Erupção do vulcão Calbuco no Chile

Boa noite,

Gostaria de tranquilizar a todos sobre este fenômeno que ocorreu ontem no Chile (emtre Puerto Montt e Puerto Varas. Apesar de estarmos com cinzas em suspensão no ar, está erupção nem se compara com a erupção de 2011  (a do vulcão Puyehue), a situação está bem mais tranquila para Bariloche. Por esta razão, aqui na cidade estamos vivenciando este fenômeno com calma e tomando algumas precauções prudentes, como usar máscaras, permanecer em casa e fechar o aeroporto por uns dias. Não consideramos está erupção ocorrida no Chile uma situação de catástrofe aqui em Bariloche, ao contrário, encaramos esta situação como um fenômeno natural típica da região da Patagônia. Neste momento temos luz, água potável, os supermercados e alguns comercios estao abertos, ou seja, seguimos nossas rotinas apesar desta leve cinza. Agora no início da noite a quantidade de cinza deu uma melhorada.

Toda esta situação está ainda muito recente, por esta razão gostaria de pedir que não se impressionem com o que vejam na mídia, que geralmente transmite uma situação de pânico. Qualquer novidade para bem ou para mal, estarei divulgando.

O link a seguir é sério e mais técnico para ir acompanhando como está se comportando o vulcão. Pertence ao Servico nacional de Geologia e Mineria do Chile:

http://www.sernageomin.cl/detalle-noticia.php?iIdNoticia=213

Foto de hoje (16 hs) do vulcão Calbuco, que está localizado a 110 km em linha reta de Bariloche. O que vemos na mídia constantemente sao as imagens de ontem, em plena erupção.


 


Estarei informando as novidades sobre este assunto aqui no blog, a idéia é colocar informações responsáveis e com propriedade, sem generar pânico desnecessariamnte.

Aos que virão a Bariloche  no inverno, fiquem tranquilos, e as pessoas que chegarão por agora, é bom ir se informado com noticias sérias e não sensacionalistas.


Um abraço enorme desde Bariloche!

Avatar

Autor: Sabrina Poinho Sainz de Vicuña

Olá, eu sou a Sabrina, autora e fundadora do blog Bariloche para Brasileiros. Sou carioca e barilochense de coração, mas mineira de nascimento. Estudei em Bariloche e me formei como guia regional da Patagônia, sendo a primeira brasileira a ter este título na cidade de carreira terciária. Depois de anos trabalhando em turismo e promovendo Bariloche, fundei a agência Destino Sul junto à familiares. Há alguns anos, o meu irmão Alejandro entrou neste projeto comigo, se tornando é co-autor deste blog e diretor da Destino Sul do Brasil. Sou louca com gatos e amo a gastronomia da cidade e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Estou casada e moro em Bariloche há mais de 15 anos por culpa de um argentino, um físico nuclear que sempre me apoia e segue irradiando o meu coração...

6 pensamentos

  1. PARABÉNS. O BLOG ESTÁ MUITO BOM. JÁ ESTIVE NA REGIÃO DIVERSAS VEZES E EM ESTAÇÕES DIFERENTES, AMO TUDO AÍ. UM DIA ME APOSENTAREI E FICAREI DE VEZ AÍ.
    ESTOU INDO DIA 24/05/15, COM MEU BEBE DE 8 MESES. VC ACHA QUE TERÁ CINZA EM SUSPENSÃO A PONTO DE PREJUDICA-LO? A VISTA E OS PASSEIOS ESTARÃO PREJUDICADOS?
    QUAL A PERSPECTIVA DE DURAÇÃO QUE DIZEM SOBRE O LANÇAMENTO DE CINZAS NO AR AO PONTO DE CHEGAREM À REGIÃO?
    HÁ ALGUM RISCO DOS AEROPORTOS PERMANECEREM FECHADOS ATÉ 24/5?
    OBRIGADO

  2. Boa tarde Pedro Henrique, muito obrigada por suas palavras, que bom que você está gostando do blog!

    Pela minha experiência, nesta ocasião a situação é infinitamente bem mais tranquila do que a erupção de 2011. Na verdade o vulcão ainda continua em atividade e existe a possibilidade de uma nova erupção. Mas ainda não temos como saber como o mesmo se comportará, nem mesmo os maiores especialistas em geologia do Chile sabem, inclusive esta erupção pegou de surpresa a todos. O vento também será um fator determinante nos próximos dias. Qualquer novidade estarei colocando no blog e Facebook, por enquanto vamos analisando o dia a dia. Espera um pouco mais para tomar uma decisão se viajar ou não, quem determinará neste caso é a natureza.

    Olha, para vir morar aqui quando se aposentar terá que se acostumar com estes fenômenos naturais, típicos da Patagônia, eu já me acostumei, rssss. E adoro este lugar!
    A gente vai se falando, qualquer coisa escreve para o meu email, sabrinapoinho@gmail.com

    Um grande abraço!

  3. Boa noite, hoje tivemos menos cinzas do que ontem. Acabei de ler em uma notícia de Bariloche que desde as 16 hs estão limpando as pistas do aeroporto, onde igualmente a quantidade não é grande. Apesar do vulcão continuar instável, o panorama é bem positivo.

  4. Boas notícias, a Aerolineas Argentinas e a Lan, que são as empresas que chegam a Bariloche regularmente, comunicaram que neste domingo, 26/04, os voos a Bariloche serão retomados.

  5. Olá Pedro, de nada! É verdade, rezemos para os deuses do vulcão, para a mae natureza, para o Papa Francisco, para Deus, enfim, toda fé é necessária! Vamos ver o que acontece daqui para frente, por enquanto seguimos positivos!

    Ótima semana!

Deixe uma resposta