As diferentes atividades no Cerro Catedral em Bariloche

Conheça os diferentes tipos de atividades no Cerro Catedral em Bariloche, seja para o público que esquiador ou para quem quer passear e brincar na neve.

 
 Existem dois tipos de público que freqüentam uma estação de ski, como o Cerro Catedral: aquela pessoa que vai para conhecer e brincar na neve, o pedestre (“peaton” na Argentina) e aquela pessoa que vai para esquiar ou fazer snow.
 
Se você está na dúvida se deseja ou não esquiar,  mais ainda começa a confusão e as dúvidas na hora de entender o que se deveria contratar, quais os gastos extras, se tem entrada ou não, os tipos de passes, etc.
 

Antes de comentar sobre cada caso, é importante esclarecer que não existe uma entrada para entrar na base do Cerro Catedral. Também é importante mencionar que independente do que você irá fazer na montanha durante o inverno, já deverá ir vestido com a roupa de neve ou impermeável, que deverá conseguir por conta própria, seja alugando ou comprando. 

 
Voltando ao assunto principal, nesta postagem vou tentar explicar as opções para cada tipo de público, vamos ver a seguir as diferenças:
 

Público pedestre (Peaton)

 
Ski bunda no Cerro Catedral

 

Se este for o seu caso, para chegar ao Cerro Catedral poderá contratar um tour guiado em uma agência, o horário tradicional em Bariloche é das 13 hs às 17 hs. Caso tenha alugado um carro, poderá  ir por conta própria (neste caso pagaria para estacionar na base) ou até mesmo poderia pegar um ônibus público normal, que passa a cada uma ou duas horas dependendo da parada onde você espera. No caso do ônibus é necessário comprar um cartão eletrônico que vende em alguns comércios tipo “quiosco” da cidade. A escolha entre estas opções dependerá do seu perfil e das suas prioridades.
 
Além dos gastos com deslocamento, o principal gasto de quem não vai esquiar é o serviço opcional de comprar na bilheteria do Cerro Catedral um ticket de teleférico “peaton”, para subir da base da montanha aos setores mais altos. Isso permite ao visitante ter mais contato com neve, chegar às confeitarias, curtir uma paisagem incrível e ver de perto as pessoas esquiando. A compra deste meio de elevação não é obrigatório, mas a realidade é que ir ao Cerro Catedral sem subir, perde um pouco o encanto, apesar de que na base tem uma estrutura com restaurantes e lojinhas.
 
Cable Carril Cerro Catedral
 
Já estando no Cerro Catedral, é possível contratar algumas atividades como ski bunda, caminhadas com raquetes e bóias que deslizam pela neve (Donas). Estas atividades são opcionais e devem ser contratadas diretamente nas bilheterias da montanha, não nas agências. O que sim pode e deve ser contratado na agência, antes do passeio, é o circuito de quadriciclo e motos de neve do “La Cueva”. Existe opções durante o dia sem refeição incluída, além das opções com jantares à noite.
 
Resumindo, o que uma pessoa que não quer esquiar ou acompanhante de quem vai esquiar poderia fazer no Cerro Catedral: passear de teleférico, curtir a paisagem dos mirantes, desfrutar da gastronomia, fazer ski bunda, deslizar com bóias, observar os esquiadores, passear de quadriciclo e moto de neve e tirar fotos.
 
 
La Cueva Bariloche
 
  

Público esquiador

 
Cerro Catedral Bariloche
 
 
A maior parte dos brasileiros que querem fazer ski ou snow, realizam por primeira vez estas atividades e obviamente tudo será novidade, até mesmo andar com as botas e carregar o equipamento, tarefa estranha a princípio. Tem gente que opta por sair alugando só o equipamento e para economizar, vai tentar praticar pela primeira vez o ski o snow sem fazer aula, eu particularmente não recomendo isso. Aquelas pessoas mais prudentes (a maioria, graças a Deus!), que sim optam por fazer nem que seja uma aulinha básica para aprender e ter o primeiro contato com o ski ou snow, tem várias opções de aulas e pacotes para contratar: Aulas coletivas para principiantes (o famoso batismo “bautismo”), aulas particulares com diferentes durações e aulas semi-exclusivas (para grupos familiares).
Então, quais são os gastos para ir esquiar ou fazer snow no Cerro Catedral? Vamos lá:
Transporte (poderia ser transfer de agência ou ir independentemente de ônibus público ou carro), tipo de aula, equipamento de ski ou snow (não é a roupa impermeável) e passe para uso das pistas. Lembrando, você já terá que ir vestido com a roupa para a montanha, não recomendo ir com uma roupa normal para depois se trocar ou ainda ver onde conseguir alugar.
 
Oferecemos na agência durante o inverno um transfer indicado para esquiadores, que sai do centro às 8:30 e desce da montanha as 17 hs. Chamamos aqui este serviço de “transfer ski”.
O batismo de ski ou snow obviamente é uma opção mais econômica do que as aulas privadas, a escolha obviamente dependerá do que cada pessoa pode gastar e também de qual é o seu objetivo: matar a curiosidade, tirar umas fotos “tirando onda” de esquiador (rss, é muito válido), ter uma noção básica ou aprender para valer. Os batismos de ski já incluem o equipamento, ou seja, na maioria das escolas são oferecidos pacotes de 2 horas de aula coletiva  com equipamento da atividade escolhida incluso. Ski: bastões, botas de ski e esquies / Snow: tábua e botas de snow.
 
Mas e o tal do passe? Este é outro gasto que uma pessoa que deseja esquiar deverá ter. Quem olhar o listado com as tarifas na página do Cerro Catedral irá ver várias opções de passes que até chegam a confundir, mas vou tentar sintetizar:
 
– O principal passe que adquirem os esquiadores é o “diário”, que te dá direito a usar livremente todos os meios de elevação da montanha (são mais de 30) para ter acesso às diferentes pistas que estão espalhadas pela montanha (que possui diferentes níveis de pistas). O único meio de elevação que não está permitido ser usado por esquiadores é o bondinho “cable carril”, que é usado exclusivamente pelo público pedestre (“peaton”).
 
– Tem o passe de meio dia, para quem vai esquiar a partir das 13 hs, o que geralmente não é utilizado para quem vai esquiar por primeira vez.
 
– O passe principiante step é para esquiar em um setor específico que está localizado na base da montanha e que inclui meios que te arrastam individualmente para subir as pendentes suaves (as pomas). Este é um dos lugares onde fabricam neve artificial.
 
– O Flexi pass é um passe de vários dias (de 2 em adiante) que te permite esquiar em dias alternados, não precisa ser consecutivo.
 
– O pack pass é um passe de vários dias (de 2 em adiante), mas somente pode ser usado em dias consecutivos.
 
– Dica: Não sabe se irá gostar ou não de esquiar, não compre passes de mais de um dia, recomendo ir com calma e vivenciar a experiência para saber se seguir ou não, por aí você desejará fazer outras atividades. O Cerro Catedral é somente uma de tantas opções que oferece Bariloche.
 
– É importante mencionar que ao comprar qualquer passe para esquiar, lhe será entregue um cartão (o key card) que deverá ser portado para transitar pelas pistas. É cobrado um valor “calção” de 100 pesos por te entregarem este cartão, mas esta quantia será restituída se você o devolver na bilheteria, antes de voltar da montanha, não se esqueça!
 
 
Mapa do Cerro Catedral

 

 

Para saber os valores dos passes que foram divulgados para equiar e usar as pistas (diário, meio dia, principiante step, fexi pass, pack pass), entre na página oficial da empresa Catedral Alta Patagonia no mês de junho.
 
Leia também sobre o ski em Bariloche entrando nos links abaixo:
 
 
 
 Lembrando que aqui no blog você poderá encontrar muitas informações que te ajudarão a se organizar e a estar preparado para a sua viagem.
 
A gente se vê em breve em Bariloche!
 
 
Avatar

Autor: Sabrina Poinho Sainz de Vicuña

Olá, eu sou a Sabrina, autora e fundadora do blog Bariloche para Brasileiros. Sou carioca e barilochense de coração, mas mineira de nascimento. Estudei em Bariloche e me formei como guia regional da Patagônia, sendo a primeira brasileira a ter este título na cidade de carreira terciária. Depois de anos trabalhando em turismo e promovendo Bariloche, fundei a agência Destino Sul junto à familiares. Há alguns anos, o meu irmão Alejandro entrou neste projeto comigo, se tornando é co-autor deste blog e diretor da Destino Sul do Brasil. Sou louca com gatos e amo a gastronomia da cidade e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Estou casada e moro em Bariloche há mais de 15 anos por culpa de um argentino, um físico nuclear que sempre me apoia e segue irradiando o meu coração...

13 pensamentos

  1. Olá Sabrina, estou muito empolgada pra ir a Bariloche e seu site me tem ajudado muito!! Vou eu, meu marido e meu filho de 8 anos em Setembro. Queria te perguntar duas coisas: Esse pacote de batismo, dá direito somente a entrada na pista iniciante? ou poderia pagar um valor a parte para entrar nas outras? E a aula de esqui, ele poderá fazer mesmo com 8 anos ou teria que ser específica para criança?
    Obrigada Georgea

  2. Sabrina, boa tarde.
    Referente a esse pacote de batismo (com o passe p/ setor de principiante), como posso fazer a reserva com tarifa promocional até o dia 10?
    Quais os horários das aulas?
    Tem algum desconto para grupo de 6 pessoas?

  3. Bom dia Georgea,

    O pacote promocional de bautismo inclui um passe para usar um setor de principiantes, indicado para quem nunca esquiou. Caso queira o passe diário, para usar outras pistas, teria que comprar à parte e para você ter uma idéia, em setembro só o passe estará quase 1000 pesos (tarifa de baixa temporada). Acho que de repente compensa ter a primeira experiência, na pista de principiante e se realmente vocês gostarem e progrediram na prática, poderiam voltar outro dia para praticar, sem aulas e aí sim, comprar o passe diário. Dificilmente alguem no primeiro dia utiliza pistas mais difíceis, ou seja, por mais que você compre o passe diário no primeiro dia para ter acesso a todas as pistas, nao irá utilizá-las, terá que primeiro praticar nas pistas fáceis.

    Bjs

  4. Boa noite estarei indo a bariloche dia 25 de junho minha 1 viagem ao exterior sozinho to apavorado kkk
    Pergunta
    Nao inclui o transf poq acabei esquecendo como funciona questao de transporte para o hotel internacional e facil acesso vans taxi e quanto custa
    VOu fazer conexao em buenos aires minha mala vai direto ao destino ou vou tem que fazer o chequin ?
    E restaurantes ?
    E ligacao como funciona todas as operadoras funciona ?
    Obrigado

  5. vou para Bariloche dia 1 e retornamos ao brasil dia 7 de julho, como entro em contato com vc para marcarmos os passeios?
    serão 2 adultos e 2 crianças – 6 e 11 anos.
    obrigada
    Tonia

  6. Oi, Sabrina! Nossa, já está nevando tudo isso em Bariloche? Estarei de 19/06 a 23/06 aí e não imaginei de já encontrar tanta neve! Vi que precisamos alugar roupas especificas para neve antes de ir para o Cerro Catedral. Mesmo nessa época do ano isto é necessário? Já conseguiremos esquiar? Me ajuda!!! 😀

  7. Boa noite, Sabrina!!

    Obrigada pela ajuda! Chego no dia 19/06 por volta das 22 horas e vou embora no dia 23/06 (não terei como aproveitar este dia!). Procurando vocês no dia 20/06 pela manhã conseguimos montar todos os passeios direitinho? Pensei de já deixarmos tudo organizado!! Você que já tem mais experiência me recomenda fazer o que? Obrigada mais uma vez!!

  8. Olá Sabrina! Com esse pacote de batismo de ski com o passe para pista de iniciante eu consigo urinar todos os meios de elevação que o passe diário oferece? Vou conseguir conhecer todo o cerro ou vou ficar restrita somente com o meio de elevação para a lista iniciante? Desejo esquiar mas também quero conhecer o cerro tipo como pedestre! Com o passe de pedestre consigo conhecer o Cerro? Dia 19/07 estou te procurando na agência mas gostaria de tirar algumas dúvidas para já me programar. Obrigada Sabrina

  9. Boa noite Sabrina! Possuo uma dúvida. Eu devo levar meu próprio equipamento de SKI ou o cerro catedral fornece algum?
    Onde posso alugar esse equipamento completo.

    1. Olá Lucas, há muitos lugares na base da montanha para alugar o equipamento de ski, o que sim você já dever ter e ir vestido é com a roupa de neve. Abs

  10. Olá Sabrina.
    Tenho uma dúvida, se vou na condição de esquiador, porém não tenho condições de descer pistas de grau mais avançado, posso subir por teleférico e também DESCER pelo teleférico, ou tenho que descer necessariamente esquiando?
    Muito obrigado.

    1. Bom dia Rodrigo! Há pistas mais difíceis nas quais somente se tem acesso descendo diretamente do teleférico, mas nao seria o seu caso. Há outras pistas para principiantes e vário teleféricos no Cerro Catedral que levam para diferentes níveis de pistas. Abs

Deixe uma resposta