Cerro Catedral, a maior estação de esqui da América Latina

 

Se aproxima cada vez mais o inverno, por isto vou falar de uns dos lugares mais importantes e emblemáticos de Bariloche, o Cerro Catedral, que está localizado a 19 Km do centro da cidade.

 

A base desta montanha se encontra a 1030 metros sobre o nível do mar e seu cume mais alto alcança os 2388 metros. Pertence a Cordilheira de Los Andes que teve sua origem com a subjunção de placas que a milhões de anos fizeram com que os afloramentos rochosos subissem de maneira abrupta. Apesar dos seus milhões de anos, o Cerro Catedral é considerado geologicamente uma formação jovem, prova disto são seus cumes pontiagudos que deram origem ao nome desta montanha, por se assemelharem a uma catedral gótica. Outra característica marcante deste morro são os seus vales profundos em forma de “U”, o que demonstra que por aí passaram há milhares de anos atrás diferentes línguas de geleiras/glaciares.

 

Saindo da parte natural, agora vou falar um pouco da superestrutura que oferece este lugar que é considerado a maior estação de ski da América Latina. Não é para menos, o Catedral conta com 36 meios de elevação espalhados pela montanha, mais de 70 pistas de diferentes níveis, máquinas para fabricar neve artificial e vários refúgios/restaurantes espalhados pela montanha.

 

 

 

Esquiadores de todo mundo buscam esta estação para a prática do ski alpino e do snowboarding, sejam atletas de alta competição ou principiantes que querem aprender estes esportes.

Na base encontramos várias escolas de ski e snowboarding, restaurantes, kids club, chocolatarias, lojas, pistas para principiantes e até um shopping que se chama “Las Terrazas”.

 

Para as pessoas que não querem esquiar, o Cerro Catedral é um lindo lugar para se conhecer, disfrutar da paisagem ou realizar algumas outras atividades em contato com a neve que não requerem aulas: andar em motos de neve e quadriciclos, deslizar em bóias (snowtubing), trekking, caminhadas com raquetes, andar em bicicletas de neves ou simplesmente subir por teleféricos a montanha para desfrutar da espetacular paisagem que oferece a cordilheira.

 

 

 Existe uma excursão tradicional em van de meio período que vai ao Cerro Catedral a partir das 13 horas, mas geralmente a mesma é combinada com o Circuito Chico que sai de manhã às 9 da  manhã e juntas formam um grande “city tour” para que os turistas possam conhecer bem as características de Bariloche. Seria o passeio de boas-vindas.

 

Para os que desejam esquiar ou fazer snow, com ou sem aulas, o ideal seria ir de manhã cedo para que possam aproveitar bem a prática até o final da tarde. As escolas de esqui armam traslados para buscar os esquiadores em seus respectivos hotéis a partir das 8 da manhã e quando chegam a base do Catedral, são acompanhados para colocar o equipamento e os que contrataram aulas irão com os seus instrutores. Talvez seja necessária a compra de um passe de principiante ou normal para uso dos meios de elevação nas mesmas bilheterias do Cerro Catedral. Isto irá depender da quantidade de neve acumulada em diferentes setores da montanha, este tipo de parecer é oscilante e quase que diariamente são feitos relatórios para dizer sobre o estado das pistas e do clima.

 

 

Para quem nunca esquiou é extremamente importante contratar aulas, quanto mais reduzido o grupo, mas se poderá aprender, mas é claro, o preço varia.
Existem opções de aula coletivas, com grupos mais reduzidos, semi-privadas e privadas. Quando é uma família ou grupo de amigos de quatro ou mais pessoas, o ideal seria contratar um instrutor para o grupo, desta maneira poderão aprender mais.
As aulas duram 2 horas, mas depois os que terminaram a aula poderão ficar praticando até cansarem e devolvem o equipamento só no final do dia. Crianças fazem aulas separadas dos adultos, existe um instrutor especial para elas.

 

 

 

Durante todo o ano, inclusive agora no outono ou na primavera e verão, é possível conhecer o Cerro Catedral por mais que não esteja funcionando como estação de ski. É possível fazer caminhadas e subir através de teleféricos até os mirantes dos cumes das montanhas. Na primavera e no verão são realizadas atividades com mountain bike, trekking e competições de corridas e motos.
No inverno desde a base do Cerro Catedral é realizado o famoso passeio em motos de neve à noite com jantar incluso, conhecido com “La Cueva”, uma proposta parecida ao “El Refugio”.

 

 

Espero por vocês em Bariloche!

 

Consultas sobre Bariloche: sabrinapoinho@gmail.com

Avatar

Autor: Sabrina Poinho Sainz de Vicuña

Olá, eu sou a Sabrina, autora e fundadora do blog Bariloche para Brasileiros. Sou carioca e barilochense de coração, mas mineira de nascimento. Estudei em Bariloche e me formei como guia regional da Patagônia, sendo a primeira brasileira a ter este título na cidade de carreira terciária. Depois de anos trabalhando em turismo e promovendo Bariloche, fundei a agência Destino Sul junto à familiares. Há alguns anos, o meu irmão Alejandro entrou neste projeto comigo, se tornando é co-autor deste blog e diretor da Destino Sul do Brasil. Sou louca com gatos e amo a gastronomia da cidade e só sendo louca por vôlei também para tentar manter a forma com tanta comida boa no friozinho patagônico. Estou casada e moro em Bariloche há mais de 15 anos por culpa de um argentino, um físico nuclear que sempre me apoia e segue irradiando o meu coração...

20 pensamentos

  1. Olá Sabrina, meu nome é Camila e estou em lua de mel em Bariloche. Hoje vamos fazer esse passeio que você falou. No fim da tarde passaremos na agência que trabalha pra comprar o passeio de amanhã e se possível pegar algumas dicas com você. Bjos Camila e Éder.

  2. Olá Camila e Eder!

    Que bom que vocês já estão em Bariloche! Eu estarei na agência a partir das 18 hs, então agente se vê aí, será um prazer recebê-los!
    Em qual hotel vocês estão? Qualquer coisa escreve para o meu email sabrinapoinho@gmail.com e me passa o seu whatssap se tiver para que agente possa se comunicar.

    Beijos e bem-vindos!

  3. Olá Sabrina, meu nome é Emerson e vou estar chegando em Bariloche no dia 09 de Junho de lua de mel, sabe me dizer se conseguiria ter a sorte de práticar esqui, ficaria na cidade até o dia 14. Bjos !!!

  4. Bom dia Emerson!

    Teoricamente em junho começam as nevadas com mais frequência, mas tudo dependerá da quantidade que possa vir a cair, o clima no inverno tem andado meio imprevisível ultimamente. Esta situação também gera incertezas na abertura dos principais centros invernais, que geralmente abrem em julho, mas igualmente não tem como prever isto. Mas sinceramente creio que as possibilidades de esquiar no inicio de junho são remotas. Vamos torcer! Igualmente tem muitas opções de passeios em Bariloche para curtir a paisagem, nao se preocupem.

    Será um prazer poder recebê-los pessoalmente na agência para armar uma programação de acordo ao perfil de vocês e o clima.

    Qualquer outra consulta que necessitar, escreve para o meu email: sabrinapoinho@gmail.com

    Um grande abraço!

  5. Bom dia Alyne!

    É bastante relativo o quanto se gastarão com os passeios, os valores variam bastante. Vai dando uma olhadinha na página de tarifas e vê mais ou menos as opções que você mais gosta. Os valores estão em pesos e só pra você ter uma ideia, atualmente aqui em Bariloche no cambio paralelo estão pagando por 1 real, 4 pesos e por 1 dólar, 10 pesos e a tendência é favorecer ainda mais o cambio destas moedas. Por isto de recomendo que tente comprar dólares no câmbio oficial aí no Brasil para trazer a Bariloche, e o real também está bem aceito.

    Se desejarem, quando chegarem a Bariloche nos encontramos na agência e eu te explico bem os detalhes dos passeios e você decidirá o que mais gostará de fazer, assim podemos armar uma programação de acordo ao seu perfil. E claro, organizaremos os passeios dependendo também de como estará o clima e da quantidade de neve para a data de junho na qual vocês estarão na cidade.

    Qualquer outra consulta que necessitar ou para seguirmos contato, escreve para o meu email: sabrinapoinho@gmail.com

    Um grande abraço!

  6. Sabrina boa tarde! Meu nome é Flaviane, eu e meu noivo passaremos nossa lua de mel ai, nos dias 23 a 29 de maio. Poderia nos auxiliar em um pacote romantico.? Amamos paisagens.

    Desde já agradeco!

    Beijo

  7. Olá Flaviane, boa noite!

    Por favor, escreve para o meu email (sabrinapoinho@gmail.com) me contando o que vocês curtem, se gostam de atividades de aventura, aonde estarao hospedados, etc.

    A gente se fala!

    Beijos!

  8. Olá Sabrina
    Vou estar em Bariloche com marido e filho de 08 a 10/08. Estaremos hospedados no Hotel 7 Lagos que fica a cerca de 15 minutos da Estação Catedral. Gostaria de saber se a agência tem pacote de 1 dia inteiro na Estação com traslados para onde estaremos hospedados.
    Obrigada

  9. Bom noite!

    Temos sim, te esperamos pessoalmente na agência para te assessorar pessoalmente sobre os passeios e atividades.

    Bjs

  10. Boa tarde!

    Sabrina,

    Enviei um email pra você, pedindo algumas dicas em Bariloche.

    Estarei indo em meados de Julho, e com minha bebe de 02 anos.

    Então preciso de muitas dicas, já que vou com minha pequena.

    Obrigadaaa! Abços.

  11. Olá, boa tarde!

    Vamos nos falando por email, mas nao deixe de ler com paciência o blog para tirar várias dúvidas!

    Beijos

  12. Olá Sabrina , me chamo Rita e no dia 04/04/2017 estaremos em Bariloche (eu, meu marido e minha filha de 12 anos)qual passeio você indicaria neste dia ? em 03/04/2017 você estará na sua agência ?

  13. Bom dia,

    Nesta época eu estou marcando um horário com quem deseja receber atendimento na agência para reservar os passeios. Por favor, me envie um email a sabrinapoinho@gmail.com para combinarmos de nos encontrarmos pessoalmente na agência, desta maneira eu te assessoro melhor sobre os passeios.

    Aguardo o seu contato.

    Abs

Deixe uma resposta