas completamente vacinadas forem mal informadas e andarem sem máscaras por acharem que não pegam nem transmitem o vírus. Temos que continuar na torcida pelos 2 países acelerarem a vacinação antes que a variante delta avance demais.

  42. Alguma expectativa de abrir as fronteiras em dezembro, para os brasileiros vacinados? Estou querendo comprar um pacote para Ano Novo, mas com receio ainda.
    Obrigada!

    1. Olá! Expectativa existe, sim. O decreto atual de fechamento das fronteiras para não residentes vai até o dia 1 de outubro. Só próximo a este dia devemos ter informações concretas, pois tem sido assim desde então. Acompanhe a gente no Instagram, Facebook ou no nosso grupo do Facebook e fique sempre por dentro da situação e das dicas. Só faça a reserva se tiver total flexibilidade para adiar ou cancelar sem custos ou quando houver informação oficial e segura sobre a reabertura.

  43. Ola Alejandro, boa noite. sou brasileiro e ia normalmente a argentina, antes da pandemia ver meu filho também brasileiro e que escolheu a Argentina para viver. Optei por não me vacinar, será que com os progressos do controle do covid , em algum momento as fronteiras também abriram para não vacinados,? Somente com teste PCR ? Será possível em 2021 ainda ?. Grato.

    1. Oi, Carlos. Viajar em 2021 e até em 2022 sem vacinação completa acho extremamente improvável. Acredito mesmo que nos próximos anos será difícil que não exijam vacinação para Covid-19, tanto na Argentina como em diversos outros países. Isso porque até países como Israel com toda população vacinada voltaram a apresentar problemas. A Covid-19 é uma doença que ainda vai passar os próximos anos sendo estudada, tanto suas variáveis, quando as vacinas aplicadas, novas vacinas quem sabe e medicamentos. Em algum momento ela será parecida com uma H1N1, ou seja, um vírus que está sob controle, mas que ainda é perigoso e requer vacinação. A tendência no mundo é que o cartão de vacinação vire uma espécie de visto e passaporte sanitário. Isso já acontecia antes da pandemia. Quando viajamos a outro país, sempre temos que verificar se e quais vacinas são solicitadas, como para febre amarela, febre tifóide etc. Se em cada país a situação epidemiológica de determinada doença pode exigir vacinação do viajante, imagine o Covid-19 que se torou uma pandemia. É como a pandemia da gripe, que até hoje nos vacinamos para evitar suas novas variantes. O mesmo pode acontecer com a Covid-19 e suas possíveis sucessivas variantes.

      Além disso, se deixarmos de nos vacinar contra velhas doenças como poliomelite, sarampo etc, elas voltam, como já começaram a voltar com a redução da vacinação.

      Eu não por que razão o senhor optou por não se vacinar e eu respeito isso. Mas torço para que, seja qual for o motivo, o senhor em breve possa se vacinar e ver o seu filho sempre que quiser, bem como não ter nenhum tipo de restrição para viajar aonde queira no mundo. E, claro, sobretudo para que todos nós, vacinados e imunizados, aí sim, transformemos essa Covid-19 numa gripezinha. Um abraço!

  44. Boa matéria. Digamos que já nao é necessário os testes quando tenha atingido 50% da população vacinada. Essa publicação é do dia 21/9. Já estamos quase nos 50% certo?

    1. Oi, Lucas! Sim, a Argentina já passou dos 50% de vacinados com as duas doses!

      1. Entao nesse caso eu já com a segunda dose nao teria problemas para viajar sem o PCR negativo, o Test antígeneo e o test do sétimo dia. Eu tenho a nacionalidade também.

        1. Olá! O teste PCR negativo 72h antes do embarque continua sendo necesário.

  45. Boa noite Alejandro! Vou no início de janeiro para o Chile e pretendo passar dois ou três dias em El Calafate, indo de carro a partir de Puerto Natales. Acha que será possível? Eu e minha esposa já estamos completamente vacinados e faremos um PCR antes e depois de entrar no Chile (1/1/22), mas estou em dúvida se conseguirei entrar na Argentina e depois voltar pro Chile.

    1. Oi, Marcos. É difícil dizer, pois o Chile estava fazendo mais exigências, pedindo até quarentena obrigatória de 5 dias, se não me engano, mesmo para vacinados completamente e testados. Assim, é difícil dizer até quando vão essas exigências.

  46. Olá. Quais são as regras para quem irá viajar entre províncias dentro do território argentino? No caso, eu irei entrar em novembro por El Calafate, mas tenho passagens de lá para Bariloche. Depois volto novamente para El Calafate. Desde já agradeço

    1. Oi, Guilherme. Em Bariloche não exigem mais nada além do que já atualizamos neste post. Para Calafate sugiro consultar com uma fonte local, pois estas informações mudam.

  47. Olá. boa noite!
    Vou fazer a viagem de El Calafate para Puerto Natales e depois para Ushuaia.
    É possível fazer isso ou vou precisar repensar a rota?

    1. Oi, Bruna. Não sabemos precisamente sobre este roteiro, mas a informação que temos é que, por enquanto, devido às restrições do Chile, não seria possível.

  48. Bom dia! Por enquanto ainda não é possível seguir viagem de carro para Pucon, né? Ansiosa porque tenho férias em maio e ainda sem saber quando vão reabrir o Mamuil Malal

  49. Oi Alejandro, tudo bem?
    Uma pessoa me falou que não é um bom momento para viajar para Bariloche pois ou país está passando por muitas dificuldades e muitas lojas e restaurantes não estão nem aceitando cartão. Só pagamento em dólar. Isso é verdade? Pois tenho viagem programada para setembro. Devo levar só dólar e não o peso argentino?

    1. Oi, Tatiane! A pessoa que te contou isso mentiu para você ou interpretou muito errado alguma situação pela qual tenha passado. A Argentina segue da mesma forma que sempre, aceitando cartões, pesos, reais, dólares, principalmente em Bariloche. A questão é que na Argentina, por conta do câmbio blue, compensa muito mais pagar em dinheiro em real ou dólar. O seu poder de compra é muito maior assim, quase o dobro. Por isso, recomendo levar a Bariloche reais, dólares e também por segurança os cartões de crédito internacionais. Mas apenas para emergência, pois paga IOF e o câmbio não favorece no cartão. No mais, o turismo em Bariloche está a mil por hora, o verão foi um sucesso com quase 100% da capacidade hoteleira ocupada e este inverno vai ser ainda maior, pois Bariloche está sendo procuradíssima pelos próprios argentinos e, como sempre, pelos brasileiros. Infelizmente há muita desinformação sendo divulgada e muitas vezes com intenções políticas das mais baixas e irresponsáveis. Fique tranquila. Bariloche está muito bem e o turismo está retomando com muita força e em grande estilo.

  50. Existem locais em Bariloche onde posso fazer o câmbio blue (além da western union) ?

    1. Sim. Existem vários cambistas e normalmente o comércio em geral aceita real e dólar mais próximo do câmbio blue que do oficial.

  51. Oi! Não tomei a quarta dose apenas (estou gestante e a médica não recomendou tomar). Você sabe se consigo viajar normalmente?

  52. Bom dia! Poderia me dizer se é preciso ter todas as doses COVID para ir para Bariloche? E quais outras vacinas são obrigatórias? Quem nao estiver com a vacinação COVID19 completa, basta fazer o exame apenas no retorno Argentina para o Brasil?Se sim, é fácil? Obrigada

    1. Oi, Fernanda. A Argentina não exige nada para ingressar no país que não seja a identidade atual e em bom estado. O Brasil é que pede para retornar comprovante de vacinação completa ou teste negativo para Covid-19 feito 24h antes do ingresso.

Deixe uma resposta