Covid-19 e reabertura do turismo: situação em Bariloche e Argentina

Confira a situação da pandemia e da reabertura das fronteiras

Reabertura do Turismo em Bariloche

Última atualização: 28/11/2020, 9:00.

Bariloche: Covid-19 em números (resumo)

Bariloche: Casos ativos: 1.010 – Recuperados: 5.598 – Falecidos: 87

Bariloche seguirá em isolamento obrigatório até 20 de dezembro

O presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou que Bariloche e Puerto Deseado serão as duas únicas cidades que permanecerão em Isolamento Social Preventivo e Obrigatório. Todas as demais cidades do país passarão a um nível mais brando, que é o Distanciamento Social Obrigatório com restrições. As medidas valem até o dia 20 de dezembro.

Vacinação deve começar em janeiro

O governo argentino estima começar a vacinação em janeiro de 2021 com prioridade para grupos de risco, idosos e profissionais de saúde e essenciais. O pico de vacinação deverá ocorrer em fevereiro e março. Mas para que a estimativa se confirme, o governo ainda depende da aprovação da vacina e da capacidade de produção dos laboratórios.

Vacinação na Argentina - covid-19
Presidente da Argentina, Alberto Fernández recebe seu gabinete para planejar a estratégia de vacinação. Foto: La Nación.

O Ministro da Saúde argentino aclarou que “temos contratos com o Covax (9 milhões de doses) e com a Oxford AstraZeneca (22 milhões). E ainda temos a assinatura de contrato com Pfizer, que tem uma logística difícil pela temperatura de conservação, mas com a vantagem de entregar antes”.

Covid-19: situação em Bariloche

A província de Río Negro conseguiu chegar na sexta semana de queda nos contágios. Bariloche foi a única exceção. Apesar de o sistema de saúde da cidade nunca ter entrado em colapso, há poucos leitos de terapia intensiva disponíveis.

O prefeito de Bariloche, Gustavo Gennuso, está com covid-19. Permanece em casa, de quarentena.

Os casos ativos subiram consideravelmente, em parte por uma boa notícia: no último dia 20 de novembro, começou o Plan Nacional DetectAR em Bariloche, para testar pessoas com sintomas compatíveis com o covid-19. Os agentes de saúde vão de porta em porta e fazem testes rápidos similares ao PCR sempre que haja suspeita. Isso aumenta consideravelmente os números, mas ajuda a evitar que pessoas infectadas piorem de estado ou circulem.

Situação da reabertura das fronteiras

Internacional: a Argentina está com as fronteiras abertas com países limítrofes (Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile) apenas por via aérea e exclusivamente pelo aeroporto de Ezeiza. O Aeroparque está em obras até o início de 2021. A reabertura ainda se restringe a Buenos Aires para turistas internacionais.

Província de Río Negro (onde está Bariloche): Río Negro vai abrir fronteiras para toda a Argentina no dia 4 de dezembro, quando começa a temporada de verão, com exceção de Bariloche, que estará em Isolamento Social Obrigatório Preventivo até o dia 20, como mencionamos.

Reabertura do turismo em Bariloche

Qual é a nossa expectativa para a reabertura

Agora é preciso esperar até o dia 20 de dezembro para ver o resultado das medidas de isolamento adotadas em Bariloche. Não vai reabrir antes disso.

Vale mencionar que parte do aumento do número de casos de covid-19 em Bariloche se deve ao programa de testagens DetectAR e isso certamente vai ajudar a reduzir o índice de contágio.

Ainda temos uma expectativa de reabertura para o verão. Mas dezembro é cada vez mais improvável.

O que é solicitado para o brasileiro entrar na Argentina

Para entrar na Argentina, os turistas terão que apresentar:

  • Um teste PCR negativo feito até 72h antes da partida
  • Fazer mais um teste logo do desembarque na Argentina, mas não é preciso esperar no aeroporto pelo resultado, que só sai em 12h. Caso dê positivo, será preciso cumprir o isolamento.
  • Uma declaração legal preenchida eletronicamente até 48h do embarque e um seguro de saúde com cobertura para covid-19.

De acordo com o Ministério do Interior do país, os pré-requisitos devem ser exigidos pelas companhias aéreas e de transporte fluvial (para turistas uruguaios) antes do embarque, sob risco de multa da empresa no caso de descumprimento.

reabertura do turismo na Argentina
Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires. Foto: Ignácio Sanchez.

Qualquer novidade sobre a volta do turismo internacional, divulgaremos nas nossas redes. Dúvidas ou ajuda para planejar sua viagem para o 2021? Fale com a nossa equipe em atendimento@barilocheparabrasileiros.com.br.

Alejandro Sainz

Autor: Alejandro Sainz

Alejandro é irmão da Sabrina e sócio-diretor do Bariloche para Brasileiros. Músico e publicitário brasileiro e argentino, nasceu em Buenos Aires, mas cresceu e vive no Rio de Janeiro. Ficou tão deslumbrado quando conheceu a Patagonia e Bariloche, que compôs uma música chamada “Patagonia” com sua banda de rock, que virou disco e videoclip realizado apenas com filmagens da região. Seu lugar preferido é a estepe patagônica. Também é louco pelas cervejas artesanais, chocolates e tudo que é “ahumado” (defumado) da região: comida, cerveja, molhos etc.

38 pensamentos

    1. caso tenha mais informaçoes sobre a situação coloque aqui para q saibamos oq fazer, estava programando uma viagem para lá tambem

    2. Carlos , na minha opinião no verão é muito mais lindo. Tive a oportunidade de ir em Janeiro/20 antes da PANDEMIA. Fui de carro , lindo demais…acho que vale a pena esperar…

  1. Tenho viagem marcada dia 19/07 para buenos aires e depois bariloche. Estou sem saber o que fazer;

    1. Talvez seja o caso de vc remarcar. A cidade está fechada e não sabemos como estará até lá.

  2. Agradeço o posto Alejandro, pois tenho viagem marcada com minha família para o final de Agosto deste ano, mas já vi que a viagem não será possível. As informações do seu site são de grande ajuda.

    1. De nada, Helber! Pode contar com a gente sempre para manter todos atualizados com toda transparência sobre a situação de Bariloche. Não deixa de seguir os nossos Instagrams e acompanhar as nossas lives por lá. Você pode assistir as anteriores que ficam gravadas no IgTv do Bariloche para Brasileiros.

  3. Tenho viagem marcada para o dia 04/09 para Bariloche! Você acha que até lá vai voltar a poder ir viajar para aí?

    1. Oi, Paulo. Eu acho difícil que volte em setembro. As estações de ski não abriram nem para os residentes ainda. Acompanhe as nossas lives no Instagram e no YouTube. Estamos sempre atualizando sobre a situação. Principalmente na terça-feira, às 19h, no Bate-papo Bariloche nos Instagrams da Destino Sul e do Bariloche para Brasileiros. Não posso afirmar, mas acho que só teria esperanças a partir de outubro e ela aumenta a cada mês que avança.

    1. Oi, Paulo. Eu acho difícil que volte em setembro. As estações de ski não abriram nem para os residentes ainda. Acompanhe as nossas lives no Instagram e no YouTube. Estamos sempre atualizando sobre a situação. Principalmente na terça-feira, às 19h, no Bate-papo Bariloche nos Instagrams da Destino Sul e do Bariloche para Brasileiros. Não posso afirmar, mas acho que só teria esperanças a partir de outubro e ela aumenta a cada mês que avança.

  4. Bom dia, minha viagem estava marcada para Julho, conseguimos adiar para Outubro! Vc acha que outubro já está melhor aí? Não sei nem se a cidade está liberada! Obrigada

  5. olá Alejandro. Alguma novidade da abertura das fronteiras? Programei uma viagem de carro até Ushuaia começando em Janeiro/21 mas não consigo ver nenhuma data de reabertura de fronteiras internacionais e mesmo entre as províncias. Agradeço qualquer informação. Abraço

    1. Olá! Ainda não há data confirmada. Se inicia este ano uma abertura controlada para turistas da própria província de Río Negro, onde está Bariloche.

  6. Eu tenho viagem marcada para a cidade de Viedma dia 11/12 para um eclipse solar. Nessa devo esperar até o último momento antes de cancelar, né?

  7. Boa noite, agradeço pela reportagem. Será que seria possível viajar em janeiro? Grata

    1. Oi, Clara! Que bom que gostou. Considero possível a abertura do turismo internacional em janeiro. Mas ainda não há nenhuma previsão concreta. O que já existe é um turismo em Bariloche para turistas da província, mas também é altamente controlado e limitado a 500 pessoas por semana. E ideia é testar todos os protocolos e ir ampliando a abertura a medida em que se tem sucesso.

  8. Olá, estava pensando em viajar a Buenos Aires em janeiro do ano que vem e as informações postadas aqui foram de muita valia, obrigado.

    Você sabe dizer qual é a situação na Argentina hoje, dia 14 de outubro, para a entrada de turistas internacionais? Agradeço.

    1. Oi, Vinicius! A situação hoje é ainda de falta de previsão. Em Bariloche inicia nesta sexta-feira uma experiência-piloto para receber 500 turistas por no máximo 1 semana e com todos os cuidados necessários. É um primeiro passo concreto para iniciar a reabertura.

  9. Oi! Tenho passagens pra El Calafate em dezembro (já estou solicitando a mudança pq acredito que não vai ter o voo ate lá). Mas a dúvida, será que mudo também o destino pra Bariloche ou Ushuaia pra fev/mar?

    1. Oi, Dani! Dia 2 de novembro abriu a fronteira via área com o Brasil pelo Ezeiza e restrita a Buenos Aires. No entanto, a governadora de Río Negro, onde está Bariloche, já solicitou ao governo federal que libere também a chegada de brasileiros a Río Negro, inclusive com voos diretos pela Aerolíneas. A governadora pediu isso, pois em dezembro além de começar a alta temporada de verão, também acontecerá o fenômeno do Eclipse Solar, que na região das proximidades de Bariloche será de 100%. Assim que existe uma enorme expectativa para que os brasileiros possam vir à Bariloche em dezembro já. Já existem até voos à venda na Aerolíneas para dezembro. Mas precisamos aguardar a resposta do governo federal ao pedido da governadora, que, acredito, acontecerá nesta semana.

      1. Olá Alessandro ! Estou perdida… comprei uma passagem para el calafate saindo do RJ dia 15/12, mas estou achando complicado mesmo… será que abrirá? Obrigada!

        1. Oi, Rafaella! É difícil dizer. Apesar de o ministro do turismo da Argentina falar sobre a reabertura com o Brasil como algo que esteja por acontecer, a situação depende muito da pandemia e tenho receio que os casos voltem a subir após o velório do Maradona.

  10. Comprei minha passagem para janeiro, existe possibilidade de reabertura em janeiro?

    1. Oi, Robson! Sim, é possível reabrir em janeiro. A situação no momento é: dia 2 de novembro abriu a fronteira via área com o Brasil pelo Ezeiza e restrita a Buenos Aires. No entanto, a governadora de Río Negro, onde está Bariloche, já solicitou ao governo federal que libere também a chegada de brasileiros a Río Negro, inclusive com voos diretos pela Aerolíneas. A governadora pediu isso, pois em dezembro além de começar a alta temporada de verão, também acontecerá o fenômeno do Eclipse Solar, que na região das proximidades de Bariloche será de 100%. Assim que existe uma enorme expectativa para que os brasileiros possam vir à Bariloche em dezembro já. Já existem até voos à venda na Aerolíneas para dezembro. Mas precisamos aguardar a resposta do governo federal ao pedido da governadora, que, acredito, acontecerá nesta semana.

      1. Olá. Entrada na Argentina só aérea? Estávamos programando ir de carro até Ushuaia final de dezembro..
        Obrigada pelas informações.

  11. Bom dia! Você poderia nos atualizar quanto a viajar para a Patagônia Argentina em Dezembro, na época do Natal? Muitíssimo obrigado.

    1. Oi, Edson! Por enquanto a reabertura do turismo se limita a Buenos Aires por via aérea. Há no entanto uma esperança de que no verão, até mesmo já em dezembro, essa abertura possa se estender a Bariloche também. A governadora de Río Negro, onde está Bariloche, solicitou que a reabertura se estenda à província, inclusive com voos diretos do Brasil. Mas ainda não temos uma resposta a este pedido nem data confirmada. Acredito que em breve tenhamos notícias concretas.

  12. Bom dia, Alejandro.
    Tenho viagem marcada para Bariloche no começo de Dezembro.
    Por favor, dê-me uma boa notícia de que será possível minha viagem.
    Um abraço,
    Angela Yankous

    1. Oi, Angela! Estamos todos aguardando esta boa notícia. Ela pode sair a qualquer momento. O ministro de turismo da Argentina disse que se tudo continua indo bem, Bariloche estará aberta para o Brasil até o final do mês.

  13. Olá! tudo bom? Sabe me dizer se tem previsão de reabertura para turistas ir por via aérea para Ushuaia em Abril?

    1. Oi, Danielly. Não há data certa ainda. Mas o ministro de turismo já disse que se tudo continua indo bem, El Calafate estará aberta para o Brasil até o fim do mês. Então, acredito que em abril seja muito difícil que Ushuaia ainda não esteja aberta.

Deixe uma resposta