Segue a temporada de inverno em Bariloche!

Bom dia queridos leitores!

 
Hoje o objetivo desta postagem é tranquilizar aquelas pessoas que viajarão a Bariloche, já que ontem foi um dia onde as notícias aí no Brasil sobre a onde de frio abalaram os ânimos e deixaram muitas pessoas que viajarão a Bariloche preocupadas. Foi impressionante a quantidade de pessoas que entraram em contato comigo perguntando sobre o clima e os aeroportos. Até mesmo uma produtora da Globo News entrou em contato  para que eu dê um depoimento no jornal das 18 hs, mas como estamos com muito movimento na agência indicamos outra pessoa, um jornalista da cidade que se chama Federico. Enfim, vou tentar explicar a situação atual, sem que pensem que eu estou sendo parcial.

 

A grande nevada se iniciou no dia 13 de julho e teve o seu ápice na sexta, 14 de julho, durou dois dias. Foi uma nevada histórica, comparada à do ano 95. Antes do ano 95 a maior nevada que ficou marcada na história da cidade foi a do ano 84, como podem ver não é algo corriqueiro.

Isso veio a calhar justo no momento do ano no qual a cidade recebe a maior quantidade de turistas, quando os hotéis estão com máxima ocupação e os vôos estão lotados. Resultado: Colapsou o aeroporto e não tinham vagas disponíveis nos hotéis, ou seja, caos, gente dormindo no chão dos aeroportos, indignação, aborrecimentos, férias canceladas, etc. Sim, foi muito triste, tive muitos clientes que passaram por esta situação e alguns inclusive não puderam chegar a Bariloche, ficando mesmo por Buenos Aires. Ainda há pessos varadas no aeroporto esperando a remarção dos vôos de volta para o Brasil, estamos rezando e na torcida para que se solucione muito em breve!

 

Ontem, na terça, coincidiu de se formar uma intensa neblina na região do aeroporto, o que fez com que quase todos os vôos fossem cancelados, mas não tem relação com a grande nevada que ocorreu dias atrás. Parece que hoje já voltou tudo a normalidade em relação à neblina, hoje já aterrizaram vários vôos na cidade. Aproveito para compartilhar um link dos aeroportos da Argentina para que vocês possam ir acompanhando: Veja aqui o estado dos vôos.
 
Aeroporto de Bariloche, ontem (Fonte: Bariloche 2000)

 

 Recomendo para uma maior tranquilidade, que acompanhem uma página de previsão do tempo (geralmente vejo a snowforecast e a windguru) e também que entrem em contato com a companhia aérea contratada,  para saber se o vôo está ok ou sofreu alguma modificação.

 

Sei que é difícil, mas gostaria entendêssemos que o que ocorreu com o clima e a grande nevada foi algo fora do normal, é impossível passar por isso sem que colapsem os serviços, mas já passou o pior. Também a culpa não é do Destino Bariloche e há anos que eu moro aqui, nunca vi algo similar com relação à neve.

Comento que estamos com  movimento na agência e recebendo a muitos turistas brasileiros, os nosssos passageiros estão aqui desfrutando dos passeios, ou seja, Bariloche está com uma rotina normal, já limparam boa parte do gelo nas ruas, os carros já voltaram a transitar com normalidade,  a onda de frio já passou, enfim, fiquem tranquilos! Tenho a obrigação de comentar isso, por mais que eu saiba que irá incomodar a muitas pessoas que foram prejudicadas pela grande nevada.

 
Mas qual seria a temperatura média e normal do inverno em Bariloche? Normalmente oscila entre -5° C e 5°C. Frio sempre vai fazer, mas não tenha medo caso não possuam as roupas,  tem várias lojas onde poderão alugar.
 Abaixo poderão ver algumas fotos desta semana dos passeios, estarei colocando outras imagens conforme os nossos guias e colaboradores compartilhem comigo. Destaque para a foto de ontem do passeio Roca Negra, um espetáculo o entardecer do Cerro Lopez!

 

Montanha & Tango, sábado 17/07/2017
Piedras Blancas, domingo 16/07/2017
Valle del Chalhuaco (caminhada a lagoa congelada), segunda 17/07/2017
  
Roca Negra, Cerro Lopez, ontem,  18/07/2017
Roca Negra, Cerro Lopez, ontem,  18/07/2017
Rua Mitre, hoje, 19/07/2017

 

Cerro Campanário agora à pouco (19/07/2017)
Cerro Bayo hoje, 19/07/2017

 

Em breve estarei subindo outras imagens, não deixem de acompanhar o blog!

 

Aproveito para comentar também que devido a que estamos na alta temporada de inverno  e  que parte da minha função é  compartilhar com você tudo que vai acontecendo em Bariloche, até o final de setembro eu não estou podendo me dedicar à responder detalhadamente  às consultas que me fazem por email. O nosso foco nesta época é receber pessoalmente os nossos visitantes na agência.
Obrigada a todos que compreendem isso e não deixe de nos procurar pessoalmente na agência assim que chegarem a Bariloche!
 
Esperamos por vocês com muita alegria e energia positiva! 🙂
 

Autor: Sabrina Poinho

Sabrina, autora e fundadora do Bariloche para Brasileiros, é barilochense e carioca de coração, mas mineira de nascimento. É formada em Bariloche como a primeira guia regional da Patagônia. É louca com a gastronomia de Bariloche e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Está casada e mora em Bariloche há quase 10 anos por culpa de um argentino que é físico atômico e irradiou o seu coração…

38 pensamentos

  1. Um pouco mais aliviada…Chego em Bariloche daqui a duas semanas e já estava preocupada em relação a nevasca. Tomara que dê tudo certo e seja uma ótima viagem

  2. Estou chegando Sexta dia 21 com duas criancas e fiquei realmente preocupada e querendo ate desistir de tudo
    Acha q ate la estara tudo normalizado( voos)??

  3. Sabrina, estou chegando na segunda (24/07)à noite. Logo no dia seguinte irei na empresa para acertar os passeios e aluguel das roupas. A pergunta é: com a dificuldade das pessoas saírem de Bariloche conseguirei reservar as roupas e passeios? Obrigado, Lincoln

  4. Sabrina , chego em Bariloche dia 24….
    Já pensei até em cancelar tudo!!!!
    Muito insegura e com medo ….
    Vc acha que da para ir com segurança ?

  5. Até tu Brutus? Que horror Sabrina….parem dementir para os turistas…tinha voo dia 18 para o inferno….bariloche…pessoas ainda estão sem água e sem llluz! Mais responsabilidade…meu voo para Bari seria remarcado para o dia 25 de Julho..
    Parem de mentir!

  6. Na expectativa para conhecer Bariloche…Chegaremos em 11/09 e até lá vamos acompanhando tudo por aqui.

  7. Olá Sabrina!!
    Eu sou uma das pessoas que ficaram presas no aeroporto e mudando de hotel para hotel, estava dentro do avião no dia 14/07 qdo fechou o aeroporto!! Sinto te dizer que mesmo sendo um evento extraordinário, a cidade e o aeroporto não tem estrutura para uma emergência dessas. Sinto que tive muita sorte, consegui sair daquele inferno no domingo a noite. Já conhecia Bariloche, as paisagens são lindas, a cidade esta meio abandonada, não tem uma faixa de pedestre pintada o que mostra a falta de cuidado com a cidade, e sinceramente depois de ver meus filhos passarem fome e frio, não sei se volto lá nem daqui a 10 anos. Acho que vc minimizou o problema no post, sugiro que as pessoas se certifiquem que o aeroporto esta realmente com atendimento normalizado e se vc vai de Latam, boa sorte!!! pois a LATAM, abandonou seus passageiros a própria sorte!!

  8. Boa noite Andressa,

    Creio que cada pessoa deve tomar esta decisao, recomendo que entre em contato com a sua companhia para saber se o voo está ok. O que eu posso te dizer é que ontem, na quarta, recebemos a vários clientes na agência e cada pessoa me dá um relato sobre a Latam ou a Aerolineas Argentinas, parece que a Latam está com mais problemas. Na quarta, se nao me engano, somente um voo foi cancelado, dá uma olhadinha no ling dos aeroportos da Argentina que eu compartilhei.

    Beijos

  9. Olá Rafael. Creio que cada pessoa deve tomar esta decisao, recomendo que entre em contato com a sua companhia aérea para saber se o voo está ok . O que eu posso te dizer é que ontem, na quarta, recebemos a vários clientes na agência e cada pessoa me dá um relato sobre a Latam ou a Aerolineas Argentinas, parece que a Latam está com mais problemas. Na quarta, se nao me engano, somente um voo foi cancelado, dá uma olhadinha no linK dos aeroportos da Argentina que eu compartilhei.

    Um abraço

  10. Olá Mariangela.

    Para reservar o transfer de aeroporto e confirmar a tarifa do mesmo, é necessário enviar os seguintes dados ao email operaciones@barilocheselect.com:

    – 1 nome completo por grupo
    – Numero de documento (identidade ou passaporte)
    – Número de pessoas
    – Nome do hotel
    – 1 Numero de Whatsapp
    – Data de chegada e partida de Bariloche
    – Hora e numero do vôo
    – Especificar se deseja só o trecho do aeroporto- hotel ou também o trecho hotel-aeroporto

    Importante: O pagamento deverá ser feito diretamente ao motorista que irá recebê-los no aeroporto e que terá um cartaz com o nome da reserva.

    Por gentileza, não realizar ao email mencionado outras consultas que não sejam o pedido de reserva e orçamento do serviço de transfer in/out.

    Um abraço

  11. Olá Aline, já me perguntaram o mesmo acima e para não te responder o mesmo, te faço a seguinte pergunta: Quem sou eu para dizer a uma família se cancelar ou adiar ou não a viagem das férias? Por mais boa vontade que eu tenha, não posso influenciar neste tipo de decisão, ainda mais quando ocorre este tipo de situação atípica e extraordinária.

    Beijos

  12. Olá Luciana, sinto muito mesmo o que aconteceu com vocês!

    Bariloche é uma cidade relativamente pequena e tem um aeroporto proporcional, nao podemos comparar ao de uma grande cidade. Quem passou por muitos transtornos e teve que dormir no aeroporto, como nao pensar como você? Eu também pensaria isso ou pior e diria, nao volto nunca mais! Entendo a sua postura, de verdade, mas há nove anos eu moro na cidade e trabalho recebendo a turistas brasileiros, sei que Bariloche tem algumas falências porque cresceu muito, justamente pela alta demanda turística, mas nao posso ocultar que os brasileiros amam Bariloche e que quando tudo está dentro da normalidade, o nível de satisfação é altíssimo. De quem será a culpa de tudo isso? Da natureza? A quem condenamos, ao Destino? Às companhias aéreas? Ao presidente Macri? Ao prefeito de Bariloche? Às frentes frias polares?

    Aceito a sua crítica em me dizer que eu minimizei o problema, apesar de nao estar de acordo. O que acontece é que nao posso ocultar que muitas pessoas estao desfrutando das férias em Bariloche, ontem recebemos a muitíssimo clientes na agência e chegaram muitos vôos à cidade. Nao posso ocultar isso, porque ninguém está tendo acesso a esta informação, somente está chegando a parte ruim através dos meios comunicação. Também gostaria de te comentar que mencionei na postagem e na fan page do blog que as pessoas entrem em contato com a companhia aérea contratada, te colo o trecho abaixo:

    “Recomendo para uma maior tranquilidade, que acompanhem uma página de previsão do tempo (geralmente vejo a snowforecast e a windguru) e também que entrem em contato com a companhia aérea contratada, para saber se o vôo está ok ou sofreu alguma modificação.”

    Realmente, parece que a Latam está atuando pior do que a Aerolineas Argentinas, pelo menos é o que os meus clientes comentam.

    Boa sorte para todos nós e que Deus nos proteja!

  13. Acabei de chegar no Brasil. Cheguei em casa agorinha. Passei pela nevasca sem problema algum! Aproveitei Bariloche de 11 até 19 (hoje) e tivemos apenas 1 passeio cancelado de manhã por falta de energia, que voltou ao normal a tarde. Mas fizemos outro no lugar!
    Tiveram vários voos cancelados sim, pessoas dormindo 3 dias no aeroporto, hoteis lotados… Mas hj a Latam enviou 2 voos extras para São Paulo e levou todos que ainda estavam aí.
    Por muiitta sorte, meu voo era ontem a noite e fui encaixada no de hj sem maiores problemas!!
    Os cerros estão lindos, cheios de neve!! As crianças aproveitaram muito!! A Select nos ajudou em tudo o que precisamos com muita eficiência, super recomendo!!
    E essa nevasca foi a coisa mais linda que eu ja vi em toda minha vida!! Amei estar presente para ver isso!!

  14. Realmente entendo e ESTÁ NA POSTAGEM que muitas pessoas sofreram danos, que a situação foi dramática para muitas famílias que a vivenciaram e em nenhum momento ocultei isso na postagem. Sinceramente, para que me atacar porque compartilhei fotos da cidade e de turistas que estão aproveitando das férias, a senhora quer que eu oculte isso? Por que estou mentindo? O que a senhora quer, que eu que minta dizendo que a cidade ainda está um caos no momento no qual está normal? A senhora quer que eu diga que a cidade está sem luz, quando estamos com luz? A senhora sabe quantas pessoas estão trabalhando seriamente na cidade recebendo aos turistas, quanta mobilização há? A senhora sabe quantos clientes recebemos na agência que chegaram ontem, na quarta? Por favor, leia a postagem novamente e entenda que as pessoas não estão tendo acesso às informações boas, somente às ruins, portanto me sinto na obrigação de compartilhar estas fotos.

    Excluir

  15. Olá Milena, me alegra muito saber que você chegou bem no Brasil!

    Obrigada pelo seu relato e espero que o mesmo possa ajudar a outras pessoas.

    Um forte abraço e até a próxima!

  16. Bom dia Moara,

    O meu whatsapp pessoal somente estou passando aos clientes presencialmente na agência, para ser usado em caso te consultas mais urgentes. O telefone da agência é +542944331745.

    Quando vocês chegarem a Bariloche, assim que se acomodarem no hotel e tiverem disponibilidade, é só nos procurar na agência pessoalmente para organizar os passeios e tirar todas as dúvidas. O endereço é Rua Villegas 237, no centro. O escritório fica aberto até às 21 hs.

    Boa viagem e que dê tudo certo!

  17. Bom dia Aline, você tem razão, me desculpe. É que como muitas pessoas me perguntaram isso dias atrás, fiquei condicionada quando você disse que já pensou até em cancelar a viagem.

    Aproveito para te comentar que estamos recebendo muitíssimos turistas em Bariloche e os vôos estao chegando normalmente.

    Um abraço

  18. Boa noite, Sabrina!
    Chegaremos dia 26/07 à noite, então só conseguiremos ir à agência no dia seguinte (27/07) logo cedo.
    Estamos interessados em fazer o Circuito Chico (3 pessoas) logo no dia 27, no período da tarde, e estamos preocupados em não ter vaga para o mesmo dia. É necessário reservar antes?
    Obrigado!

  19. Bom dia Roberto, se puder, é só ir bem cedo até a agência para reservar, abrimos às 9 hs.

    Nesta época estamos reservando os passeios presencialmente na agência já que temos que receber o pagamento para bloquear os lugares e entregar os vouchers.

    Esperamos por vocês em Bariloche!

  20. Sabrina, tudo bem? Com todo esses imprevistos que aconteceram com a nevada, os preços de passeios e ingressos sofreram alterações? Outra dúvida, chego as 18 horas em um sábado, como quero fazer passeios já no domingo, consigo aluguel de roupa ainda no sábado a noite ou no domingo de manhã… A agência abre aos domingos?

  21. Bom dia,

    De jeito nenhum os preços de passeios e ingressos sofreram alterações, os mesmo sao tabelados. Sábado a agência funciona até às 21 hs e aos domingos abrimos das 15 às 21 hs.

    Quando você chegar a Bariloche, assim que se acomodar no hotel e se der tempo no mesmo sábado, é só nos procurar na agência pessoalmente para organizar os passeios e tirar todas as dúvidas. O endereço é Rua Villegas 237, no centro. O escritório fica aberto até às 21 hs.

    Esperamos por vocês em Bariloche!

Deixe uma resposta