Documento perdido em Bariloche durante o inverno: o que fazer?

Brasileiros agora têm assistência em Bariloche durante o inverno para emitir Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), sem precisar ir a Buenos Aires. Saiba o que fazer no caso de perder seu documento de viagem

Perder um documento importante durante a viagem é sempre um grande transtorno. E se for o único documento de que você dispõe para deixar o país visitado, isso pode virar um problema dos grandes. Na Argentina, o brasileiro não precisa de visto e pode entrar com passaporte ou carteira de identidade. Este documento, no entanto, precisa estar em bom estado e ter no máximo 10 anos desde a data de emissão.

A Cônsul-geral do Brasil e Sabrina do Bariloche para Brasileiros
Encontro entre o cônsul honorário em Bariloche, a cônsul-geral do Brasil e Sabrina Sainz de Vicuña e Neide Sainz de VIcuña, no Consulado Honorário do Brasil em Bariloche.

Apesar desta facilidade, as dezenas de milhares de brasileiros que visitavam Bariloche no inverno, tinham ainda um transtorno maior quando perdiam o passaporte ou identidade. Deveriam ir ao Consulado-geral do Brasil em Buenos Aires para conseguir uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).

Mas a partir do inverno de 2018, temos uma excelente notícia para os brasileiros que visitam Bariloche. Como nos foi prometido pela Cônsul-geral, Cláudia Fonseca Buzzi, do período de 14 de julho a 30 de setembro, o turista brasileiro em Bariloche que perder seu documento de viagem – passaporte ou RG – poderá obter Autorização de Retorno ao Brasil sem ter que viajar até Buenos Aires. Tudo pode ser solucionado aqui mesmo em Bariloche.

Para obter a ARB, basta contatar o consulado honorário do Brasil em Bariloche para agendar horário de atendimento presencial. É necessário apresentar boletim de ocorrência feito em delegacia local e original ou cópia de documento(s) que comprove(m) sua identidade e nacionalidade (copia do RG ou do passaporte, CNH, carteira funcional de validade nacional, etc.).

Passo a passo para obter a sua ARB

Para facilitar, aí vai um passo a passo para quem perder o documento em Bariloche:

  • Vá até a delegacia local e faça um boletim de ocorrência (veja endereços abaixo);
  • Ligue para o Consulado-honorário em Bariloche e agende o atendimento presencial (veja contatos abaixo);
  • Compareça ao Consulado-honorário (endereço abaixo) na hora marcada, munido do boletim de ocorrência e original ou cópia de documento que comprove sua identidade e nacionalidade (RG, passaporte, CNH, carteira funcional de validade nacional etc);
  • Pronto! Você receberá no mesmo dia a Autorização para Retorno ao Brasil.

Cuidados importantes com seus documentos durante a viagem a Bariloche

Nunca viaje apenas com 1 documento de identidade. Se possível traga identidade ou passaporte e cópia (se autenticada, melhor ainda), além de documentos de identificação como CNH, que embora não tenham validade para entrar ou sair da Argentina, têm validade para comprovar quem você é e a sua nacionalidade ao Consulado brasileiro que poderá emitir a ARB para você deixar o país legalmente.

Se durante a viagem você for fazer algum pagamento em cartão de crédito ou débito, na Argentina, é necessário assinar o comprovante de pagamento com número de documento e, geralmente, o atendente ou caixa pede um documento de identidade original. Ou seja, você precisa sair com seu documento original. Como medida de segurança, deixe no hotel outro documento original (passaporte, CNH etc.) ou cópia que servirá para emitir sua ARB, caso necessário.

Uma medida mais segura, é sair apenas com cópia de identidade e fazer todos os pagamentos em dinheiro. Assim, pode deixar seus documentos originais no cofre do hotel, por exemplo.

ATENÇÃO: nunca saia com todos os seus documentos e cópias juntos!

Hotel Fazenda Carioca - Consulado Honorário do Brasil em Bariloche
Hotel Fazenda Carioca, na Av. de los Pioneros 2300, onde fica o Consulado Honorário do Brasil em Bariloche

Endereços e telefones essenciais em Bariloche para obter a ARB

Consulado honorário em Bariloche
Hotel Fazenda Carioca
Av. de los Pioneros Km 2.300
(8400) – San Carlos de Bariloche
Provincia de Río Negro
Clique AQUI para saber como chegar
Celular 24h: 294-15 453-6967
Para ligar de fora da Argentina: +54-9-294-453-6967
E-mail do consulado: consulbrbariloche@fazendacarioca.com.ar
Cônsul Honorário: Juan Emanuel Schreiber
E-mail do cônsul honorário: juanschriber@gmail.com

Delegacia de Polícia no Centro Cívico (Centro)
Libertad 59 – San Carlos de Bariloche – Río Negro
Telefone: 0294 442-2772
Clique AQUI para saber como chegar

Polícia Federal em Bariloche (Centro)
Gral. Antonio Tiscornia 6 – San Carlos de Bariloche – Río Negro
Telefone: 0294 442-3430
Clique AQUI para saber como chegar

Delegacia de Polícia para quem estiver na Av. Pioneiros ou Bustillo
Roberto Arlt 1-59 – San Carlos de Bariloche – Río Negro
Telefone: 0294 444-222
Clique AQUI para saber como chegar

 

Agradecimentos

Agradecemos ao Consulado-geral do Brasil em Buenos Aires e à Embaixada do Brasil na Argentina, principalmente nas pessoas da cônsul-geral, Cláudia Fonseca Buzzi e do cônsul honorário em Bariloche, Juan Emanuel Schreiber, por este importante progresso na atenção aos brasileiros em Bariloche.

É uma grande tranquilidade para as dezenas de milhares de brasileiros que viajam à Bariloche no inverno e consequentemente para todos nós que, cada um à sua maneira, trabalham em prol do bem-estar de seus compatriotas no exterior.

 

 

Alejandro Sainz

Autor: Alejandro Sainz

Alejandro é irmão da Sabrina e sócio-diretor do Bariloche para Brasileiros. Músico e publicitário brasileiro e argentino, nasceu em Buenos Aires, mas cresceu e vive no Rio de Janeiro. Ficou tão deslumbrado quando conheceu a Patagonia e Bariloche, que compôs uma música chamada “Patagonia” com sua banda de rock, que virou disco e videoclip realizado apenas com filmagens da região. Seu lugar preferido é a estepe patagônica. Também é louco pelas cervejas artesanais, chocolates e tudo que é “ahumado” (defumado) da região: comida, cerveja, molhos etc.

Deixe uma resposta