Como viajar de trem de Buenos Aires a Bariloche

Não é possível viajar diretamente de trem de Buenos Aires a Bariloche, mas mostramos como fazer para viajar a maior parte do trajeto de trem e conhecer o romântico Tren Patagónico

Trem de Buenos Aires a Bariloche

É possível viajar de trem de Buenos Aires a Bariloche? Diretamente, não. Mas explicamos como viajar a maior parte do trajeto de trem, incluindo o trem patagônico.

IMPORTANTE, EDIÇÃO JANEIRO DE 2024: A empresa Tren Patagónico suspendeu várias viagens de trem, entre elas o trecho Viedma Bariloche e vice versa. Uma das razões: As condições das trilhas, em algumas oportunidades houve descarrilamento. Portanto, não há nenhuma possibilidade de viajar de trem de Buenos Aires a Bariloche. Veja neste texto como ERA possível fazer baldeação para fazer essa viagem, que por enquanto, ficou na história.

Vale ressaltar, no entanto, que esta é uma viagem para quem quer curtir o trajeto, os trens, o trem patagônico. O jeito mais fácil de ir de Buenos Aires a Bariloche é de avião, que leva somente 2h30. Incluindo o trem no trajeto, vocês verão, é uma viagem muito mais longa e complicada e feita só para os incorrigíveis românticos que gostam de trens e que acham que nem sempre o melhor caminho entre ponto A e B seja uma linha reta.

Estação Plaza Constitución em Buenos Aires.

Como ir de trem de Buenos Aires a Bariloche, na maior parte da viagem

Buenos Aires a Bahía Blanca de trem – 13h

Em Buenos Aires, você deve tomar o trem até Bahía Blanca (no sul desta província) na Estação Plaza Constitución. São aproximadamente 13 horas de viagem.

Este trem sai três vezes na semana: segunda, quarta e sexta-feira, sempre às 19h53. Você vai precisar pegar o trem de quarta-feira. Já explicaremos porquê.

Bahía Blanca a Viedma de ônibus – 4h

Você vai chegar em Bahía Blanca por volta das 9 horas da manhã na quinta-feira. O próximo passo é pegar um ônibus até Viedma, na província de Río Negro. O terminal rodoviário de Bahía Blanca (Endereço: Luis María Drago 1.900) fica a apenas 5 minutos da estação de trem. A viagem de ônibus dura cerca de 4 horas.

Você deverá escolher entre pernoitar em Bahía Blanca e pegar o ônibus para Viedma no dia seguinte ou ir direto para Viedma e pernoitar lá. Confira, claro, os horários de saída dos ônibus.

Viedma a Bariloche de tren patagónico – 19h

Por fim, na sexta-feira, tendo dormido ou não em Viedma, você já precisa estar lá para pegar o Tren Patagónico às 18h, na Estación Viedma (Av. Cardenal Cagliero, 4.000), finalmente, rumo a Bariloche. É o único trem na semana. Você vai atravessar a estepe patagônica de leste a oeste, do litoral até a Cordilheira, praticamente numa linha reta, durante 19h de viagem.

Resumindo, você vai sair de Buenos Aires numa quarta-feira às 19h53 e chegar em Bariloche por volta das 13h da tarde de sábado! De quarta pra quinta, você dorme no trem; de quinta pra sexta, você escolhe se dorme em Bahía Blanca ou Viedma; de sexta pra sábado, você dorme no Tren Patagônico, atravessando a estepe.

Serão cerca de 32h (13h+19h) de viagem de trem, 4 horas de ônibus e um pernoite em Bahía Blanca ou Viedma.

trem patagônico
O tren patagónico atravessa a estepe.

Buenos Aires a Bariloche de trem e avião

Existe uma outra opção de cruzar a estepe patagônica de trem de Viedma a Bariloche. Pegar um voo de Buenos Aires a Viedma (cerca de 40 minutos) na sexta-feira a tempo de chegar e pegar no mesmo dia o único trem semanal às 18h para Bariloche. Bem mais simples, não?

Lembre-se: são 19 horas de viagem de trem!

O Tren Patagónico

O Tren Patagónico tem três classes de assentos:

Primeira classe: assentos cômodos, espaçosos e macios, com calefação central.

Pullman: conta ainda com a assistência permanente do pessoal de bordo, calefação e ar condicionado.

Camarote: conta ainda com uma beliche, amplo bagageiro, pequena mesa conversível e lugar para guardar a roupa protegida sem amarrotar.

Nossa resposta ao e-mail de um leitor que pode te ajudar

Oi, ___________!

Obrigado pela consideração. Que bom que o te blog ajudou! Eu vou tentar sanar as suas dúvidas. Eu já fui a Bariloche de ônibus desde Buenos Aires, mas de trem ainda não. Assim, neste caso específico, o texto que eu escrevi NÃO foi o relato de alguém que já fez esta viagem e, sim, o auxílio de buscar a informação e apresentá-la de forma organizada e com método para ajudar o passageiro a fazer esta viagem que não é das mais práticas (mas muitos querem fazer mesmo assim, pelo romantismo dos trens e eu entendo).

Esclarecido isto, vamos lá! Respondo em itálico:

1) Saberia me informar quanto custa e se preciso comprar antecipadamente as passagens do trem que sai da Estação Plaza Constitución? Nesse trem vendem comida ou devemos levar o que comer nessas 13 horas de viagem? Saberia me informar valores?

R: Eu recomendo muito que compre tudo para esta viagem antecipadamente. No site dos trens argentinos, muitas datas já não têm disponibilidade para certas pullman e camarote etc. Os preços que vi de Buenos Aires Bahía Blanca para uma data aleatória em dezembro estava assim: Primera – 3,72 dólares*
Pullman – 4,47 dólares
Camarote – 13,47 dólares

*Em razão da rápida desvalorização do peso, os valores foram convertidos a dólares em novembro de 2021 (época da resposta) para que possam dar uma noção do valor aproximado em pesos hoje. A passagens são cobradas em pesos, claro.


Acredito que todo trem de larga distância tem um vagão-restaurante. Te passo os links para informação e até para reserva com desconto online:

https://www.argentina.gob.ar/transporte/trenes-argentinos
https://www.argentina.gob.ar/transporte/trenes-argentinos/pasajes-larga-distancia
https://webventas.sofse.gob.ar/servicio.php

2) Após chegar em Bahia blanca vamos pegar o ônibus até Viedma no mesmo dia (quinta-feira) e pernoitar em Viedma, nesse caso, você saberia me indicar algum lugar para 4 pessoas pernoitarem que não seja muito caro? (estou aberto a sugestões sobre se devemos pernoitar em Bahia Blanca ou Viedma).

R: Eu chequei em nosso sistema e todos os hotéis em Viedma e em Bahía Blanca aparecem como esgotados. Mas isso é só na minha plataforma. Provavelmente há vagas em hotéis sim. O que eu recomendo é dar uma olhada em sites como o Booking para hotéis em Bahía Blanca e Viedma, ver pelas avaliações, descrição e fotos qual parece mais adequado. Eu escolheria entre Viedma e Bahía Blanca mais baseado nos hotéis do que nas cidades em si. Sempre pensando na sincronia das passagens e horários, claro. Afinal, é basicamente para um pernoite mesmo.

3) O trajeto de ônibus desde Bahía Blanca até Viedma deveria ser reservado antecipadamente? Se sim, saberia me informar se existe algum site onde posso comprar essas passagens? 

R: Recomendo reservar as passagens, sim. Pode fazer isso neste site: https://terminaldeomnibus-bahiablanca.com/

4) Pegando o trem patagónico em Viedma, saberia me informar quanto custa em media o valor do camarote neste trem? Será que aceita 4 pessoas dentro do camarote? Sabe me dizer se posso comprar as passagens antecipadamente? Comida para refeições vendem dentro do próprio trem ou temos que levar o que comer? 

R: Aqui você tem todas as informações, contatos e meios de fazer a reserva do tren patagônico online: https://trenpatagonicosa.com.ar/Não precisa levar comida, a não ser que queira. Há vagão-restaurante, acho até que serviço de bordo. O camarote parece que tem 2 camas tipo beliche. Precisariam de 2 camarotes, creio.

Gostou do nosso conteúdo? Ficaremos muito gratos se avaliar o que já conhece do nosso trabalho, seja nosso conteúdo sobre Bariloche, atendimento ou receptividade clicando AQUI. Obrigado!

Para consultas e receber as novidades de Bariloche e da agência Destino Sul, é só enviar um email a atendimento@barilocheparabrasileiros.com.br.

Alejandro Sainz

Autor: Alejandro Sainz

Alejandro é irmão da Sabrina e sócio-diretor do Bariloche para Brasileiros. Músico e publicitário brasileiro e argentino, nasceu em Buenos Aires, mas cresceu e vive no Rio de Janeiro. Ficou tão deslumbrado quando conheceu a Patagonia e Bariloche, que compôs uma música chamada “Patagonia” com sua banda de rock, que virou disco e videoclip realizado apenas com filmagens da região. Seu lugar preferido é a estepe patagônica. Também é louco pelas cervejas artesanais, chocolates e tudo que é “ahumado” (defumado) da região: comida, cerveja, molhos etc.

22 pensamentos

  1. Alexjandro, quanto sairá todos esses embarques e desembarques trem/onibus? estou com vontade ir mas não sei tenho o dinheiro o suficiente, voce como um bom conhecedor, recomenda ir direto de buenos aires para o destino bariloche ou curtir buenos aires? mar del plata vi q tmb é legal para praia. me da um dica de custo quantos mais ou menos gastar.

    1. Oi, Janaira! Se você tiver 1 semana de viagem, por exemplo, eu não recomendo ir a mais de um lugar, pois você teria muito pouco tempo em cada cidade e reduziria o número de dias completos. Dia completo é o dia que você já acorda na cidade e não vai embora neste dia. Veja o caso dos 7 dias divididos em Buenos Aires e Bariloche.

      Dia 1 – chegada a Buenos Aires
      Dia 2 – dia completo em Buenos Aires
      Dia 3 – dia completo em Buenos Aires
      Dia 4 – chegada em Bariloche
      Dia 5 – dia completo em Bariloche
      Dia 6 – dia completo em Bariloche
      Dia 7 – partida

      Ou seja, dos 7 dias, só terá 2 dias em Buenos Aires e 2 dias em Bariloche. Isso é muito pouco tempo em cada lugar. Eu preferiria ir a 1 só destino e ter 5 dias completos.

  2. Olá! Adorei a ideia de ir de trem para Bariloche! Vale a pena esse trecho avião/trem?

    1. Só para os mais aventureiros! Não é o caminho mais rápido e nem o mais simples!

  3. olá… maravilhoso saber qua na Argentina (país que amo e conheço bastante) ainda se pode fazer longas viagens de trem, o que não mais existe aqui… tenho uma viagem adiada desde março/2020 para BA-Bariloche-Calafate, por conta da covid-19, e farei assim que forem permitidas as viagens de turismo para essas cidades… Mas, numa próxima vez farei esses percusos de trem. obrigado pela informação.

    1. De nada, José! Apenas veja bem direitinho o itinerário, pois infelizmente a viagem de trem que tantos gostam de fazer e nos perguntam tanto não foi pensada turisticamente saindo de Buenos Aires e é realmente uma viagem para os apaixonados fazerem no peito e na raça, pelo prazer da viagem de trem, pois não é uma viagem prática.

      1. Yo lo he hecho en varias oportunidades.
        Es una experiencia hermosa.
        Tanto es, fui con mi hijo pequeño de 5 años y es lo que más le gustó y recuerda.
        Lo mejor son los pasajeros, terminas siendo amigos con ellos.
        El personal lo mismo. Tienen el gusto de hacer algo especial.
        Macarena y Federico.
        Virginia USA.

  4. Holaa!! te hago una consulta, para ir de Bariloche a Buenos Aires se podría hacer el mismo recorrido a la inversa (claro) no?

  5. Alejandro, poderia me dar um a dica de valores aproximado para uma pessoa só. E por uma semana ❓ desejo muito ir, embora não tenha experiência, sou uma aventureira nata

    1. Oi, Edna. Você se refere à viagem a Bariloche de trem ou desde o Brasil? Por favor, manda um email pra gente em atendimento@barilocheparabrasileiros.com.br, dando mais detalhes. Muita coisa influencia no preço: a data da viagem, a cidade de onde parte, o tipo de hotel e de passeios que se quer fazer. Viajar de São Paulo em maio, ficando em hostel é muito mais barato do que viajar na alta temporada de inverno partindo de Manaus. Manda um email e diz o que gostaria de fazer, em que época gostaria de viajar, de qual cidade vai sair e que tipo de hospedagem deseja. Assim temos como te passar um orçamento bem mais preciso.

  6. Bom dia Alejandro.
    Quanto sairia a tarifa em cada classe da viagem de trem?
    Pretendo ficar 1 semana em Buenos Aires e 1 em Bariloche em Julho de 2022.
    Além é claro do tempo de deslocamento.
    Com relação ao trajeto de volta a Buenos Aires qual o melhor dia para voltar?
    É permitido levar bicicletas no Trem?

    1. Oi, Carlos! As tarifas em pesos mudam muito, por isso recomendo olhar diretamente na fonte. Colocamos os links na matéria. O mesmo para informações mais específicas, como se é possível levar bicicletas.

  7. Olá, estou tentando comprar tickets para janeiro no site, mandei e-mail e não tenho nenhum retorno. Vc sabe se está funcionando?

  8. Hola recién leo tu artículo o digamos bitácora, excelente…luego te escribo al correo, queremos ir en febrero..Feliz y Próspero Año Nuevo! Bendiciones y suerte,!

  9. Olá Alejandro!!! Belo relato, parabéns!! Diga-me… e se eu fizer esse trajeto no sentido inverso? Vc poderia descrever o roteiro? Abraço.

    1. Oi, Ricardo! Obrigado. Fazendo o trajeto no sentido inverso é até mais fácil. Partindo de Buenos Aires, todo o esforço é para sincronizar com a saída do trem patagônico em Viedma. Uma vez que sua viagem vai começar em Bariloche, já saindo com o tram patagônico, o resto é fácil. De qualquer forma, recomendo sempre reservar e deixar tudo bem esquematizado, assim evitar surpresas.

Deixe uma resposta